Quer economizar combustível? Saiba o que é mito e o que é verdade

Em vez de acreditar em milagres, motorista deve ficar atento aos itens básicos: confira quais medidas são eficazes e quais não são

boris01
Por Alexandre Carneiro
Publicado em 11/01/2019 às 10h00
Atualizado em 11/01/2019 às 16h29

Reduzir os gastos com gasolina ou etanol é uma meta para vários motoristas. Há quem recorra até a aparelhos mirabolantes para fazer o carro “beber” menos. Outros condutores apostam em medidas simples, mas que podem fazer a diferença para o bolso. O AutoPapo separou o joio do trigo: confira o que é mito e o que é eficaz para economizar combustível:

1. Instalar economizadores é método eficaz? Mito!

Economizadores como o Pinox não são eficientes para economizar combustível
Foto Felipe Boutros | AutoPapo

Na internet, é possível encontrar vários otimizadores, que prometem reduzir o gasto de etanol ou de gasolina. O AutoPapo acabou de testar um deles: o Pinox, que não surtiu nenhum resultado significativo. Há outros aparelhos, com princípios diferentes, mas nenhum tem eficácia comprovada, sequer certificação no Inmetro ou em qualquer outro órgão fiscalizador. Lembre-se que, para economizar combustível, não há milagre!

2. Carros com manutenção em dia consomem menos? Verdade!

Velas gastas, cabos de ignição ruins e filtros sujos aumentam o consumo. Todos esses itens precisam estar em bom estado para que não haja desperdício de gasolina ou de etanol. A injeção eletrônica também deve funcionar corretamente, sem falhas ou engasgos. Avarias nesse sistema podem ser monitoradas por meio de uma luz no painel: se ela acender com frequência, é sinal de que algo está errado. Em modelos mais antigos, equipados com carburador, é necessário manter esse componente sempre regulado. A primeira medida para economizar combustível é não queimá-lo excessivamente sem sequer perceber.

3. Modo de dirigir pode aumentar ou diminuir o consumo? Verdade!

Quanto mais o motorista acelera, mais gasolina ou etanol é queimado pelo motor. Acredite, as atitudes ao volante são fundamentais para economizar combustível. É claro que existem situações nas quais é preciso pisar fundo, mas elas devem ser exceção, não regra. Sempre que possível, pressione de leve o acelerador e evite cambiar em rotações elevadas demais.

Muitos automóveis mais recentes já possuem luzes indicativas de mudança de marchas ou recursos de monitoramento de consumo. Utilize-os para dirigir de modo mais consciente. Outra dica é não ficar fazendo controle de embreagem desnecessariamente. Essa prática, além de elevar o gasto de combustível, ainda abrevia a vida útil do disco de embreagem.

4. Câmbio na banguela reduz o consumo? Mito!

Esqueça essa história de transitar em declives com o câmbio “na banguela”. Ao contrário do que muita gente pensa, essa prática não é eficaz para economizar combustível. Nesse tipo de situação, mantenha o carro engrenado e desça sem acelerar. Isso porque o sistema de injeção eletrônica praticamente não alimenta o motor nessa situação, ao passo que, para deixá-lo funcionando em marcha lenta, há um gasto maior.

5. Manter os pneus calibrados ajuda a economizar combustível? Verdade!

Manter os pneus calibrados de acordo com as prescrições do manual ajuda a economizar combustível
Foto Shutterstock | Reprodução

Pneus com pressão menor que a recomendada geram maior atrito com o solo. Consequentemente, o motor vai gastar mais, uma vez que precisará fazer maior esforço para movimentar o veículo. Esse aumento pode até parecer imperceptível num primeiro momento, mas torna-se significativo após alguns milhares de quilômetros rodados. Portanto, para economizar combustível, é preciso calibrar os pneus regularmente, de acordo com as recomendações prescritas pelo manual do veículo.

6. Em congestionamentos, o carro consome mais? Verdade!

Nos chamados horários de rush, o tempo gasto em um trajeto curto pode mais que dobrar. Consequentemente, o consumo também vai aumentar bastante. É claro que, muitas vezes, não dá para fugir dos períodos de maior fluxo. Todavia, sempre que possível, evite-os, planejando seus deslocamentos com antecedência. Quando isso for impossível, utilize aplicativos de trânsito, que identificam as rotas mais desimpedidas. Além de economizar combustível, essas práticas, de quebra, poupam tempo.

7. Combustível aditivado faz o carro gastar menos? Mito!

Os aditivos presentes nas gasolinas mais sofisticadas trazem uma boa vantagem para o motor: impedem a formação de depósitos carboníferos durante a queima desse combustível. Porém, não são capazes de diminuir o consumo. Já a gasolina do tipo Podium, bem mais cara, tem maior octanagem e menor teor de álcool. Por isso, pode até gerar uma discreta redução no gasto de combustível, mas apenas se o motor tiver alta taxa de compressão, o que não é comum: costuma ocorrer apenas em modelos esportivos.

Já o etanol aditivado não traz benefício algum. É que o derivado da cana tem baixo teor de carbono (cerca de 1/3 em relação ao da gasolina) e, por isso, não deixa resíduos no motor. Desse modo, sua utilização, além de não economizar combustível, é incapaz de proporcionar qualquer outro tipo de ganho.

8. Quanto mais peso, maior o consumo? Verdade!

Peso interfere no consumo: andar com o carro leve ajuda a economizar combustível
Foto Shutterstock | Reprodução

Rodar por aí com o porta-malas abarrotado de tralhas aumenta a massa do carro, o que, por sua vez, gera impacto no consumo. Não transportar peso desnecessário permite economizar combustível. Trata-se de outro efeito difícil de mensurar inicialmente, mas que gera gastos desnecessários a longo prazo.

9. Um motor de menor cilindrada necessariamente consumirá menos que outro maior? Mito!

De maneira geral, essa afirmação não está errada. O problema é generalizá-la: um motor de menor cilindrada tende a beber menos que um de maior capacidade cúbica, mas não necessariamente isso acontece. É que há outros fatores envolvidos, como o peso do veículo, as relações da transmissão e, principalmente, a tecnologia embarcada no propulsor. Portanto, pode até acontecer de um carro 1.3 ou 1.4 ser capaz de economizar combustível com mais eficiência que um 1.0, por exemplo.

10. A aerodinâmica interfere no gasto de combustível? Verdade!

É verdade, mas a diferença só é significativa em velocidades mais altas. Quanto mais rápido o veículo circular, mais a fluência do ar vai permitir economizar combustível. Isso ocorre porque o atrito com o ar eleva exponencialmente esforço do motor para manter determinada velocidade. Assim, racks de teto, bagageiros externos e outros equipamentos que deixam o carro menos aerodinâmico só devem ser utilizados se houver real necessidade, principalmente em viagens. Até mesmo alguns aerofólios ou spoilers que têm função apenas estética podem elevar o arrasto aerodinâmico.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
15 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Cristiano 19 de maio de 2023

Quer economizar? Use menos freio pedal e mais freio motor. Antecipe a frenagem do veículo com o freio motor, não fique pisando no freio toda hora, se tiver uma curva, tire o pé do freio e deixe o motor reduzir a velocidade, use o freio pedal somente para parar o veículo. Na estrada, não manter o motor acima de 3000rpm, a rotação ideal de um carro para consumo ideal é de 2000rpm a 2500rpm. Fazendo isso, vai dar muito mais resultado que pneu calibrado, velas novas ou qualquer outra manobra pra economia de combustivel. Obs.: meu carro é 1.8 e eu faço 16km/L em rodovias na gasolina COMUM com ar ligado. Sem ar ligado, faço 18Km/L

Avatar
Flavio 28 de julho de 2021

Quando o veículos está na banguela é a mesma coisa que estar em marcha lenta. Mas banguela não é recomendado em nenhuma situação. O ideal é usar o freio motor pois assim teremos melhor controle em caso de trocas de marcha.

Avatar
Richilheu 12 de maio de 2021

Discordo da gasolina aditivada. Já fiz inúmeros testes/médias e de fato, a gasolina aditivada faz média melhor, e apesar de ter um custo a mais na hora da compra, se torna mais barato no fim das contas

Avatar
luiz carlos gimenez 11 de maio de 2021

Concordo com a reportagem pois quando piso um pouco mais percebo no computador de bordo a elevação do consumo. Sempre dirijo abaixo dos 2 mil giros pois é onde o cambio automático faz as trocas de marchas, daí o consumo diminui sensivelmente.

Avatar
Saul carvalho de Freitas 24 de julho de 2020

Concordo com quase tudo , menos que em marcha lenta consome mais que na banguela

Avatar
Hélio 9 de junho de 2021

Andar na banguela acelera o desgaste do rolamento do eixo de saída da caixa de redução. Isso devido a diferença de velocidade da rotação do motor, com a velocidade da roda.

Avatar
Flavio 28 de julho de 2021

Quando o veículos está na banguela é a mesma coisa que estar em marcha lenta. Mas banguela não é recomendado em nenhuma situação. O ideal é usar o freio motor pois assim teremos melhor controle em caso de trocas de marcha.

Avatar
Cristiano 19 de maio de 2023

ja fez o teste com um scanner no carro? O carro em ponto morto, não economiza o mesmo quando está engrenado. Se o carro tiver computador de bordo, vc verá isso na hora.

Avatar
FELIPE JOSE DUARTE DO NASCIMENTO 22 de julho de 2020

Quanto a utilização de gasolina aditivada eu discordo. Tenho carro e moto e em ambos os veículos a autonomia melhora quando estão com gasolina aditivada. Meu carro na rodovia com gasolina comum faz 13 ou 14km/l com ar ligado. Com gasolina aditivada faz 16km/l na mesma condição. Minha moto faz 27km/l na comum e 31 na aditivada. Só uso gasolina comum se não tiver ativada.

Avatar
Cristiano 19 de maio de 2023

Então amigo, vc tem que ver esse carro. Tem alguma coisa errada, pois gasolina aditivada, não tem nada a ver com economia. Meu carro é 1.8 e faz 16km/L na estrada tanto na comum, na aditivada ou na Podium. A diferença é a qualidade da gasolina, muitos postos tem gasolina adulterada, ai sim o carro vai gastar mais.

Avatar
Rafael Cruz Fernandes 15 de agosto de 2019

Qual a melhor tecnologia embarcada nos propulsores vw flex?

Avatar
Moisés Manoel da Silva 17 de janeiro de 2019

Auto papo e muito legal pessoas leigas aprender muito

Avatar
Maria Helena 16 de janeiro de 2019

Sou recém habilitada, estou aprendendo muito com suas matérias. Obrigada!

Avatar
Antonio Donizeti Martins 11 de janeiro de 2019

Principal maneira de economizar combustível: tenha um relacionamento suave com sua máquina. Aprenda a conduzi-la. Torne-se um CONDUTOR de seu veículo. Não seja um mal-torista.

Avatar
FABIO SOUZA BRUNO 11 de janeiro de 2019

Parabéns pela materia…. Muito bons os esclarecimentos

Avatar
Deixe um comentário