Sedã: sete modelos com melhor custo-benefício

O que não falta no Brasil é opção de modelos com tamanhos e motores diferentes, para diversos tipos de bolso também

Por Fernando Miragaya05/01/19 às 12h00

Sedã ainda é símbolo de status e alívio para quem precisa carregar muita coisa. E o que não falta no Brasil é opção de modelos com tamanhos e motores diferentes, para diversos tipos de bolso também. Separamos sete carros com custo/benefício atraente para atender aos seus desejos – ou necessidades.

Fiat Cronos Drive 1.3

Foto Fiat | Divulgação
Preço R$ 59.490
Motor 1.3 6V de 109/101 e 14,2/13,7 kgfm a 3.500 rpm
Câmbio manual de cinco marchas
Dimensões 4,36 m de comprimento e 2,52 m de entre-eixos
Porta-malas 525 litros

Principais equipamentos: ar-condicionado, direção elétrica, monitoramento da pressão dos pneus, vidros dianteiros e travas elétricos, central multimídia com tela de 7”, espelhamento de smartphones e comandos no volante, ajustes de altura do banco do motorista e do volante, computador de bordo e chave tipo canivete

O novato sedã da Fiat acertou em cheio no posicionamento. Usa plataforma moderna, motor Firefly que dá conta do recado e oferece bom espaço e dirigibilidade funcional por menos de R$ 60 mil. Peca pela ausência de mais itens de segurança, enquanto os retrovisores e vidros traseiros elétricos podem ser instalados como opcionais por R$ 2.135

Volkswagen Virtus 1.6 MSI AT

Preço R$ 66.525
Motor 1.6 de 117/110 cv e 16,5/15,8 kgfm a 4.000 rpm
Câmbio automático de seis marchas
Dimensões 4,48 m de comprimento e 2,65 m de entre-eixos
Porta-malas 521 litros

Principais equipamentos: quatro airbags, controle de tração, Isofix, ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricos, ajuste de altura do banco do motorista e computador de bordo

Tem espaço e conforto de sedã médio, e a versão com motor 1.6 entrega itens de segurança interessantes e desempenho bastante competente para o sedã. Nesse caso, se abre mão da melhor performance e menor consumo do 1.0 TSI turbo, mas, mesmo colocando todos os opcionais – controle de estabilidade, vetorização de torque, assistente à partida em rampas, sensor de ré, retrovisor elétrico, rodas de liga leve e central multimídia -, essa variante vai a R$ 71.232 ainda fica mais barata que a Comfortline 200 TSI (R$ 74.680).

Caoa Chery Arrizo RXT

Foto Caoa Chery | Divulgação
Preço R$ 72.990
Motor 1.5 16V turbo de 150/147 cv e 19,4 kgfm a 1.500 rpm
Câmbio automático CVT com sete marchas simuladas
Dimensões 4,53 m de comprimento e 2,65 m de entre-eixos
Porta-malas 430 litros

Principais equipamentos: quatro airbags, controles de estabilidade e tração, assistente à partida em rampas, câmera de ré, Isofix, ar-condicionado automático, direção elétrica, trio elétrico, central multimídia com tela de 7” e espelhamento de smartphones, bancos revestidos de couro, teto-solar, controle de cruzeiro, sensor de luminosidade, ajuste de altura do banco do motorista e do volante e computador de bordo

O sedã da marca chinesa controlada pelo Grupo Caoa segue a receita do custo-benefício bem agressivo. Essa versão topo de linha sai de fábrica com motor turbo, bastante itens de segurança e de conforto, muitos só encontrados em modelos médios ou em rivais acima dos R$ 80 mil. Como toda marca nova, e ainda por cima chinesa, tem liquidez e pós-venda ainda incertos.

Renault Logan Expression 1.0

Versão Expression tem retrovisores e maçanetas pintadas na cor da carroceria (Foto Renault | Divulgação)
Preço R$ 48.790
Motor 1.0 12V de 82/79 cv e 10,5/10,2 kgfm a 3.500 rpm
Câmbio manual de cinco marchas
Dimensões 4,34 m de comprimento e 2,63 m de entre-eixos
Porta-malas 510 litros

Principais equipamentos: ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, vidros dianteiros e travas elétricos, ajuste de altura do banco do motorista e do volante, computador de bordo e som com USB e Bluetooth

O Logan oferece boa dose de espaço, custo de manutenção razoável e bom aproveitamento do porta-malas por menos de R$ 50 mil. O motor três cilindros empresta rodar bem mais suave ao modelo, mas a lista de equipamentos traz apenas o suficiente para sobreviver – é possível somar câmera e sensor de ré e o sistema multimídia Media NAV Evolution com tela de 7’’ e GPS por R$ 2 mil. Além disso, como a linha passa por reestilização em 2019, já tem muita revenda dando descontos de mais de 10%.

Mitsubishi Lancer HL-T

Preço R$ 79.990
Motor 2.0 16V de 160 cv e 20,1 kgfm a 4.000 rpm
Câmbio automático CVT com seis marchas simuladas
Dimensões 4,57 m de comprimento e 2,63 m de entre-eixos
Porta-malas 413 litros

Principais equipamentos: ar-condicionado automático, direção hidráulica, trio elétrico, bancos de couro, central multimídia com tela de 7”, DVD player e espelhamento de smartphones, faróis com regulagem de altura, sensores de luminosidade e de chuva, ajuste de altura do banco do motorista e do volante e computador de bordo

O sedã médio ainda tem dimensões defasadas em relação ao segmento, mas também tem preço bastante competitivo. A versão topo de linha é encontrada por menos de R$ 80 mil e com uma lista de equipamentos razoável, além do competente motor 2.0. O porém ainda fica pelo do custo de manutenção elevado da marca japonesa.

Nissan Versa SV 1.6

Foto Nissan | Divulgação
Preço R$ 57.490
Motor 1.6 16V de 111 cv e 15,1 kgfm a 4.000 rpm
Câmbio manual de cinco marchas
Dimensões 4,49 m de comprimento e 2,60 m de entre-eixos
Porta-malas 460 litros

Principais equipamentos: ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico, ajuste de altura do banco do motorista e do volante, rodas de liga-leve, alarme, computador de bordo e som com USB e Bluetooth

O sedã tem como destaque o menor preço de revisões com preço fixo na categoria, além de bom desempenho e baixo consumo. O banco traseiro oferece bom espaço para joelhos e a versão SV tem lista de itens de série trivial e deve a central multimídia, que custa R$ 2.100 como opcional. Atenção que o Versa deve mudar em 2020.

Ford Ka Sedan SE Plus 1.5

Preço R$ 58.600
Motor 1.5 12V de 136/128 cv e 16,1/15,6 kgfm a 4.750 rpm
Câmbio manual de cinco marchas
Dimensões 4,27 m de comprimento e 2,49 m de entre-eixos
Porta-malas 445 litros

Principais equipamentos: Isofix, ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico, central multimídia com espelhamento de celular, ajuste de altura do banco do motorista e do volante e computador de bordo

A lista de equipamentos desta versão do três-volumes também é apenas razoável, mas por menos de R$ 60 mil tem-se um sedã com motor 1.5 muito bem disposto. A linha 2019 recebeu novo acerto dinâmico e no conjunto, que deixaram os modelo com a melhor dirigibilidade da categoria. Contudo, é um dos mais “apertados” do segmento.

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3 Comentários
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    jonas marcelino 5 de janeiro de 2019

    ola boa tarde gostaria de saber do boris com certeza se compensa a compra do sedan da ford fastbk cambio pawerhift e o modo manual pois estou enteresado em um sedan e so tem automatico/obs qual e o seu conselho grato abraços

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    Fernando 5 de janeiro de 2019

    É meu amigo. Vocês sempre esquecem do etios. Que possui o segundo maior porta malas da categoria 561 litros. E o modelo 18/19 vem de fabrica com asp e esp. Itens de segurança que quase todos os citados aí acima não têm. Fora a confiabilidade mecanica da marca.

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    Roberto Carlos 6 de janeiro de 2019

    Olá boa tarde, sua pergunta é tão idiota que não merece resposta, vá andar de uber e entre na escola para aprender a escrever.

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