ESP será obrigatório em 2020. Não compre SUV sem ele

Se você está pensando em comprar um SUV, fique esperto para não adquirir um modelo sem o controle de estabilidade

Por Boris Feldman15/08/18 às 06h30

Na hora de entrar em uma curva, ou em uma manobra brusca de emergência, o ESP, controle de estabilidade, faz toda a diferença. Por isso fique esperto na hora de comprar um SUV.

[TRANSCRIÇÃO]

Nenhum motorista considera que seja elevada uma velocidade de 70, 80 km/h numa rodovia. Entretanto, você pode estar nessa velocidade e subitamente cruzar com um ciclista, ou um animal, ou outro automóvel e isso te obrigar a dar um golpe violento no volante para evitar um acidente. Então, saiba que numa curva mais apertada, ou numa manobra mais radical como essa, é exatamente quando pode acontecer o acidente, porque o carro ou derrapa ou capota lateralmente. O que é quase impossível de acontecer se o carro tiver o ESP, Controle de Estabilidade. Sem ele, mas num automóvel, é mais difícil ocorrer o acidente.

Já num SUV, utilitário esportivo, por ser mais alto que o automóvel, com o ESP, sem problemas, mas sem esse controle estabilidade é grande o risco dele capotar. Então, como ele só será obrigatório no Brasil a partir de 2020, até lá evite comprar um SUV sem o ESP.

ESP
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Carlos Minkap 15 de agosto de 2018

    PERFEITA COLOCAÇÃO.

Avatar
Deixe um comentário