Correia do alternador ‘cantou’? Veja como resolver

A correia do alternador às vezes cisma de 'cantar', deixando muitos donos de automóveis preocupados. Mas, na maioria das vezes a solução pode ser simples

Por BORIS FELDMAN09/11/18 às 19h30

Verificar se a correia do alternador está com uma certa folga é mais fácil do que se imagina. E a cantoria da correia pode ser resolvida de maneira simples.

[TRANSCRIÇÃO]

De repente, sem que você tenha contratado nenhuma soprano, contralto ou barítono, aparece uma cantoria lá pelos lados do motor, sob o capô, e você não faz a menor ideia do que pode estar acontecendo. Mas decide levar o carro pro mecânico, segundos depois, a cantoria desaparece do mesmo jeito que apareceu. Mas, aparece de novo. E, aí eu vou dar um palpite: uma das coisas mais simples de conferir no motor é verificar se a correia que aciona o alternador está folgada. É só apertá-la com o dedo.

Tá bem, você não sabe nem onde ela fica, nem qual a pressão que ela deve resistir ao aperto do seu dedo e nem tem ferramenta para ajustá-la, caso necessário. Então, leve o carro para o mecânico. Mas, vai aqui outra dica: se ela está em ordem, mas insiste em cantar assim mesmo, passe nela uma vela dessas de aniversário mesmo, pra ver se ela não cala a boca.

Correia do alternador

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário