Estepe: fique de olho na marca para não correr riscos
O estepe deve ser igual aos outros pneus do veículo, pois caso contrário terá um comportamento totalmente diferente em freadas ou curvas
O estepe deve ser igual aos outros pneus do veículo, pois caso contrário terá um comportamento totalmente diferente em freadas ou curvas
Leitor da coluna comprou um Honda Fit zero quilômetro e, meses depois, descobriu que a marca do estepe era diferente da dos outros quatro pneus. O sobressalente era Firestone. Os outros eram Michelin. Ele estranhou, pois existe a recomendação de não se colocar num mesmo eixo pneu de uma marca de um lado, de outra marca no outro. Pois o comportamento de cada um no momento de uma freada ou curva pode ser completamente diferente. Um perigo, pois o motorista pode até perder o controle do carro, rodar na pista ou sair da estrada.
Por que a marca do estepe diferente? Provavelmente, a fábrica ficou com o estoque baixo de pneus e resolveu destiná-los exclusivamente para as quatro rodas, sem colocar o estepe. Evita, assim, paralisar a linha de montagem. Os carros sem sobressalente são levados ao pátio e aguardam chegar uma nova remessa de pneus. Pode entretanto ocorrer de o próximo lote a chegar na fábrica ser de um outro fornecedor. Mesmo assim, são colocados como estepe, embora a própria empresa não recomende o uso de pneus de marcas distintas pelos problemas de segurança que esta medida pode gerar.
O leitor pergunta o que fazer. E a resposta é ir à concessionária e exigir a imediata substituição do estepe, por outro de mesma marca que os outros quatro pneus. Esta recomendação não vale no caso de o carro ter pneu emergencial como estepe. Aqueles pequenos para serem usados apenas até chegar no borracheiro para reparar o que furou. Neste caso, tanto faz a marca ser igual ou não.
Vale a pena lembrar que esta não é única “estripulia” da fábrica em relação aos pneus. Ao receber um carro zero km na concessionária, o dono tem que ficar atento aos pneus. Pois, por motivo de custo, a fábrica pode ter instalado pneus de muito boa qualidade, porém de marca relativamente desconhecida no nosso mercado. Como algumas asiáticas: japonesa, coreana ou chinesa, ainda sem uma razoável rede de lojas no Brasil. Se um dia um pneu se estraga ao passar num buraco, por exemplo, e precisa ser substituído, o dono do carro vai ficar em apuros para encontrar outro igual. E, se encontra (às vezes a concessionária o tem em estoque), vai pagar uma “nota preta”.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Meu carro veio c um pneu remold
Comprei um Onix ano 2017,modelo 2018, o pneu reserva veio fino, as montadora está fazendo isso agora.(Estepe)