Direção elétrica ou hidráulica, qual é a melhor?
Na hora de comprar um automóvel, você se depara com duas opções: um carro com direção hidráulica e o outro com direção elétrica. Qual deles escolher?
Na hora de comprar um automóvel, você se depara com duas opções: um carro com direção hidráulica e o outro com direção elétrica. Qual deles escolher?
A direção elétrica surgiu anos depois da hidráulica e se mostrou mais interessante para os motoristas. Hoje, há vários carros com esse tipo de sistema. Mas será que ela é muito melhor do que a sua antecessora?
[TRANSCRIÇÃO]
Durante dezenas de anos só existia o sistema hidráulico para reduzir o esforço exigido pelo volante. De uns anos pra cá o hidráulico foi sendo substituído pelo sistema elétrico. Hoje existem os dois: a direção hidráulica e a direção elétrica. Qual é a melhor?
Sem nenhuma dúvida a elétrica, pois a hidráulica é um sistema complexo com correia, bomba de óleo, fluido, mangueira, pra deixar a direção mais leve. Já a elétrica se restringe praticamente a um motorzinho elétrico acoplado a coluna de direção. O resultado na prática é o mesmo, mas o elétrico tem duas grandes vantagens: em primeiro lugar, praticamente não exige manutenção, ao contrário da hidráulica. Além disso, reduz o consumo, pois a hidráulica rouba potência o tempo todo, enquanto a elétrica só quando se vira o volante.
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O custo da bateria é maior com a elétrica. Ela não usa bateria comum.
Os carros da VW pedem troca do sensor ABS. Sem o sensor funcionando a direção elétrica desliga. Já tive o problema com o Gol e o Novo Polo.
Bacana Felipe ? Achei interessante o comentário do Sr. e bastante relevante, pois, todos que possuem carros modernos e atuais com muitos componentes eletrônicos estão sujeitos a ter a experiência que o Sr. experienciou. Quando os veículos que o Sr. mencionou em seu comentário, apresentou o problema relatado, o Sr. os levou para a oficina, conjecturo. Na primeira vez que se deparou com o problema elétrico do veículo, como foi que aconteceu? O veículo sinalizou no computador de bordo a substituição do sensor do ABS e consequentemente já teve reflexo na direção ou o Sr. continuou utilizando o carro e posteriormente o sensor parou de funcionar e refletiu na direção desligando o motor elétrico? Quando o motor elétrico da direção desligou foi sinalizado no painel do carro ? A direção ficou dura, pesada e difícil de manobrar ou parou de funcionar totalmente, travando o volante? E em relação a identificação do problema, como o Sr. identificou o problema ? E em relação ao reparo ? Sr. substituiu o sensor, reparou, como solucionou este problema ou o Sr. considera, julga, opina que o problema é crônico ? Quando foi reparado o defeito elétrico apresentado, aconteceu novamente ou o Sr. reparou e foi solucionado, o Sr. não teve mais problemas com o sensor e consequentemente com a direção elétrica ? E qual foi a explicação dada ao Sr. em relação a conexão do sensor do ABS com direção elétrica ? Imagino que o Sr. também quis saber o porquê da interferência do sensor de freio na direção.
Claramente, tanto o Sr. quanto os outros que lerem este questionário irão de imediato se posicionar no sentido de “basta vasculhar a internet e suas dúvidas serão sanadas”, porém, existe muita distinção do fato na prática, do que o fato na teoria, a realidade é muito mais complexa e requer muito mais do que a teoria apresenta.
Aguardo e espero a resposta do Sr. e acredito que irá esclarecer muitas dúvidas, tanto as minhas quanto de mais leitores.
Preciso de opinião de quem já colocou direção eletrica ou hidraulica em uma Kombi.
Ou onde eu posso colocar.
Boa noite. Também não gostei da manutenção da elétrica, na prática o carro encosta mais na oficina do que a hidráulica. Existe uma bucha no acoplamento do motor elétrico com o movimento da coluna que vira farelo dependendo do asfalto em que se anda. A experiência que eu tive de rodar 130 mil km com a hidráulica foi troca de óleo e só. Na elétrica a troca dessa bucha a cada 30 mil km, realmente uma bucha!!
Legal Renato ? Achei bacana o relato do Sr., utilizou bastante o veículo e tem propriedade para falar do assunto, mas, essa manutenção corretiva que o Sr. teve que realizar quatro vezes é uma manutenção exigida pelo modelo de carro que o Sr. estava utilizando ou é uma manutenção genérica e todos os carros que são equipados com a direção elétrica exige ?
Minha experiência com essa elétrica não é boa, por conta do custo quando dá problema, a direção trava e vira um trator(impossível dirigir fora o perigo), no caso da kia só aceita a peça deles que custa R$ 9mil, e segundo os auto elétricos a durabilidade dela é em torno de 8 anos, a partir daí começa a travar e tem que ser substituída.
Ola,estou querendo trocar a direção do meu carro por uma elétrica.
Corsa classic 2016 tem como trocar?
Então porque os carros de luxo de alta performace usam ainda a hidraulica.Ferrari,lamborghuini,porche,Bentley,dentre outros.
por que a elétrica não tem o feedback vc não cente as rodas passando no asfalto com elétrica na hidráulica sim
boa pergunta…kkkkkkkkkkkkkkk