Entenda a diferença entre etanol hidratado e etanol anidro
Um deles é utilizado "puro" para abastecer os carros; o outro é aquele que faz parte da composição da nossa gasolina
Um deles é utilizado "puro" para abastecer os carros; o outro é aquele que faz parte da composição da nossa gasolina
O etanol hidratado e etanol anidro são compostos diferentes. O etanol anidro (cujo nome significa “sem água”) é o que você compra, queira ou não, ao abastecer o seu veículo com gasolina. Ele já vem misturado no percentual decidido pelo governo.
Oficialmente, a gasolina deveria conter 22% do etanol anidro, tanto que ela é oficialmente chamada de E22. Mas a pressão dos usineiros sobre o governo fez subir o percentual para 27,5%. E não se assuste se, um dia, crescer mais um pouco e chegar a 30%: a Petrobrás não confessa mas eu garanto que já fez testes com esta mistura.
O etanol hidratado é o que você compra “puro” na bomba. O puro foi entre aspas exatamente por ter um percentual de água, que vai de 6% a 7%. Isso nos postos honestos, pois vira e mexe descobre-se um excesso de hidratação e seu tanque acaba recebendo álcool com mais de 10% de água.
E o que é pior: pesquisa do etanol hidratado feita em laboratório revelou que um posto chegou a misturar água do mar, o que provocou uma super-oxidação no sistema de combustível do automóvel.
Outras aberrações de combustíveis prejudicam o carro e o seu bolso. O motorista é enganado pelo próprio governo à medida que aumenta o percentual de etanol na gasolina: seu poder energético é menor e, portanto, paga-se por um combustível, recebe-se outro de menor valor e que faz crescer o consumo.
Outro problema é o próprio posto aumentar o percentual de etanol na gasolina além dos 27,5%, o que aumenta seu lucro desonestamente pois o álcool custa menos.
Neste caso, não há problemas técnicos no carro flex, pois ele foi projetado para receber gasolina ou etanol em qualquer proporção. O motorista só vai perceber um consumo maior.
Porém, é problema sério no carro a gasolina, pois ele não foi projetado para receber a água contida no etanol hidratado (que o posto desonestamente misturou à gasolina).
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Olá boa noite!
Será que posso utilizar o álcool anidro direto no veículo
No caso um flex 1.0 3 cilindros
Material está errado o Etanol Anidro é o “Puro”, com 0,4% de água, enquanto o Etanol Hidratado é o com 4,5% de água. Por favor, corrijam o material.
Boris, ouvi falar algo duvidoso hoje. Tem gente misturando água no etanol pra render mais quilometragem. Isso é verdade? Dizem que o oxigênio e o hidrogênio se separam e queimam junto rendendo economia pro etanol.
A utilização do álcool puro (anidro ) como combustível único é benéfico ao veículo ou o álcool hidratado é mais recomendado ?
A produção do anidro é um pouco mais cara e demorada, já que o álcool tem de passar por um processo de evaporação até eliminar quase toda a água. O percentual de água no álcool hidratado já não causa mais os problemas de corrosão como antigamente, portanto, não faria sentido gastar mais para chegar na pureza do álcool.
Aqui em Curitiba a gasolina tem aumentado várias vezes. Mantive o hábito de abastecer sempre no mesmo posto, mas reparei que o mesmo. manteve o preço mais baixo que a concorrência. E o motor começou a falhar e soltar água pelo escapamento. Já fiz o teste do líquido do reservatório de expansão, e o conteúdo mantém-se intacto, mesmo com algumas aceleradas. O óleo continua com a coloração normal, verificado na vareta. Pela matéria supracitada, chego à conclusão de que a gasolina fora adulterada. Vou continuar rodando com o que tem no tanque, até o limite, e trocar de posto, para assim verificar a suspeita da adulteração.
Muito obrigado pelo artigo.
E mesmo com toda essa explicação, no outro vídeo estão falando que é a melhor gasolina do mundo? Contradição no mínimo.
você é a vergonha da profission
O preço do combustível é elevado, porém os impostos são justificados, já que os métodos de obtenção não possuem alto rendimento.
Faltou apresentar as fontes dessas informações, mas o texto está bem escrito.
MÁRCIO DA CIDADE DE ERECHIM – RS.
OS POSTOS DE COMBUSTÍVEIS DO BRASIL DEVERIAM VENDER O ÁLCOOL ANIDRO COMO COMBUSTÍBEL PARA VEÍCULOS E MOTOS OU SEJA ÁLCOOL ABSOLUTO O QUE É UM ÁLCOOL PURO DE 99.6% OU MAIS DE TEOR DE PUREZA E COMBUSTÃO E EFICIÊNCIA E ECONOMIA E MENOS POLUIÇÃO SENDO QUE É MISTURADO 30% OU QUASE ISSO NA GASOLINA .O BRASIL VENDE NO POSTOS ETANOL HIDRATADO TAMBÉM EFICIENTE MAS NÃO TANTO E MELHOR COMO ÁLCOOL COMBUSTÍVEL ANIDRO .MERECEMOS ESTA EFICIÊNCIA OU TORNAR O ETANOL HIDRATADO MAIS PURO COM MENOS PORCENTAGEM DE ÁGUA MEIO PORCETO 0.5% DE ÁGUA JUNTO DO ETANOL HIDRATADO.
OBRIGADO E DESCULPA A INTROMISSÃO.
Parabéns pela sua colocação! Isso ninguém fala explicitamente, a verdade….É muito mínimo e enquanto isso, dá-lhe água no “etanol” e ,o sistema de injeção eletrônica agradece, junto com as oficinas
MÁRCIO DA CIDADE DE ERECHIM – RS.
OS POSTOS DE COMBUSTÍVEIS DO BRASIL DEVERIAM VENDER O ÁLCOOL ANIDRO COMO COMBUSTÍBEL PARA VEÍCULOS E MOTOS OU SEJA ÁLCOOL ABSOLUTO O QUE É UM ÁLCOOL PURO DE 99.6% OU MAIS DE TEOR DE PUREZA E COMBUSTÃO E EFICIÊNCIA E ECONOMIA E MENOS POLUIÇÃO SENDO QUE É MISTURADO 30% OU QUASE ISSO NA GASOLINA .O BRASIL VENDE NO POSTOS ETANOL HIDRATADO TAMBÉM EFICIENTE MAS NÃO TANTO E MELHOR COMO ÁLCOOL COMBUS/TÍ
O etanol anidro prejudica o motor, caso use apenas este combustível no tanque?
Obrigado
Olá Rogério, faço curso técnico em Química. Não, a questão é que o etanol é consumido muito mais rápido em comparação com a gasolina.
Luana, o Uso constante do etanol hidratado, provoca o acumulo de impurezas no bicos injetores de combustíveis.
O povo brasileiro dificilmente vai sair desta situação, paga tantos inpostos e é enganado, pelo próprio governo