Saiba como usar o freio motor em carro automático
Por medida de segurança é sempre recomendável usar o freio motor nas descidas. Mas, e no caso dos carros automáticos? Como fazer?
Por medida de segurança é sempre recomendável usar o freio motor nas descidas. Mas, e no caso dos carros automáticos? Como fazer?
Leitor do nosso AutoPapo ouviu um comentário nosso a respeito do uso do freio motor. Eu expliquei que quando o carro está descendo uma ladeira que o motorista não deve fazer uso apenas dos freios, mas deve usar inteligentemente a caixa de marchas. Ou seja, reduzir a marcha colocando pra descer a mesma que ele usaria para subir aquela ladeira.
Em uma descida mais íngreme ele pode até engatar uma terceira ou uma segunda marcha. Além de dar mais segurança, ainda poupa o sistema de freios. Mas, o que o leitor nos questionou foi: meu carro tem câmbio automático, como é que eu faço uso desse freio motor? Ora, exatamente do mesmo jeito.
O fato de o carro ter o câmbio automático não impede que o motorista selecione uma marcha mais reduzida na alavanca. O freio motor só não será automático, vai exigir uma interferência do motorista para engatar a marcha mais adequada àquela descida.
Câmbio automático (Foto Fabiano Azevedo| AutoPapo)
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Gostaria de saber se posso trocar a marcha do meu carro com ele andando?
Expl. Subi um moro depois vou descer, preciso mudar o câmbio automático que esta no D3 e colocar no D2 que seria uma segunda visto que pra mudar o câmbio tenho que usar o pedal do freio, pra então mudar o câmbio pra marcha desejada.
Preciso parar o carro automático pra mudar o câmbio?
Pois se eu descer o moro segurando no pedal de freio vou danificar o mesmo
Tudo bem?
Nesta situação, de D3 para D2, não há exigência do uso do pedal de freio, Leoni. A troca pode ser feita sim.
Abraço,
Equipe AutoPapo
Bom mesmo é o Honda Civic 2009 era só programas a velocidade no piloto automático que o carro, mesmo em descidas, não ultrapassava a velocidade programada. Os mais novos não têm esta possibilidade. Evolução pra pior.
Meu querido…. pra carros aytimaticos com opção de câmbio manual não precisa explicar né? Explica como usar freio motor com câmbio CVT sem a opção de câmbio manual como o novo Versa 1,6 exclusive CVT 2021 da Nissan
Bom Dia pessoal!
Comprei uma Ecoesport SE Direct automática que não possui mudança de marcha manual, possui apenas as posições: P, N, R, D, S. Neste caso me bateu uma dúvida, como faço para descer uma serra utilizando o freio a motor?
Só colocar o câmbio na posição S e travar a macha na primeira ou segunda marcha, dependendo da ladeira…
Se for Powershift vc nem chega na serra.
No Kicks vc pode usar o modo sport e para descidas muito íngremes é so ajustar a alavanca para a posição L
Bom dia! Na descida com o carro em movimento com o cambio D, se eu ajustar para o L,eu piso no pedal?
òtimo, sào bons os comentários sobre os carrros com câmbio automático (gostei)
Ja sou habilitada desde 2008 + nesse mesmo ano bati o carro pq ñ subi ussar o freio….
Depois dé 10 anos voutei a dirigir optei pelo o automático ,gosto dos comentários estou buscando conhecimentos .
Tenho uma Ecosport 2010 automático e ela possui o botão de OVERDRIVE que faz isso automaticamente mas aos que não tem essa opção não recomendo com o carro em movimento fazer as trocas manual pelo pouco que aprendi não se deve fazer trocas com cambio automático em movimento graças às Deus meu carro possui esse sistema de frio motos que segura o carro nas descidas e se estou numa subida e aciono o OVERDRIVE ele dá mais força no carro
Você demonstra total desconhecimento do seu câmbio automático. O Overdrive nada mais é, uma redução de marcha. Não tem nada de automático, você o faz!!!
Uai fera, se em carros automáticos não se deve trocar as marchas por conta própria, os que tem borboletas atrás do volante devem ter aquilo só como adereço estético, só para deixar bonitinho?
Cada dia que vejo uma postagem desse site fico decepcionado. Não dizem nada, apresentão informações controvérsias sem fonte. Infelizmente vou ter que bloquear
Concordo plenamente. Conteúdo raso, mal explicado e ausente de conhecimento técnico e acadêmico. Como se a maioria dos câmbios automáticos no Brasil tivessem opção de seleção de marchas.
Falou, falou e não disse nada.
Muito fraca essa matéria.
Como fazem a seleção de autores e materiasnpara esse site?
Precisam melhorar muito
A dica nos automáticos é reduzir abaixo de 40 km/h.
??????
Onde você aprendeu isso rapaz?
Só rindo pelo erro grotesco!!!
Inútil esse artigo! Então no câmbio automático não dá pra fazer isso. Você tem que parar o carro e colocar no manual!
…errado!!! Não há necessidade de parar o carro para fazer o uso do recurso mecânico no seu câmbio automático…
Cara…
Você não entende nada de câmbio automático.
Todo câmbio automatico, sem exceção, podem ser “manuseado, ou seja, o motorista pode trocar as marchas como bem entender.
O próprio sistema se encarrega de engatar ou não a marcha selecionada.
Vou dar um exemplo…
Se o veiculo está a 100 km. por hora em drive, o motorista pode engatar qualquer marcha, inclusive a 1° marcha.
O sistema não vai aceitar a marcha até a velocidade do veículo ser compatível com RPM x velocidade do veículo.
Isso é feito automaticamente pelo sistema de controle do câmbio para proteger o câmbio e também o motor.
Tenho carros automáticos a mais de 20 anos e falo com conhecimento de causa
Os câmbio mais antigos, apesar de também funcionarem da mesma forma, permitiam a entrada da marcha à Ré fazer do o motor parar.
Os câmbio modernos, mesmo se você engatar a marcha à Ré com o carro em velocidade, ele não permite que o câmbio engate a marcha e te da um aviso sonoro.
Simples assim.
Os câmbios automáticos permitem que você selecione qualquer marcha, independente da velocidade do veículo.
As marchas só serão engatadas quando a velocidade estiver compatível com a marcha selecionada.
Se você estiver a 100km. hora e selecionar a 2° marcha, ela simplesmente não vai engatar até que a velocidade seja compatível com a marcha selecionada.
O veículo vai reduzindo a velocidade e trocando as marchas até chegar na marcha selecionada.
Simples assim..
Tenho carros automáticos a 30 anos…
Sei do que estou falando.
Outra coisa.
Nunca tive algum problema nos câmbios automáticos.
Se trocar o óleo conforme manda o manual, nunca terá problema.
Alguns câmbio automáticos já vem com óleo “full time.
Não precisa trocar.
Só completar caso abaixe.
Nossa,andei com o meu carro Honda fit automático 1.4, por 23 km sem abaixar o freio de mão. Posso ter danificado algo no carro,pois no outro dia percebi que a roda de trás está rangindo.
Não não…
…. provavelmente o desgaste foi na lona de freio atuante em tal roda… Quanto a danificar o câmbio, ocorreria que o câmbio iria patinar…
Não explicou nada
Estou planejando ir para o Chile no meu Fiat 147 com motor Fiasa, minha preocupação maior é será que devo reduzir na descida dos Andes em El Caracoles, ou o freio de pé da conta?
Tenho uma wr-honda CVT uso a marcha no l ou no seu para freio motor em uma serra
A minha Toyota RAV4 com CVT faz a devida redução através de sensores inclinômetros ou a forma como se usa os freios. Nos carros com borboletas no volante pode ser feita a redução facilmente.
No meu Corolla g10 tem câmbio super ECT e reduz a marcha quando detecta inclinações. Já no meu anterior g9 não, tinha que reduzir manualmente mesmo.
Poxa… No meu Fit, que também é CVT, eu não sinto nenhum freio motor, absolutamente zero, ainda não peguei serra, minha cidade não tem morro, mas quando tô em uma reta e deixo o carro perder velocidade não sinto o freio motor. Dizem que na posição S percebe se, mas ainda não usei.
Comprei um JAC T40 com câmbio CVT e fiquei impressionado com a eficiência do freio motor em descidas fortes. O carro reconhece a situação e segura. Já é o quarto carro automático que tenho e nunca havia visto.isso.
Poxa… No meu Fit, que também é CVT, eu não sinto nenhum freio motor, absolutamente zero, ainda não peguei serra, minha cidade não tem morro, mas quando tô em uma reta e deixo o carro perder velocidade não sinto o freio motor. Dizem que na posição S percebe se, mas ainda não usei.