Saiba como usar o freio motor em carro automático

Por medida de segurança é sempre recomendável usar o freio motor nas descidas. Mas, e no caso dos carros automáticos? Como fazer?

destaque cambio automatico
Por Boris Feldman
Publicado em 22/05/2019 às 21h00

Leitor do nosso AutoPapo ouviu um comentário nosso a respeito do uso do freio motor. Eu expliquei que quando o carro está descendo uma ladeira que o motorista não deve fazer uso apenas dos freios, mas deve usar inteligentemente a caixa de marchas. Ou seja, reduzir a marcha colocando pra descer a mesma que ele usaria para subir aquela ladeira.

Em uma descida mais íngreme ele pode até engatar uma terceira ou uma segunda marcha. Além de dar mais segurança, ainda poupa o sistema de freios. Mas, o que o leitor nos questionou foi: meu carro tem câmbio automático, como é que eu faço uso desse freio motor?  Ora, exatamente do mesmo jeito.

O fato de o carro ter o câmbio automático não impede que o motorista selecione uma marcha mais reduzida na alavanca. O freio motor só não será automático, vai exigir uma interferência do motorista para engatar a marcha mais adequada àquela descida.

freio motor
(Fabiano Azevedo/AutoPapo)

Câmbio automático (Foto Fabiano Azevedo| AutoPapo)

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
33 Comentários
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Leoni Consorte De Miranda 8 de fevereiro de 2024

Gostaria de saber se posso trocar a marcha do meu carro com ele andando?
Expl. Subi um moro depois vou descer, preciso mudar o câmbio automático que esta no D3 e colocar no D2 que seria uma segunda visto que pra mudar o câmbio tenho que usar o pedal do freio, pra então mudar o câmbio pra marcha desejada.
Preciso parar o carro automático pra mudar o câmbio?
Pois se eu descer o moro segurando no pedal de freio vou danificar o mesmo

AutoPapo
AutoPapo 9 de fevereiro de 2024

Tudo bem?

Nesta situação, de D3 para D2, não há exigência do uso do pedal de freio, Leoni. A troca pode ser feita sim.

Abraço,
Equipe AutoPapo

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José Fortes 17 de março de 2021

Bom mesmo é o Honda Civic 2009 era só programas a velocidade no piloto automático que o carro, mesmo em descidas, não ultrapassava a velocidade programada. Os mais novos não têm esta possibilidade. Evolução pra pior.

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Juraci Padua 24 de dezembro de 2020

Meu querido…. pra carros aytimaticos com opção de câmbio manual não precisa explicar né? Explica como usar freio motor com câmbio CVT sem a opção de câmbio manual como o novo Versa 1,6 exclusive CVT 2021 da Nissan

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JOSE VIEIRA SOUZA 6 de janeiro de 2020

Bom Dia pessoal!
Comprei uma Ecoesport SE Direct automática que não possui mudança de marcha manual, possui apenas as posições: P, N, R, D, S. Neste caso me bateu uma dúvida, como faço para descer uma serra utilizando o freio a motor?

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fernando bueno 18 de janeiro de 2020

Só colocar o câmbio na posição S e travar a macha na primeira ou segunda marcha, dependendo da ladeira…

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Carlos 16 de julho de 2021

Se for Powershift vc nem chega na serra.

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Paulo Marcio Barbosa 6 de abril de 2019

No Kicks vc pode usar o modo sport e para descidas muito íngremes é so ajustar a alavanca para a posição L

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Jose Bonati 15 de dezembro de 2019

Bom dia! Na descida com o carro em movimento com o cambio D, se eu ajustar para o L,eu piso no pedal?

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manoel ferreira rodrigues 25 de julho de 2018

òtimo, sào bons os comentários sobre os carrros com câmbio automático (gostei)

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Helena Fernandes 28 de junho de 2018

Ja sou habilitada desde 2008 + nesse mesmo ano bati o carro pq ñ subi ussar o freio….
Depois dé 10 anos voutei a dirigir optei pelo o automático ,gosto dos comentários estou buscando conhecimentos .

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Jefferson 28 de junho de 2018

Tenho uma Ecosport 2010 automático e ela possui o botão de OVERDRIVE que faz isso automaticamente mas aos que não tem essa opção não recomendo com o carro em movimento fazer as trocas manual pelo pouco que aprendi não se deve fazer trocas com cambio automático em movimento graças às Deus meu carro possui esse sistema de frio motos que segura o carro nas descidas e se estou numa subida e aciono o OVERDRIVE ele dá mais força no carro

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André M. 28 de junho de 2018

Você demonstra total desconhecimento do seu câmbio automático. O Overdrive nada mais é, uma redução de marcha. Não tem nada de automático, você o faz!!!

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Diógenes 28 de junho de 2018

Uai fera, se em carros automáticos não se deve trocar as marchas por conta própria, os que tem borboletas atrás do volante devem ter aquilo só como adereço estético, só para deixar bonitinho?

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Thiago 28 de junho de 2018

Cada dia que vejo uma postagem desse site fico decepcionado. Não dizem nada, apresentão informações controvérsias sem fonte. Infelizmente vou ter que bloquear

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André Tadeu 28 de junho de 2018

Concordo plenamente. Conteúdo raso, mal explicado e ausente de conhecimento técnico e acadêmico. Como se a maioria dos câmbios automáticos no Brasil tivessem opção de seleção de marchas.

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Jairo 27 de junho de 2018

Falou, falou e não disse nada.
Muito fraca essa matéria.
Como fazem a seleção de autores e materiasnpara esse site?
Precisam melhorar muito

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Kedes Nascimento 27 de junho de 2018

A dica nos automáticos é reduzir abaixo de 40 km/h.

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André M. 28 de junho de 2018

??????
Onde você aprendeu isso rapaz?
Só rindo pelo erro grotesco!!!

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Luiz 27 de junho de 2018

Inútil esse artigo! Então no câmbio automático não dá pra fazer isso. Você tem que parar o carro e colocar no manual!

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Rolver 27 de junho de 2018

…errado!!! Não há necessidade de parar o carro para fazer o uso do recurso mecânico no seu câmbio automático…

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Adriano 27 de junho de 2018

Cara…
Você não entende nada de câmbio automático.
Todo câmbio automatico, sem exceção, podem ser “manuseado, ou seja, o motorista pode trocar as marchas como bem entender.
O próprio sistema se encarrega de engatar ou não a marcha selecionada.
Vou dar um exemplo…
Se o veiculo está a 100 km. por hora em drive, o motorista pode engatar qualquer marcha, inclusive a 1° marcha.
O sistema não vai aceitar a marcha até a velocidade do veículo ser compatível com RPM x velocidade do veículo.
Isso é feito automaticamente pelo sistema de controle do câmbio para proteger o câmbio e também o motor.
Tenho carros automáticos a mais de 20 anos e falo com conhecimento de causa
Os câmbio mais antigos, apesar de também funcionarem da mesma forma, permitiam a entrada da marcha à Ré fazer do o motor parar.
Os câmbio modernos, mesmo se você engatar a marcha à Ré com o carro em velocidade, ele não permite que o câmbio engate a marcha e te da um aviso sonoro.
Simples assim.

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Adriano 27 de junho de 2018

Os câmbios automáticos permitem que você selecione qualquer marcha, independente da velocidade do veículo.
As marchas só serão engatadas quando a velocidade estiver compatível com a marcha selecionada.
Se você estiver a 100km. hora e selecionar a 2° marcha, ela simplesmente não vai engatar até que a velocidade seja compatível com a marcha selecionada.
O veículo vai reduzindo a velocidade e trocando as marchas até chegar na marcha selecionada.
Simples assim..
Tenho carros automáticos a 30 anos…
Sei do que estou falando.
Outra coisa.
Nunca tive algum problema nos câmbios automáticos.
Se trocar o óleo conforme manda o manual, nunca terá problema.
Alguns câmbio automáticos já vem com óleo “full time.
Não precisa trocar.
Só completar caso abaixe.

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Jade 27 de junho de 2018

Nossa,andei com o meu carro Honda fit automático 1.4, por 23 km sem abaixar o freio de mão. Posso ter danificado algo no carro,pois no outro dia percebi que a roda de trás está rangindo.

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Rolver 27 de junho de 2018

Não não…
…. provavelmente o desgaste foi na lona de freio atuante em tal roda… Quanto a danificar o câmbio, ocorreria que o câmbio iria patinar…

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Edison 27 de junho de 2018

Não explicou nada

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Daniel 27 de junho de 2018

Estou planejando ir para o Chile no meu Fiat 147 com motor Fiasa, minha preocupação maior é será que devo reduzir na descida dos Andes em El Caracoles, ou o freio de pé da conta?

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JOSE LUIZ RIBEIRO 27 de junho de 2018

Tenho uma wr-honda CVT uso a marcha no l ou no seu para freio motor em uma serra

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Carlos F Paula Neto 27 de junho de 2018

A minha Toyota RAV4 com CVT faz a devida redução através de sensores inclinômetros ou a forma como se usa os freios. Nos carros com borboletas no volante pode ser feita a redução facilmente.

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Hélcio 28 de junho de 2018

No meu Corolla g10 tem câmbio super ECT e reduz a marcha quando detecta inclinações. Já no meu anterior g9 não, tinha que reduzir manualmente mesmo.

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Diego 27 de junho de 2018

Poxa… No meu Fit, que também é CVT, eu não sinto nenhum freio motor, absolutamente zero, ainda não peguei serra, minha cidade não tem morro, mas quando tô em uma reta e deixo o carro perder velocidade não sinto o freio motor. Dizem que na posição S percebe se, mas ainda não usei.

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Vítor Diniz 27 de junho de 2018

Comprei um JAC T40 com câmbio CVT e fiquei impressionado com a eficiência do freio motor em descidas fortes. O carro reconhece a situação e segura. Já é o quarto carro automático que tenho e nunca havia visto.isso.

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Diego 27 de junho de 2018

Poxa… No meu Fit, que também é CVT, eu não sinto nenhum freio motor, absolutamente zero, ainda não peguei serra, minha cidade não tem morro, mas quando tô em uma reta e deixo o carro perder velocidade não sinto o freio motor. Dizem que na posição S percebe se, mas ainda não usei.

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