Sedã: sete modelos com melhor custo-benefício

O que não falta no Brasil é opção de modelos com tamanhos e motores diferentes, para diversos tipos de bolso também

fiat cronos drive
Por Fernando Miragaya
Publicado em 05/01/2019 às 12h00
Atualizado em 11/08/2022 às 16h28

Sedã ainda é símbolo de status e alívio para quem precisa carregar muita coisa. E o que não falta no Brasil é opção de modelos com tamanhos e motores diferentes, para diversos tipos de bolso também. Separamos sete carros com custo/benefício atraente para atender aos seus desejos – ou necessidades.

Fiat Cronos Drive 1.3

Foto Fiat | Divulgação
Preço R$ 59.490
Motor 1.3 6V de 109/101 e 14,2/13,7 kgfm a 3.500 rpm
Câmbio manual de cinco marchas
Dimensões 4,36 m de comprimento e 2,52 m de entre-eixos
Porta-malas 525 litros

Principais equipamentos: ar-condicionado, direção elétrica, monitoramento da pressão dos pneus, vidros dianteiros e travas elétricos, central multimídia com tela de 7”, espelhamento de smartphones e comandos no volante, ajustes de altura do banco do motorista e do volante, computador de bordo e chave tipo canivete

O novato sedã da Fiat acertou em cheio no posicionamento. Usa plataforma moderna, motor Firefly que dá conta do recado e oferece bom espaço e dirigibilidade funcional por menos de R$ 60 mil. Peca pela ausência de mais itens de segurança, enquanto os retrovisores e vidros traseiros elétricos podem ser instalados como opcionais por R$ 2.135

Volkswagen Virtus 1.6 MSI AT

Preço R$ 66.525
Motor 1.6 de 117/110 cv e 16,5/15,8 kgfm a 4.000 rpm
Câmbio automático de seis marchas
Dimensões 4,48 m de comprimento e 2,65 m de entre-eixos
Porta-malas 521 litros

Principais equipamentos: quatro airbags, controle de tração, Isofix, ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricos, ajuste de altura do banco do motorista e computador de bordo

Tem espaço e conforto de sedã médio, e a versão com motor 1.6 entrega itens de segurança interessantes e desempenho bastante competente para o sedã. Nesse caso, se abre mão da melhor performance e menor consumo do 1.0 TSI turbo, mas, mesmo colocando todos os opcionais – controle de estabilidade, vetorização de torque, assistente à partida em rampas, sensor de ré, retrovisor elétrico, rodas de liga leve e central multimídia -, essa variante vai a R$ 71.232 ainda fica mais barata que a Comfortline 200 TSI (R$ 74.680).

Caoa Chery Arrizo RXT

Foto Caoa Chery | Divulgação
Preço R$ 72.990
Motor 1.5 16V turbo de 150/147 cv e 19,4 kgfm a 1.500 rpm
Câmbio automático CVT com sete marchas simuladas
Dimensões 4,53 m de comprimento e 2,65 m de entre-eixos
Porta-malas 430 litros

Principais equipamentos: quatro airbags, controles de estabilidade e tração, assistente à partida em rampas, câmera de ré, Isofix, ar-condicionado automático, direção elétrica, trio elétrico, central multimídia com tela de 7” e espelhamento de smartphones, bancos revestidos de couro, teto-solar, controle de cruzeiro, sensor de luminosidade, ajuste de altura do banco do motorista e do volante e computador de bordo

O sedã da marca chinesa controlada pelo Grupo Caoa segue a receita do custo-benefício bem agressivo. Essa versão topo de linha sai de fábrica com motor turbo, bastante itens de segurança e de conforto, muitos só encontrados em modelos médios ou em rivais acima dos R$ 80 mil. Como toda marca nova, e ainda por cima chinesa, tem liquidez e pós-venda ainda incertos.

Renault Logan Expression 1.0

Versão Expression tem retrovisores e maçanetas pintadas na cor da carroceria (Foto Renault | Divulgação)
Preço R$ 48.790
Motor 1.0 12V de 82/79 cv e 10,5/10,2 kgfm a 3.500 rpm
Câmbio manual de cinco marchas
Dimensões 4,34 m de comprimento e 2,63 m de entre-eixos
Porta-malas 510 litros

Principais equipamentos: ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, vidros dianteiros e travas elétricos, ajuste de altura do banco do motorista e do volante, computador de bordo e som com USB e Bluetooth

O Logan oferece boa dose de espaço, custo de manutenção razoável e bom aproveitamento do porta-malas por menos de R$ 50 mil. O motor três cilindros empresta rodar bem mais suave ao modelo, mas a lista de equipamentos traz apenas o suficiente para sobreviver – é possível somar câmera e sensor de ré e o sistema multimídia Media NAV Evolution com tela de 7’’ e GPS por R$ 2 mil. Além disso, como a linha passa por reestilização em 2019, já tem muita revenda dando descontos de mais de 10%.

Mitsubishi Lancer HL-T

Preço R$ 79.990
Motor 2.0 16V de 160 cv e 20,1 kgfm a 4.000 rpm
Câmbio automático CVT com seis marchas simuladas
Dimensões 4,57 m de comprimento e 2,63 m de entre-eixos
Porta-malas 413 litros

Principais equipamentos: ar-condicionado automático, direção hidráulica, trio elétrico, bancos de couro, central multimídia com tela de 7”, DVD player e espelhamento de smartphones, faróis com regulagem de altura, sensores de luminosidade e de chuva, ajuste de altura do banco do motorista e do volante e computador de bordo

O sedã médio ainda tem dimensões defasadas em relação ao segmento, mas também tem preço bastante competitivo. A versão topo de linha é encontrada por menos de R$ 80 mil e com uma lista de equipamentos razoável, além do competente motor 2.0. O porém ainda fica pelo do custo de manutenção elevado da marca japonesa.

Nissan Versa SV 1.6

Foto Nissan | Divulgação
Preço R$ 57.490
Motor 1.6 16V de 111 cv e 15,1 kgfm a 4.000 rpm
Câmbio manual de cinco marchas
Dimensões 4,49 m de comprimento e 2,60 m de entre-eixos
Porta-malas 460 litros

Principais equipamentos: ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico, ajuste de altura do banco do motorista e do volante, rodas de liga-leve, alarme, computador de bordo e som com USB e Bluetooth

O sedã tem como destaque o menor preço de revisões com preço fixo na categoria, além de bom desempenho e baixo consumo. O banco traseiro oferece bom espaço para joelhos e a versão SV tem lista de itens de série trivial e deve a central multimídia, que custa R$ 2.100 como opcional. Atenção que o Versa deve mudar em 2020.

Ford Ka Sedan SE Plus 1.5

Preço R$ 58.600
Motor 1.5 12V de 136/128 cv e 16,1/15,6 kgfm a 4.750 rpm
Câmbio manual de cinco marchas
Dimensões 4,27 m de comprimento e 2,49 m de entre-eixos
Porta-malas 445 litros

Principais equipamentos: Isofix, ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico, central multimídia com espelhamento de celular, ajuste de altura do banco do motorista e do volante e computador de bordo

A lista de equipamentos desta versão do três-volumes também é apenas razoável, mas por menos de R$ 60 mil tem-se um sedã com motor 1.5 muito bem disposto. A linha 2019 recebeu novo acerto dinâmico e no conjunto, que deixaram os modelo com a melhor dirigibilidade da categoria. Contudo, é um dos mais “apertados” do segmento.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
17 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
mauricio caetano 28 de dezembro de 2021

olá amigos , no meu ponto de vista o c4 launge e o melhor custo beneficio pois ti entrega conforto segurança consumo igual ou menor potencia a maior da categoria e deixa estes ai tudo no bolso já tive e compraria novamente , pena que o brasileiro vai muito pela ma fama do seu antecessor c4 pallas que este sim um carro muito ruim .
pena que este sedan saiu do mercado não fabrica mais, ai fica um pouco inviavel comprar , obrigado a todos

Avatar
Jair 9 de maio de 2020

Olha na dúvida. Sou mais de comprar um Corolla 2015/16 que está na faixa de 67/73.000,00. Carro maravilhoso. Lindo e confortável e confiável e econômico.

Avatar
Marcio 6 de outubro de 2021

Fui nessa linha de carro mais antigo, completo e marca top (Civic Honda) e não deu muito certo não. Todos os carros uma hora precisa de manutenção, e o preço das peças é de matar 🙁

Avatar
Wagner Dias 24 de abril de 2020

É vantagem comprar um Jeta 2018 sendo que 2019 já foi lançado outro modelo?

Avatar
claudio 29 de janeiro de 2020

Etios Sedan que carro horrivel pode ate ser bom mas não compraria nunca muito feio.

Avatar
HUGO 9 de dezembro de 2019

POSSUO UM ETIOS CAMBIO MANUAL, COLOCA TODOS ESSES AI NO BOLSO, OTIMO CUSTO BENEFICIO, MUITO ECONOMICO.

Avatar
Geber Fernandes 4 de janeiro de 2020

Exatamente….o meu fechou 219000 mil km somente troquei pneu e óleo a cada 10000km é meio feio perante aos concorrentes mais o mais básico modelos 1,5x é mais completo que muito carro nesta lista….não troco mais …só Toyota daqui pra frente…

Avatar
José Carlos Medeiros de Azevedo 11 de setembro de 2019

Gostaria de saber sua opinião qual o melhor sedã entre os modelos virtus,Yates e HB20S??

Avatar
Helder Francis 25 de junho de 2021

Desses 3 virtus sem dúvidas, principalmente o comfortline TSI. Melhor custo benefício

Avatar
Fabrício 29 de junho de 2019

Eu ia de HB20 sedan 1.6 carro espetacular.

Avatar
Roberto 6 de outubro de 2019

Sério, ele é bom mesmo espaço pra passageiro e bom, tem cinto de 3 pontos encosto pro 3 ocupante e econômico?

Avatar
Roberto B. Costa 24 de maio de 2019

Por que o C4 Lounge não entra nessa lista de sedan?

Avatar
rovilson pereira de mello 16 de maio de 2019

sofri um avc ,minha perna esuerda nao responde bem.necessito de um carro automatico ,estou penssando no arrizo 5.sera ue e confiavel

Avatar
Roberto Carlos 6 de janeiro de 2019

Olá boa tarde, sua pergunta é tão idiota que não merece resposta, vá andar de uber e entre na escola para aprender a escrever.

Avatar
Fernando 5 de janeiro de 2019

É meu amigo. Vocês sempre esquecem do etios. Que possui o segundo maior porta malas da categoria 561 litros. E o modelo 18/19 vem de fabrica com asp e esp. Itens de segurança que quase todos os citados aí acima não têm. Fora a confiabilidade mecanica da marca.

Avatar
Eliezer Goncalves 13 de abril de 2019

Carro com design que lembra o Logan da versão anterior quadradão, por isso que o mercado brasileiro de veículos é essa coisa boa. Preço alto, carros feios, retiram carros bons e com preços acessíveis e colocam inferiores tidos como novos modelos e os inocentes compram. Esse é o país que vai prá frente….

Avatar
jonas marcelino 5 de janeiro de 2019

ola boa tarde gostaria de saber do boris com certeza se compensa a compra do sedan da ford fastbk cambio pawerhift e o modo manual pois estou enteresado em um sedan e so tem automatico/obs qual e o seu conselho grato abraços

Avatar
Deixe um comentário