Freio ABS: motos sem esse sistema colocam o piloto em perigo
Nova legislação determinou que o freio ABS seja obrigatório nas motos. Mas com um porém: somente para modelos com motores acima de uma certa cilindrada
Nova legislação determinou que o freio ABS seja obrigatório nas motos. Mas com um porém: somente para modelos com motores acima de uma certa cilindrada
Se o freio ABS é importante nos carros, imagina nas motocicletas, que têm apenas duas rodas? Na hora de uma emergência, esse sistema pode ajudar o piloto. Tal dispositivo deveria ser obrigatório, mas não é exigido em modelos com motor de baixa cilindrada. Veja:
[TRANSCRIÇÃO]
Apesar de ser obrigatório, muita gente nem imagina como funciona o freio ABS. Um dispositivo eletrônico que evita a roda de deslizar, de travar, quando o freio é acionado emergencialmente. É muito mais difícil de parar uma roda travada e deslizando no asfalto.
Se o ABS é importante no automóvel, imagina numa motocicleta que só tem duas rodas? E se uma delas trava, a moto escorrega lateralmente, e o motociclista vai direto pro chão. Por isso, foi criada uma legislação tornando o ABS obrigatório para motos acima de 300 centímetros cúbicos de cilindrada. Abaixo dessa cilindrada, basta um sistema que acione os freios simultaneamente nas duas rodas.
Talvez seja para não onerar a moto de menor cilindrada, mas na minha opinião, todas elas deveriam ter o ABS. Porque na hora da freada de emergência, ambas escorregam e vão jogar o motociclista no chão.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Não e importante Tá bom vai ninja.
Pra mim segurança e primordial em qualquer situação, motocicleta principalmente, hoje e um meio de transporte utilizado em todo mundo.
Pilotar uma moto não basta tecnologia de ponta, más o factor humano, com um bom preparo e amadurecimento, regras e consciência de seus limites.
Infelizmente vivemos em um sistema onde a ganância fala mais alto,seja pelos empresários ou governos , em fim todos perdem o mais precioso a vida precoce.
Uma motocicleta quando chega na mão de um consumidor final, são tantos impostos que as vezes se torna inviável em seu padrão financeiro,aí surgir a pergunta estradas em péssimas conservação,tampas de bueiros que são um convite ao um tombo, inúmeras em responsabilidade do poder público.
ABS é ótimo sem dúvida,pra mim deveria ser itens de fabricação.
Segurança vai mais que isso, e ter certeza que a vida é seu bem mais precioso, afinal veio só temos uma, vamos cuidar.
Em complemento ao acima exposto, os motoqueiros em geral deviam ter mais consciência do perigo de andar muito acima da velocidade permitida nas rodovias e avenidas… e também deviam repensar o perigo de fazer corredor quando os carros estão em movimento, pois isso é uma roleta russa.
Não acho que o ABS seja tão importante assim, pois li numa revista de motos que a maior segurança da moto não está no freio, mas sim em ter estabilidade e agilidade de desviar de um obstáculo.
De fato, quase me envolvi em um acidente de moto quando um carro saiu do nada da garagem e eu estava a uns 60 km/h… freiei mas não dava tempo de parar, então soltei os freios e tirei de lado… acho que a moto ainda estava a uns 40 km/h. Nasci de novo…. tiquei tremendo uns 5 minutos… depois disso nuca mais quis saber de moto.
Na moto o para-choque é você! Acho que quem é sábio não anda de moto, pois tem amor a própria vida! E que é dono de fábrica de moto seguramente não anda pois sabe que é muito perigoso.
Por fim, mas não menos importante, meu irmão trabalha em hospital público e o que mais acontece em acidentes de moto é amputação de pé ou perna devido a esmagamento na batida. Reflita muito sobre isso! ABS ajuda, mas pode não ajudar na hora H.