A etiqueta de consumo do Inmetro é picaretagem?

Você acha que a etiqueta de consumo do Inmetro é besteira? Não é mesmo. Saiba porquê.

Por BORIS FELDMAN22/03/18 às 17h01

Você acha que a etiqueta de consumo do Inmetro é besteira? Não é mesmo. Saiba porquê.

Todos os carros, hoje, no Brasil, exibem a etiqueta de consumo do Inmetro, pois as fábricas e importadoras foram obrigadas a importá-la para ter direito a certos subsídios do governo. Entretanto, a maioria dos motoristas alega que, no dia-a-dia, é impossível igualar aquele consumo declarado na etiqueta.

A reclamação não é estranha, porque o consumo de um automóvel depende do peso do pé direito do motorista, da carga levada no carro, da calibragem dos pneus, regulagem do motor, topografia do percurso, que pode ter muitas subidas e descidas, da altitude onde se circula, da qualidade do combustível, da temperatura ambiente, tudo isso influi.

Então, para que serve a etiqueta de consumo do Inmetro? Ela é um referencial. Como os veículos são classificados por categoria, na hora de comprar um carro 0km, dá para saber direitinho qual deles é o mais beberrão e qual é o mais pão duro.

etiqueta de consumo do inmetro

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário