Direção elétrica: você pode esterçar o volante sem problemas
Esterçar o volante e segurá-lo por alguns segundos em um carro com direção elétrica é menos danoso, em relação aos equipados com sistema hidráulico
Esterçar o volante e segurá-lo por alguns segundos em um carro com direção elétrica é menos danoso, em relação aos equipados com sistema hidráulico
Nós já comentamos aqui, a respeito do problema do motorista ao volante de um carro com direção assistida virar completamente o jogo para um lado ou para o outro indo ao batente, como se diz. O problema é que mantendo o volante por alguns segundos no máximo de um lado para o outro, vai haver um excesso de pressão hidráulica no sistema. O que poderá danificar alguns de seus componentes.
Mas agora, como a direção com assistência hidráulica está sendo substituída pela elétrica, não haverá mais esse problema. Afinal, na direção elétrica, que é mais barata e tem várias vantagens, não tem problema o motorista virar o volante até um extremo.
Afinal, não há risco de sob pressão hidráulica. E mais, alguns sistemas de direção elétrica, quando o o volante é girado até o extremo, o dispositivo é automaticamente desligado. O que evita qualquer tipo de sobrecarga mecânica ou elétrica do sistema.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Olá, tudo bem
Tenho um cronos com direção elétrica, gostaria de saber se é normal esquentar a barra de direção ?
Virar a direção elétrica com o carro desligado pode acarretar em danos?
Pergunto isso, pois já vi algumas pessoas forçando o volante em carros desligados em showroom de lojas!
Outra ocasião onde pode-se observar isso é quando o carro fica sem bateria e é preciso muda-lo de posição.
Já passou da hora de os engenheiros mecanicos, além da direção elétrica automática, projetarem um mecânismo automático para desligar,ou melhor: desacoplar o ar condicionado quando o veículo estiver subindo uma rampa. O tempo que o compressor do ar ficar desligado durante a subida, se não for demasiadamente longa não vai contribuir para esquentar muito o interior do veículo, além de que se o ventilador continuar girando teremos aí mais de três minutos de ar frio ainda, já que a serpentina do congelador continua gelada após o desligamento do compressor. Esse mecânismo irá contribuir enormemente na economia de combustível, além de diminuir a carga do motor, já que o compressor consome mais ou menos 25 por cento da força do motor o que vai ajudar e muito , nas ultrapassagens. Se o motorista prefere deixar o ar ligado é só desabilitar eletronicamente com um interruptor mesmo no volante o novo sistema. Eu sempre desligo manualmente o ar nas grandes rampas e nas ultrapassagens. Acho que, utilizando um laser como interruptor, com seu funcionamento sendo comandado por desnível do veículo funcionaria bem, ou comandado eletronicamente por wireless utilizando uma placa para tal fim.