Etanol aditivado não é jogar dinheiro no lixo, mas é quase

No etanol, os aditivos não são necessários como na gasolina, devido aos diferentes índices de teor de carbono desses dois combustíveis

etanol combustivel abastecimento shutterstock 283692368
Por Boris Feldman
Publicado em 30/08/2019 às 08h30

Não, eu não sou contra o etanol aditivado, conforme pergunta um leitor do AutoPapo. O que acontece é que nós temos no Brasil que aditivar a gasolina, pois o seu alto teor de carbono provoca a formação de depósitos carboníferos, o que se evita com os aditivos dispersantes e detergentes.

Já o etanol tem um baixíssimo teor de carbono e não necessita de aditivos. O que ficou muito mal-explicado é que a Shell, e agora a Petrobrás, oferecem também o etanol aditivado, fazendo o motorista acreditar que ele é tão importante quanto a gasolina aditivada.

Mas não é assim: os aditivos do etanol são uma sofisticação desse combustível. Eles têm redutor de atrito, de corrosão, mas nada necessário. Não é jogar dinheiro no lixo, mas é quase. Saiba mais sobre esse tipo de combustível aqui.

bomba combustivel alcool etanol aditivado shutterstock
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Limeira 6 de fevereiro de 2021

O antigo dono do carro só usava alcool puro, o carro estava fazendo 7km com o litro
Coloquei alcool aditivado e o carro passou a fazer 9.5 com o litro

Avatar
Luciano 30 de agosto de 2019

Eu costumo colocar no meu sandero 1.0 16v 2016, 4 ou 5 litros de gasolina aditivada e completar o resto do tanque de álcool o carro fica esperto e econômico, acho melhor que álcool puro ou só gasolina.
Por fim fica um álcool aditivado
Pra mim vale a pena porque nao pago nada a mais por isso.

Avatar
Son mecânico 31 de agosto de 2019

Simplesmente matando toda a tecnologia embarcada,no começo pode ser bom mas no final vai ser algo ruim,mas vai ficar pro próximo dono quer dizer eu acho….sou mecânico e adoro quando o cliente tem essas manias ainda mais em veiculos franceses…..

Avatar
Gustavo 30 de agosto de 2019

Não sei pq tanta sisma pra cima desse etanol aditivado, todo mundo sabe que o etanol é altamente corrosivos comparado a gasolina, e esse aditivo inibe essa corrosão que acontece principalmente nas roscas da vela, e fora o gel que cria no tanque entupido e forcando a bomba, o aditivado é muito valido, anda com etanol puro e depois posta aqui a maravilha que foi o gasto para arrumar

Avatar
Curitiba 30 de agosto de 2019

Péssimo artigo…. Considero o autor porém neste assunto esta equívocado, teste na prática e nao só de opinião vazia, a idade está começando a pesar…

Avatar
Deixe um comentário