Economizador de vapor de gasolina funciona?

Mais uma invenção genial

Por BORIS FELDMAN29/04/18 às 11h00

Dois leitores da coluna enviam mensagens semelhantes. Ambos viram na internet o anúncio de um dispositivo que leva o vapor de gasolina do tanque para ser queimado no motor. O fabricante não poupa (é claro) elogios ao produto e afirma que reduz o consumo de combustível. Os leitores se interessaram e querem saber se o economizador de vapor de gasolina é confiável. Se reduz de fato o consumo. E, neste caso, se não provocam algum dano ao motor.

cofre porquinho quebrado economia economizador de vapor de gasolina

Procurei o tal anúncio e o dispositivo não passa de uma mangueira que recolhe os gases da gasolina do tanque e os conduzem ao coletor de admissão do motor. Com alguns badulaques extras pelo caminho.

Sem dúvida nenhuma que o tal dispositivo, anunciado como economizador, funciona. Mas não para quem o compra, e sim para a situação econômica de quem o fabrica. Que deve estar faturando horrores às custas dos motoristas que acreditam nesta mágica, o adquirem e o instalam na certeza de que vão economizar.

O primeiro problema deste aparelho mágico é que, ao aumentar o volume de gasolina (ou de seus vapores) na entrada do motor, ele está modificando a relação (chamada estequiométrica), a proporção entre ar e combustível e alterando assim a regulagem do motor. Pode até resultar de haver um excesso na mistura que prejudica seu funcionamento.

Em segundo lugar, esse vapor de gasolina é combustível. Ou seja, é inflamável e pode acabar provocando uma explosão, caso não seja projetado com segurança.

Não custa repetir aqui que este “economizador” é mais um entre dezenas deles anunciados pela internet. Sempre com um vídeo que “comprova” os bons resultados, mas que nenhum deles apresenta resultados nem próximos aos divulgados. A revista Quatro Rodas chegou a testar um deles para concluir que, se o consumo não for o mesmo, chega a ser maior.

Além disso, se o economizador de vapor funcionasse de fato, alguma fábrica de automóveis não iria correr atrás de seu inventor e comprar a patente?

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

36 Comentários

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  • Josenilton 20 de julho de 2018

    OLA GALERA PARA COMEÇAR A FALAR POSSUO UM OMEGA AUSTRALIANO E QUERIA PASSAR O SEGUINTE MEXO COM CARROS DESDE OS MEUS 10 ANOS COM O MEU PAI E A DICA E A SEGUINTE QUEM QUISER INSTALAR O KIT PODE INSTALAR SOSSEGADO PARA QUEM NAO ENTENDI DO ASSUNTO VAI A DICA DEPOIS QUE VC INSTALAR O KIT A REGULAGEM E A SEGUINTE DEIXE O CARRO ESQUENTAR ATE O PRIMEIRO FUNCIONAMENTO DA VENTUINHA DEPOIS NA REGULAGEM DO VAPOR VA ABRINDO BEM DEVAGAR ATE SEU CARRO TRABALHAR FIRME VAI SER FACIL ANALISAR PORQUE NO COMEÇO COM O VAPOR DESLIGADO ELE VAI FICAR TRABALHANDO QUADRADO (COMO SE ESTIVESSE SEM UMA DAS VELAS FUNCIONANDO OU UM BICO)VAI ABRINDO DEVAGAR ATE SEU MOTOR FICAR FIRME NA MARCHA LENTA NAO TEM SEGREDO ECONOMIA NO MEU V 6 3.8 EXELENTE. #ficadica Tchau galera

    • Hélia Ramos Da Silva De Oliveira 23 de julho de 2018

      Qual vc comprou?

  • Josenilton Oliveira da Silva 10 de julho de 2018

    concordo com muitas pessoas acima c fosse satisfatorio para as montadoras,elas mesmas ja iriam fabricar carros com esse dispositivo.Tem muito nego ai fora com a inteligencia de um engenheiro ou ate a mais.Ja vi na internet um cara que adaptou um motor de moto na saveiro e subiu uma ladeira de chao com duas motos na caçamba.Entao o Sr Boris me desculpe mas nao falou coisa com coisa .Inclusive vou colocar no meu australiano v 6.Abraço a todos.E fica a dica funciona sim

  • Carlos 10 de julho de 2018

    Tenho este kit no meu carro gol g5 11/12 ja faz um ano e meio e faz uma media na gasolina na cidade de 16,5 km/lt e na rodovia chega a fazer 25 km/lt.
    Então eu creio que sou um magico.kkkkkkkkk

    • Marcos 5 de agosto de 2018

      O que ocorre é pacto entre governo e montadora. Quem é louco de fabricar um carro com baixo consumo, o sistema não deixa.

    • marcos jose da silva 9 de agosto de 2018

      HONDE ESTALOU

  • Erico 29 de junho de 2018

    Engenheiro com 50 anos de experiência mas não entende nada segundo os comentaristas de rodapé.

  • Vinícius Campos Silva 29 de junho de 2018

    Cara, larga de ser demente, você acha que alguma montadora se interessa em “economia”, conjuntas com as petroliferas? Se liga!

  • William 18 de junho de 2018

    Kkkkkkk o cara tá dizendo que detona o motor! Sempre usei o gnv que sempre diziam que acabava com o motor e nunca aconteceu nada ,e agora estão falando que o vapor que vem da própria gasolina vai detonar !!!
    Pensem antes de digitar besteiras !!
    A nossa gasolina é que vai detonar pois é cheia de água e outros produtos químicos !

    • Jegue 21 de junho de 2018

      Concordo com você.. diziam o mesmo da GNV.

    • bira 31 de julho de 2018

      eu tenho monza e misturo gasolina no alcool no tanque.. o que acontece o alcool fica mais forte e a combustão nas velas fica melhor… e como se o alcool foce de primeira qualidade.. no entanto a gasolina fas este trabalho de almentar a esplosão nas velas e pistões.

  • William 18 de junho de 2018

    Kkkkkkk o cara tá dizendo que é um risco muito grande e tá colocando a família em risco, quer risco maior do que andar com uma bomba sob pressão na mala do carro? (Cilindro de gnv) ????!? Kkkkkkkkkkk

  • William 18 de junho de 2018

    Verdade,vocês acham que algum empresário do ramo vai dar o braço a torcer,e dizer que realmente funciona?
    Criticar é mole,quero ver com esse terem a coragem de colocar e depois virem aqui dar seus depoimentos de que funciona .
    Mais ninguém crítica os aumentos abusivos !!!!!
    O que chamam de “magica” é só uma forma de enganar o sistema do carro,quando se aumenta o vapor da gasolina no tbi o sistema entende que tem que reduzir a quantidade de combustível a ser injetado ,se não me engano o sensor MAP é quem faz essa leitura e envia para a central ,que por sua vez envia um comando para a injeção fazendo a mesma injetar menos. Eu sou leigo no assunto mais já fiz no Monza tubarão 2.0 é ficou foi muito econômico !!!!!!!

    • Lucas Pavão 2 de julho de 2018

      Quem faz a leitura é a sonda lambda que envia um sinal para o módulo é este reduz a injeção dos bicos pois identifica se a mistura está rica ou pobre…

    • Leandro 24 de julho de 2018

      Realizei o teste utilizando 6 veículos do mesmo ano, da mesma marca e com km aproximadas, em 3 desses coloquei o kit do vapor de gasolina, nos outros 3 não, e o consumo não modificou absolutamente nada, portanto, vocês estão se enganando, testem de maneira científica que verão que não possui resultados!

  • Francisco 17 de junho de 2018

    Estou pensando em fazer no meu, classic 2012, será que vale a pena?

  • Fernando araujo 17 de junho de 2018

    Já li que funciona mas com tempo detona o motor
    Alguém aqui ja teve problema motor pela instalação do kit ?

  • Thiago 17 de junho de 2018

    De fato não existe receita de milagre. Possuo o kit em meu carro. No meu caso foi adaptado em um motor Zetec Rocam. tive um aumento de 2 a 3 km por litro. Se analisarmos é uma melhoria pequena, Porém a longo prazo e satisfatória. O que posso aconselhar é que a regulagem faz diferença. Nos meus testes passei por uma regulagem que deixou me carro mais “esperto” nas arrancadas porém sem melhoria no consumo. Após esse episódio fui a fundo na regulagem e deixei meu carro normal para arrancadas mas com uma economia melhor.

  • Silveira 16 de junho de 2018

    Instalei na tr4 e passou de 10 na estrada para 18 .. bem regulado e uma boa instalação, nota 10

  • vinicius 15 de junho de 2018

    Pessoal já fiz isso em ou VW polo sedan e funcionou, apesar da instalação precária, coloquei gasolina pura durante os teste que fiz a autonomia aumentou em torno de 3 a 4 km a mais na estrada.

  • Chico Ferreira 10 de junho de 2018

    Há alguns anos, não se imaginava um veículo movido a gás… Até um maluco colocar um botijão de gás de cozinha dentro do veículo e sair acelerando, né? Pois bem, o vapor de gasolina é da mesma família do GNV, evoluido do gás de cozinha… Mas não esperem que seus governantes, que seus fabricantes de veículos ou seus distribuidores de combustíveis se preocupem com você. Pense e evolua. Ou pague por sua inércia…

  • Chico Ferreira 10 de junho de 2018

    A gasolina naturalmente se apresenta na forma líquida. Mas dessa forma líquida era difícil usar os carburadores problemáticos e seus gicleurs. Os nossos carros atualmente, para melhor aproveitamento do rendimento da gasolina, usam os bicos injetores para pulverizar a gasolina, assim apresentando uniformidade e menores problemas ou defeitos. Mas considero que, evolutivamente e contrariamente aos lobistas dos combustíveis, o sistema de “vapor de gasolina” propõe reaproveitar os gases formados pela gasolina, para ajudarem na queima (é sabido que os vapores de gás são altamente explosivos). Ultimamente está sendo desenvolvido um sistema intermediário entre a gasolina pulverizada e o vapor de gasolina, quer seja a gasolina nebulizada, que promete resultados fantásticos…

    • Lucas Pavão 2 de julho de 2018

      Os carros já veem com um sistema para captar os valores gerados no tanque e posteriormente queimamos na admissão “protegendo” o meio ambiente e também economizando combustível então seria incontroversa dizer que não funciona ou que seria perigoso…realmente os associados a indústria petrolífera não tem interesse em “economizar” no máximo o que fazem é seguir normas ambientais ambientais.

  • Francisco 8 de junho de 2018

    Povo, boa tarde.
    quem instalou e ta funcionando pode fazer comentários de como ficou, já quem não instalou tem que ficar no na leitura dos comentários para não atrapalhar.

    não estava afim de falar nada só que Brasileiro gosta de falar até no assunto que não sabe nada só pelo prazer da sua língua.

  • Nilton 4 de junho de 2018

    Esse cara nao sabe o que fala, talvez ele seja acionista da petrobras, carro a vapor de gasolina ja existe a muito tempo (link) e no canada ja existe um carro moderno a vapor de gasolina (link) a verdade e que no brasil o governo nao deixa ninguem investir nessa tecnologia, pois sera prejuizo para o bolso deles e por isso temos que pagar gasolina a 5 conto o litro.

  • Moacir 3 de junho de 2018

    Olá galera vamos deixa de arrogância e respeitar os outros ,deixe alguém fala oque quiser ,eu não estalei no meu carro ,mais conheço algumas pessoas que estão usando e está ótimo

  • ZOGUIZ 21 de maio de 2018

    Bom dia turma… A minha argumentação é a seguinte:
    A) Se você espera um milagre, acho melhor procurar pelo menos um Padre quem sabe…
    B) O tal “vapor de gasolina”, pode funcionar economizando combustível “E” também pode não funcionar ou até aumentar o consumo de qualquer veículo…

    OBS: O segredo nos testes que efetuei (não sou nenhum mestre no assunto) foram feitos baseados nos seguintes critérios:

    1º Não pretenda obter resultados milagrosos;
    2º Os resultados assim como a aplicação devem seguir “critérios específicos de regulagem” que são diferentes para cada tipo de motor;
    3º A resposta do nosso amigo que menciona a “regulagem estequiométrica” e que realmente é fundamental no veículo está fortemente correta e é por isso que cada tipo de motor deve ter seu dispositivo de vapor de gasolina “AFINADO/REGULADO” para dispor de QUANTIDADE DE VAPOR EQUILIBRADA PARA O SISTEMA…
    4º Essa quantidade ideal de vapor deve ser distribuída de forma a “NÃO SATURAR O SISTEMA”, ou seja, a proporção de vapor que entra pelo sistema de alimentação de AR “NÃO PODE SATURAR O COMBUSTÍVEL INJETADO PELOS BICOS”… Portanto, se o seu SISTEMA DE VAPOR contar com um dispositivo de aumento/diminuição da distribuição do VAPOR e que funcione em perfeito equilíbrio com as quantidades de gasolina diretamente injetadas , o controle de gases (sonda lâmbda) poderá efetuar a leitura dos gases e aí sim corrigir e equilibrar tudo.
    5º É certo que os gases produzidos pelo vapor de gasolina oferecem uma composição de moléculas diferentes da gasolina líquida (como já mencionado), entretanto, um combustível batizado como temos no Brasil não impede de produzir a cobustão necessária para fazer funcionar nossos veículos pois o sistema de ijeção já prevê essas leituras e corrige o funcionamento.
    6º Finalizando, já tive a oportunidade de ver veículos identicos funcionando com proporções bem diferentes da mistura, então, meu palpite é que O VAPOR DE GASOLINA FUNCIONA SIM, mas não deve ser instalado de forma genérica, ou seja, encontre o melhor ponto de equilíbrio para o funcionamento de TODO O CONJUNTO e acho que você terá sucesso e ficará satisfeito. Entretanto, esqueça de tentar fazer comparações de consumo com veículos idênticos, pois nesse caso, a prática e várias tentativas me mostraram que tudo é uma questão de ajuste para cada caso específico.

    Não sou profissional da área ou Engenheiro e o que fiz em 6 casos foi simplesmente a aplicação de sensibilidade e bom senso…

    Tomara que vc consiga resultados positivos como eu.

  • Em que mundo vivemos 18 de maio de 2018

    Está claro que não existe milagre. Fazer uma modificação grotesca no automóvel para se ter uma tal econômia. Colocar sua vida e dá sua família em risco. Se não dá conta de manter um carro com combustível como fazem para fazer as revisões 🤔.

  • barboza 30 de abril de 2018

    Coloquei em 2 Corolla 2007,consumiu + Corolla xei 2014 não funcionou. sem milagres acho que só o híbrido pra salvar.

  • Antonio Lisboa Ferreira 30 de abril de 2018

    Gostaria de colocar

  • Fabricio 30 de abril de 2018

    Quem ta pagando por essa materia ? Pq eu nao paguei nada pra fazer meu vapor e eu mesmo instalei depois de ver inúmeros anúncios no YouTube, no meu caso meu uno fazia 9km na cidade com ar ligado e pq tenho um som que ocupa toda parte de tras do uno, depois que passei usar o vapor ele passou fazer 17km com um litro dessa gasolina batizada oficializada e tributada a peso de ouro pelo governo golpista do larapio temer, gastei no maximo 200 reias pra comprar todos itens pessoalmente e so tenho a falar uma coisa eu to muito feliz com meu unao rodando so no cheiro ou melhor no vapor. Um so pra terminar ja estou usando a 1 ano o vapor , so resolvi fazer isso pq pagar 5 REAIS por 75% de gasilina é um roubo mas ninguém protesta o governo *

    EDITADO

    • José Carlos 4 de julho de 2018

      Onde você comprou o seu kit ? Pode me passar ?

  • Márcio Martins 30 de abril de 2018

    Resposta ao Edgar…

  • Márcio Martins 30 de abril de 2018

    Se funcionar como o seu português, estamos fritos!

  • Renato 30 de abril de 2018

    Não funciona burro quem instala isso no seu veículo … kkkkkkkk

  • Edigar 30 de abril de 2018

    Fuciona um sistema bem feito em carros assima de 1998

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