Estepe na tampa traseira não é um bom negócio

Ouvinte questionou a minha aversão ao estepe na tampa traseira. Entenda porque não sou nem um pouco fã deles

arte estepe na traseira
Por Boris Feldman
Publicado em 06/07/2018 às 21h30
Atualizado em 07/07/2018 às 10h25

O estepe dependurado na tampa traseira dos SUVs pode ser bonitinho para alguns, mas pode gerar vários inconvenientes para os seus proprietários.

[TRANSCRIÇÃO]

Uma ouvinte do nosso AutoPapo questionou a minha aversão aos utilitários esportivos com o estepe, o pneu sobressalente dependurado na tampa traseira. Ela acha que esses modelos uma gracinha e e diz que dá um ar de jipinho. Pode ser, gosto não se discute.

Entretanto, estepe dependurado atrás apresenta vários probleminhas. Para começo de conversa ele prejudica a visibilidade traseira. Em segundo lugar, fica mais difícil de abrir a tampa. Além disso, ele é muito mais fácil de ser roubado do que se estivesse guardadinho no porta-malas. Ele faz aumentar o peso do carro, porque a tampa tem que ser super reforçada para sustentá-lo. E o que é pior, na hora de estacionar ou sair da vaga, o bonitinho ainda costuma amassar o capô do carro parado atrás.

estepe dependurado na tampa traseira
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
11 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Aldecir Chung Nin 6 de novembro de 2020

Tenho um EcoSport retirei o estepe e percebi que realmente o que foi comentado sobre ficar mais leve é verdade. Não uso mais o estepe pendurado. Guardo no porta-malas e não me atrapalha em nada.

Avatar
natalia 26 de dezembro de 2018

Tenho um carro com estepe na tampa traseira e nunca tive nenhum dos problemas relacionados na matéria. Comprei porque achei muito bonitinho e continuo achando. Lamento que as opções estejam reduzidas, pois gostaria de variar. Se não der para variar, vou continuar com a mesma fábrica, com o estepizinho grudado na traseira.

Avatar
joao 18 de dezembro de 2018

tudo e questão de gosto, não se discute. Hoje em dia a coisa , mais difícil é ver alguém trocando pneus pelas ruas, pois o uso de pneus sem câmara dificilmente furam.
No futuro não muito distante não se usará mais step.

Avatar
LUIZ CARLOS VIEIRA CATARINO 27 de outubro de 2018

Eu apoio o estepe na tampa do veículo a estética muda totalmente e sem contar a praticidade. Se o estepe é por baixo do veículo é mais fácil de roubar pois ninguém tá vendo à mostra como é o caso da aluna é mais difícil.

Avatar
LUCIANA LIMA COSTA 5 de setembro de 2018

Bem, gosto é gosto e tem quem goste, qm não gosta há muitas opções sem o estepe atrás, agora pra qm gosta só há o Ecosport, então deixa ele aí quietinho. Agora sobre roubo n é culpa da Ford, se fosse assim pobre da Renault, n conheço ngm q tivesse um Renault q n tenha sido subtraído o estepe, e ele nem é sobressalente. Ou seja é gosto, nenhum dos motivos apontados são relevantes.

Avatar
Antônio 8 de julho de 2018

Minha mulher e eu, possuímos uma doblo adventure 2015 e viajamos nela com a família, desde então, Belém /PA por todo o nordeste (exceto BA e SE). O Estepe não atrapalha em nada a visão. E ainda é mais prático, pois não é preciso para se abaixar ou retirar toda a bagagem do porta malas na hora da troca do pneu furado. Tudo é uma moda. Hoje ninguém gosta! Daqui a 10 anos todos voltam a gostar!!! E ainda protege a tampa traseira de batidas de motos e outros carros. Caso o indivíduo seja barbeiro instale um sensor de estacionamento, barbeiro!

Avatar
CECILIA GLORIA DUARTE BELTRAN FERNANDES 1 de maio de 2020

Concordo totalmente e se quando for trocar de carro não houver um com estepe traseiro nem compro, fico com o mesmo. Além do design ser muito melhor, ainda tem essa vantagem que o Antonio falou. Protege contra batidas de motos e carros. Já bateram no meu e se arrependeram, porque o meu ficou com leves arranhões mas o do outro, era de dar pena! Então, por pouca bobagem não troco meu Crossfox.

Avatar
Jorge Aluísio Prates 7 de julho de 2018

Vinte anos atrás era moda. Mas burra. Tenho SUV desde essa época. Ainda bem que passou. Tampa pesada. Atrapalha a distribuição de massas, coisas de engenharia ( Física ). Segurança. Aerodinâmica etc.
Enfim, só desantenados discordam.
Resumindo, o Boris sabe o que está falando.

Avatar
Marcilio 6 de julho de 2018

Discordo de todos os probleminhas citados. O estepe não atrapalha em nada a visualização e meu carro ainda vem com camera de ré. O sensor de ré tbm evita essa questão do amassadinho na hora de estacionar que tbm só corre esse risco quem não sabe dirigir. A tampa e bem leve para abrir, com relação ao roubo, muitos carros já tem estepe externo, moralmente no fundo. Há, e em épocas de uso desse estepe fininho, meu carro bem com cinco rodas de liga leve com pneus idênticos. Materiazinha bem fraca essa que só retrata a opinião pessoal de quem escreveu sem nenhum embasamento técnico…

Avatar
Erivaldo da silva 17 de agosto de 2018

Concordo plenamente!!

Avatar
Rommel Moura e silva 24 de abril de 2019

Papo mais idiota heim!!! Melhor se informar melhor. O bonitinho se colocado de maneira pejorativa sempre foi um aliado inquestionavel. O bonitinho se que tem uns problemunhas é o peito de aço que proteja a traseira de colisões que junto com o engate evita de vc levar seu carro no lanterneiro.

Avatar
Deixe um comentário