Direção elétrica ou hidráulica, qual é a melhor?

Na hora de comprar um automóvel, você se depara com duas opções: um carro com direção hidráulica e o outro com direção elétrica. Qual deles escolher?

Por BORIS FELDMAN03/09/18 às 19h30

A direção elétrica surgiu anos depois da hidráulica e se mostrou mais interessante para os motoristas. Hoje, há vários carros com esse tipo de sistema. Mas será que ela é muito melhor do que a sua antecessora?

[TRANSCRIÇÃO]

Durante dezenas de anos só existia o sistema hidráulico para reduzir o esforço exigido pelo volante. De uns anos pra cá o hidráulico foi sendo substituído pelo sistema elétrico. Hoje existem os dois: a direção hidráulica e a direção elétrica. Qual é a melhor?

Sem nenhuma dúvida a elétrica, pois a hidráulica é um sistema complexo com correia, bomba de óleo, fluido, mangueira, pra deixar a direção mais leve. Já a elétrica se restringe praticamente a um motorzinho elétrico acoplado a coluna de direção. O resultado na prática é o mesmo, mas o elétrico tem duas grandes vantagens: em primeiro lugar, praticamente não exige manutenção, ao contrário da hidráulica. Além disso, reduz o consumo, pois a hidráulica rouba potência o tempo todo, enquanto a elétrica só quando se vira o volante.

direção elétrica
Foto Shutterstock

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário