Óleo lubrificante multiviscoso: saiba onde ele pode ser encontrado

Recomendaram para o leitor do AutoPapo utilizar exclusivamente o óleo multiviscoso no motor. Mas, não falaram onde ele encontraria esse tipo de óleo

Por Boris Feldman06/01/19 às 09h00

Me perguntaram onde é encontrado o óleo lubrificante multiviscoso para o motor. Bom, esse tipo de óleo está bem mais perto do que muita gente imagina.

[TRANSCRIÇÃO]

Leitor do nosso AutoPapo diz ter visto uma recomendação para usar no motor exclusivamente o óleo multiviscoso, e ele não sabe como encontrá-lo. E a resposta é: não se preocupe, porque hoje todos os óleos para motor são multiviscosos. Não existe mais o óleo 30 ou 40, ou seja, monoviscoso.

Hoje, a numeração do óleo é do tipo: 0W30, ou 15W40 e vai por aí. O 15W40, por exemplo, quer dizer que a sua viscosidade no frio, no W de winter, é 15, mas com o funcionamento do motor, a medida que a temperatura do óleo vai subindo, a viscosidade sobe junto acompanhando a temperatura, e chega a 40. Uma tecnologia perfeita para o funcionamento do motor: quando frio, o óleo é mais fluido e menos viscoso; quando atinge a temperatura de funcionamento, menos fluido e mais viscoso.

óleo lubrificante
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Francisco esteves 7 de maio de 2019

    Achei bem didática a explanação de como e quando trocar o Óleo do carro com segurança.

Avatar
Deixe um comentário