Dispositivos de segurança: fábricas especializadas que os desenvolvem

"Softwares e hardwares dos dispositivos de segurança são produzidos por empresas especializadas, e não as fábrica de automóveis, como muitos pensam"

Por Boris Feldman21/03/19 às 15h00

Você sabia que os dispositivos de segurança automotivos são feitos por empresas especializadas, e não pela fabricante do carro?

[TRANSCRIÇÃO]

Quando uma fábrica de automóveis diz que lançou um dispositivo eletrônico, por exemplo: a Mercedes tem agora o ABS, a BMW têm airbags, a Audi tem um piloto automático. Mas não é bem assim não, porque tem fábricas especializadas que desenvolvem esses equipamentos eletrônicos.

A maior delas no mundo é a Bosch, por isso que eu estou aqui no estande dela, onde foi apresentado um display mostrando alguns desses equipamentos. Veja que interessante: aqui seria o volante do carro, aqui a coluna da direção acoplado ao motorzinho elétrico. Esse sistema substitui uma parafernália que tinha antigamente na direção hidráulica, com bomba de óleo, correia, uma confusão e que dava uma manutenção enorme. Acabou! É um simples motorzinho elétrico. Aqui embaixo, no lugar do servo freio do auxiliar a vácuo, ela bolou um ‘sisteminha’ elétrico mais barato, mais eficiente.

Freio ABS

Tudo isso, não é a fábrica de automóvel, é a fábrica desses dispositivos, por exemplo, a Bosch. E os freios ABS, que agora são obrigatório em todos os carros no Brasil, também foram desenvolvidos por algumas fábricas importantes no setor, mas pioneiramente pela Bosch, que está mostrando aqui o freio ABS.

Mas o carro que já tem freio ABS, como o nosso no Brasil, com mais um pequeno software e um hardware, pouca coisa você acrescenta para ter também o controle eletrônico de estabilidade. Ele é super importante se você entrar numa curva rápido demais ou se você fizer uma manobra brusca na estrada, evita do carro sair ‘rabeando’, derrapando lateralmente. Está aqui demonstrado no estande da Bosch.

Dispositivos de segurança

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário