Etanol aditivado não é jogar dinheiro no lixo, mas é quase

No etanol, os aditivos não são necessários como na gasolina, devido aos diferentes índices de teor de carbono desses dois combustíveis

Por Boris Feldman30/08/19 às 08h30

Não, eu não sou contra o etanol aditivado, conforme pergunta um leitor do AutoPapo. O que acontece é que nós temos no Brasil que aditivar a gasolina, pois o seu alto teor de carbono provoca a formação de depósitos carboníferos, o que se evita com os aditivos dispersantes e detergentes.

Já o etanol tem um baixíssimo teor de carbono e não necessita de aditivos. O que ficou muito mal-explicado é que a Shell, e agora a Petrobrás, oferecem também o etanol aditivado, fazendo o motorista acreditar que ele é tão importante quanto a gasolina aditivada.

Mas não é assim: os aditivos do etanol são uma sofisticação desse combustível. Eles têm redutor de atrito, de corrosão, mas nada necessário. Não é jogar dinheiro no lixo, mas é quase. Saiba mais sobre esse tipo de combustível aqui.

bomba combustivel alcool etanol aditivado shutterstock
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (5 votos, média: 3,40 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Luciano 30 de agosto de 2019

    Eu costumo colocar no meu sandero 1.0 16v 2016, 4 ou 5 litros de gasolina aditivada e completar o resto do tanque de álcool o carro fica esperto e econômico, acho melhor que álcool puro ou só gasolina.
    Por fim fica um álcool aditivado
    Pra mim vale a pena porque nao pago nada a mais por isso.

    • Avatar
      Son mecânico 31 de agosto de 2019

      Simplesmente matando toda a tecnologia embarcada,no começo pode ser bom mas no final vai ser algo ruim,mas vai ficar pro próximo dono quer dizer eu acho….sou mecânico e adoro quando o cliente tem essas manias ainda mais em veiculos franceses…..

  • Avatar
    Gustavo 30 de agosto de 2019

    Não sei pq tanta sisma pra cima desse etanol aditivado, todo mundo sabe que o etanol é altamente corrosivos comparado a gasolina, e esse aditivo inibe essa corrosão que acontece principalmente nas roscas da vela, e fora o gel que cria no tanque entupido e forcando a bomba, o aditivado é muito valido, anda com etanol puro e depois posta aqui a maravilha que foi o gasto para arrumar

  • Avatar
    Curitiba 30 de agosto de 2019

    Péssimo artigo…. Considero o autor porém neste assunto esta equívocado, teste na prática e nao só de opinião vazia, a idade está começando a pesar…

Avatar
Deixe um comentário