Fading saiba o que é esse fenômeno e como evitá-lo

Fenômeno é caracterizado pela falha do sistema de frenagem e acontece quando os freios estão superaquecidos

Por BORIS FELDMAN15/05/18 às 11h00

Leitor da coluna diz que viajou com sua família em automóvel completamente carregado. E que, numa longa descida da estrada, o carro ficou praticamente sem freios. Minutos depois, parado no acostamento e passado o susto, o freio voltou a funcionar normalmente. Ele se lembra de ter lido certa vez minha explicação para o fenômeno, chamado fading. Depois de muito solicitado, o sistema de freios esquenta e deixa de funcionar. No entanto, em seguida, quando esfria, volta à normalidade.

Ele nem levou o carro à oficina, pois já imaginava a tentativa da “empurroterapia” de sugerir a troca de componentes do freio sem nenhuma necessidade. Mas, aproveita para perguntar se não é possível evitar o fading, pois obviamente é extremamente perigoso ficar sem freios numa estrada…

É possível, sim, evitar – ou atenuar – o fading. Em primeiro lugar, se o carro tem freios a discos ventilados, já é mais difícil acontecer, pois o próprio nome explica: discos ventilados são mais difíceis de se aquecerem.

Fading é um fenômeno caracterizado pela falha do sistema de frenagem, que acontece em razão do superaquecimento. Usar o freio motor e substituir o fluido de freio pode ajudar.
(Fabiano Azevedo/AutoPapo)

O motorista pode também colaborar decisivamente para evitar o superaquecimento dos componentes do freio. Em primeiro lugar, o cuidado de substituir o fluido do freio a cada dois anos, independente da quilometragem rodada. Além disso, exigir que seja de boa qualidade e fabricante conhecido e idôneo. Se o fluido é de baixa qualidade, perde suas características ao se aquecer (ferve, formam-se bolhas), o que prejudica a eficiência do sistema.

Em segundo lugar, mais importante para evitar o fading e que envolve diretamente o estilo do motorista é poupar o sistema de freios, utilizando-se sempre que possível do freio motor para segurar o carro numa longa descida. Freio motor? Que bicho é esse? “Nunca vi nada assim no painel do carro!”, diz o motorista.15

Simples: freio motor é reduzir o câmbio e colocar na descida a mesma marcha que seria utilizada na subida. Assim, parte do esforço de reduzir a marcha é assumido pelo motor, poupando-se os freios e reduzindo seu aquecimento.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário