É possível que o motor abastecido com água funcione?

São tantas dicas e macetes para se economizar dinheiro com o abastecimento do carro que muitos ficam perdidos e se arriscam com alternativas malucas

Por BORIS FELDMAN04/06/18 às 19h30

Utilizar a água como combustível no lugar da gasolina ou do etanol é um experimento que tem circundado a internet já há algum tempo. Mas será que é possível realmente algum motor ser movido a água?

[TRANSCRIÇÃO]

Volta e meia o pessoal me pergunta, depois de ver alguns programas de televisão ou matéria de jornal, se é verdade que o motor de um automóvel pode mesmo funcionar tendo água como combustível. É uma meia verdade, a água pode ser um combustível desde que ela funcione como vapor numa locomotiva, onde o motor funciona recebendo uma injeção de vapor e se movimentando. Mas, todos sabemos a água é H2O, sendo o H2 o hidrogênio. Ele pode também funcionar como combustível ou ser utilizado para gerar energia elétrica e movimentar os motores elétricos de um automóvel.

Mas o “x” da questão é que a água como combustível não funciona, pois tem que tirar dela o H2, o hidrogênio. E pra separar o H2 da água para tirar fora o O e ficar só o H2, é necessária uma reação química que custa muito. Ou seja, a água é quase de graça, mas para tirar dela o H2 é muito caro. O que já existiu no passado e se está experimentando de novo é  injetar água em pequenas quantidades, 20% ou 30% dentro do motor para reduzir a temperatura de combustão da gasolina e, quanto menor essa temperatura, maior eficiência do motor com redução de consumo e de emissões.

Utilizar a água como combustível

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

3 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • donaldo rotan 10 de agosto de 2018

    Deixe seu comentário…e difícil se chegar a uma boa teoria como já tínhamos vistos antes um americano conseguiu obter esse resultado mas não e fácil chegar nessa mesma combustão ou seja a separação ou a junção de hidrogénio e oxigénio e meio anti quântico mas com um b avanço na tecnologia e bem provável

  • Marco 11 de julho de 2018

    O vapor não é combustível !!
    É o meio de transmissão de potência/torque gerado por um combustível, tipo lenha, óleo diesel, energia nuclear, vai por aí …..

  • Marco 11 de julho de 2018

    O vapor não é combustível !!
    É o meio de transmissão de potência/torque gerado por um combustível, tipo lenha, óleo diesel, energia nu

Deixe um comentário