Faixa de rotação do torque é diferencial em desempenho
Dois carros diferentes com potência e torque semelhantes podem ter desempenho bem distintos graças a rotação em que eles aparecem
Dois carros diferentes com potência e torque semelhantes podem ter desempenho bem distintos graças a rotação em que eles aparecem
Leitor do AutoPapo diz ter ficado impressionado, pois trocou recentemente seu carro usado por um novo, ambos com motor de mesma cilindrada: 1.600 cm3. Os dois veículos pertencem à mesma categoria, têm tamanho e peso similares. Como gosta de desempenho, fez questão de conferir a ficha técnica de ambos e comparar os motores: potência e torque declarados são também semelhantes.
VEJA TAMBÉM:
Mas, o novo carro o impressionou por ter um desempenho muito superior ao antigo. Diz ele que basta “encostar o pé no acelerador” para ter respostas vindo rapidamente.
Ou seja, ele ficou agradavelmente surpreso ao reparar que o carro novo é bem mais ágil que o anterior, apesar de a ficha técnica sugerir que fossem semelhantes em desempenho.
A explicação não é difícil: se os dois carros têm mesmo peso e motores de potência e torque semelhantes, teoricamente eles deveriam também ter desempenho similar.
Entretanto, talvez tenha passado despercebido pelo nosso leitor um detalhe importante na ficha técnica dos dois motores: em que faixa de rotações eles oferecem potência ou torque máximo?
Aí está o “pulo do gato”: se o motor do antigo automóvel do nosso leitor só oferece potência e torque em elevadas rotações, (cinco a seis mil rpm, por exemplo), seu desempenho será inferior ao do outro que tem mesma potência e torque, porém em baixas rotações (1500 a 2.000 rpm, por exemplo).
Seu carro mais novo não exige pisar fundo no acelerador e “esgoelar” o motor, levando-o a altas rotações para oferecer desempenho.
Aliás, se o motorista tiver que pisar para valer, pode saber que o consumo de combustível será elevado. Ou seja, o motor de seu novo carro, além de responder melhor, consome (e emite) menos.
Confirma-se portanto a dica de que, ao comparar fichas técnicas de dois motores, pouco importa se potência e torque são semelhantes, pois o que vale é a faixa de rotação em que eles ocorrem. Quanto mais baixa, tanto melhor.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Em qual rotação devo trocar as marchas, na de torque máximo, a de potência máxima ou na que for menor?
Meu veículo atinge 116cv em 5500rpm não acelero nem 4000rpm, dancei!
Sim. Mas isso pode ser compensado com um câmbio de relações mais curtas. Não sei se vai resolver o problema do consumo. Mas o desempenho vai melhorar.