Freio-motor: meu carro tem isso?

Tem: todos os carros têm o freio-motor, mas nem todos os motoristas, mesmo aqueles que se julgam “bom de volante”, fazem uso deste recurso

Por BORIS FELDMAN03/06/18 às 11h00

Freio-motor: que bicho é esse? Alguns motoristas até dizem que “eu nunca vi botão nem comando nenhum indicando freio motor no painel do meu carro”.

freio-motor

Realmente não existe este comando. A expressão “freio-motor” serve apenas para caracterizar uma propriedade mecânica: quando se tira o pé do acelerador, o motor “segura” o carro, reduz a velocidade. Então, é possível usar este recurso inteligentemente numa descida mais forte, para aumentar a segurança e ainda poupar o sistema de freios.

A regra é a mais simples possível, mas pouco utilizada: basta engrenar, ao descer uma ladeira, a mesma marcha que seria utilizada para subir esta mesma ladeira. Ou seja, se fosse necessário engrenar uma segunda para subir uma rua, engatar esta mesma marcha ao descê-la. Deste jeito, pode até ser dispensável usar os freios, pois basta o freio-motor para que o carro desça a ladeira numa velocidade adequada. Entretanto, a maioria dos motoristas deixa a caixa engatada em quarta ou quinta e reduzem a marcha somente no pedal do freio.

Além de reduzir – e muito – o desgaste do sistema de freios, usar o próprio motor para a redução da velocidade aumenta a segurança, pois evita o “fading”, aquele fenômeno do superaquecimento do freio quando ele é muito solicitado em ladeiras muito longas e íngremes. Seus componentes se aquecem tanto que chegam a deixar o freio inoperante e só volta a funcionar depois de se encostar o carro e esperar alguns minutos até que se esfriem.

E no caso do carro com câmbio automático? Não muda nada: todos eles oferecem a opção da redução da marcha, assim como o câmbio manual. É só tirar a alavanca do “D” (Drive) e coloca-la em “3” ou “2” ou “S”, para usar o recurso do freio-motor.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Marcos 3 de junho de 2018

    O meu tem retardar. Stop brake

Deixe um comentário