SHC entra em recuperação judicial no Brasil

Representante oficial da JAC no Brasil entrou com processo junto à justiça para tentar arcar com dívidas, salários atrasados e processos do governo

Por AutoPapo09/11/18 às 18h00

O Grupo SHC, responsável pela comercialização de carros da JAC, entrou em recuperação judicial no Brasil, no início deste mês. Processo tem por objetivo evitar a falência do grupo e buscar auxílio para a recuperação financeira do negócio. Enquanto isso, a marca chinesa prepara lançamento oficial do T50.

Representante oficial no Brasil colocou JAC em recuperação judicial para tentar arcar com dívidas, salários atrasados e processos do governo.
JAC T40 é um dos modelos que a marca vende no Brasil.

Com a SHC em recuperação judicial, a empresa buscará resolver problemas de dívidas que chegam a R$ 500 milhões. Atualmente, a fabricante chinesa oferece, no Brasil, três modelos. Eles são os SUVs T40, T6 e T5, sendo que a fabricante prepara, para os próximos dias, o lançamento do T50 para substituir o T5. A novidade está em pré-venda desde agosto.

A história da JAC no Brasil passou por momentos turbulentos, que começaram com o rompimento de um acordo com o governo da Bahia. O combinado foi feito em 2011, e envolvia a isenção de impostos pelo programa Inovar Auto e a doação de um terreno para a construção de uma fábrica da marca na cidade de Camaçari.

No ano passado, entretanto, o Grupo SHC anunciou que quebraria o acordo e construiria sua fábrica em Goiás. À época, o governador da Bahia, Rui Costa, expressou sua insatisfação e declarou que a marca se encontrava endividada com o estado. O grupo foi acionada judicialmente pela Procuradoria Geral e pela Receita Federal.

Veja a nota oficial sobre o processo do Grupo SHC e da JAC em recuperação judicial:

Nos últimos sete anos, o mercado brasileiro de automóveis apresentou uma retração de mais de 30% nas vendas. A Citroën, que representava o principal negócio do Grupo SHC, despencou mais de 80% nas vendas neste período. Como consequência, todas as concessionárias Citroën foram fechadas. Em paralelo, a JAC Motors, marca que o Grupo SHC representa no Brasil, celebra excelentes resultados em 2018, crescendo mais de 20% neste ano, enquanto o mercado global de automóveis aumentou as vendas em 14%.

Com o intuito de preservar e potencializar a JAC Motors no Brasil, o Grupo SHC entrou hoje, 1º de novembro, com um pedido de recuperação judicial na cidade de São Paulo. A decisão foi motivada pela necessidade de buscar proteção judicial para uma repactuação de seu passivo junto a bancos, parceiros e fornecedores e, dessa forma, fortalecer a JAC Motors Brasil, sua principal operação.

“Tomamos essa decisão, prevista em lei, para proteger a nossa companhia, nossos 700 colaboradores e os mais de 100 mil clientes da marca”, disse Sergio Habib, presidente do Grupo SHC. As atividades de importação, distribuição, vendas e pós-venda (garantia, manutenção e fornecimento de peças) da JAC Motors continuam inalteradas e preservadas, à medida que a marca goza de um ambiente favorável e próspero no mercado brasileiro.

Imagem JAC | Divulgação

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário