Escolho cadeirinha com Isofix ou com selo do Inmetro?

O mercado ainda está confuso quanto ao Isofix

Por BORIS FELDMAN29/04/18 às 15h30

Leitor da coluna pergunta qual cadeirinha deve comprar para levar o filho no banco traseiro. Ele argumenta que tem um imbróglio nesta questão, pois já entrou em diversas lojas para comprar o dispositivo e recebe uma informação diferente em cada uma sobre as cadeirinhas com Isofix e aquelas com selo do Inmetro.

cadeirinha modelo 8035GRA Galzerano cadeirinha com isofix
Foto Galzerano | Divulgação

Dizem os vendedores que existem as cadeirinhas nacionais já homologadas e que ostentam o selo do Inmetro, mas que só se prestam para serem dependuradas no cinto de segurança. Mas que as cadeirinhas com Isofix, para serem engatadas num encaixe no assento do banco traseiro, são todas importadas, certificadas no país de origem mas não pelo Inmetro.

Afinal, ele pergunta, qual delas eu devo comprar?

A resposta é: se seu automóvel já tiver o sistema Isofix, tanto melhor: compre a cadeirinha importada com este sistema de engate. O problema é que o Inmetro demorou tantos anos até estabelecer as normas para a homologação do sistema Isofix, que as fábricas nacionais ainda não tiveram tempo de preparar seus protótipos para serem testados.

De uma maneira genérica, a cadeirinha que se dependura no cinto não oferece a mesma proteção que a do tipo Isofix, um sistema muito mais moderno, adotado por todas as fábricas de Primeiro Mundo e em alguns dos modelos nacionais.

As cadeirinhas nacionais que se dependuram no cinto já provaram ser ineficientes nos testes práticos e nos acidentes reais. Já teve caso de uma delas que saiu voando do carro que bateu numa árvore e provocou a morte da criança. Elas deixam a desejar pois não há um engate rígido (como no sistema Isofix): são apenas ligadas ao cinto de segurança e este pode se movimentar quando o carro sofre um impacto.

O dono do carro que estiver em dúvida a respeito da cadeirinha deve acessar o site da Proteste, uma entidade independente que realiza testes com todos os tipos de produtos. Ela testou todas as cadeirinhas disponíveis em nosso mercado e indica quais são as mais seguras.

Foto Galzerano | Divulgação

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Andre 22 de agosto de 2018

    Ambos. Pode comprar cadeirinha com isofix com o selo do Inmetro. Matéria de 29/04/18. Nesse período já havia comprado duas cadeirinhas com isofix para os meus dois filhos. Chicco oasys fixplus.

Deixe um comentário