Fumaça do carro pode indicar problemas: fique atento à coloração

Cor da fumaça que sai pelo escapamento permite identificar diferentes problemas, alguns deles muito sérios, no motor do veículo

Por Boris Feldman13/06/19 às 06h15

Fumaça colorida saindo do escapamento do carro é sinal de uma avaria no motor. E isso pode ser mais ou menos grave, dependendo da cor dessa fumaça.

Se ela for negra, é sinal de um excesso de combustível, e basta regular o sistema de injeção. Se a fumaça do carro for de cor quase branca, é sinal de que tem água sendo queimada na câmara de combustão. E tem que se verificar com urgência de onde está vindo essa água.

Finalmente, se a cor for de um azul acinzentado, a fumaça está indicando presença de óleo sendo queimado na câmara de combustão, que pode estar vindo da parte de cima do motor, do cabeçote. Ou da parte de baixo, do cárter, por um excesso de desgaste – uma alta quilometragem do carro – ou uma avaria nos anéis dos pistões. E, neste caso, pode ir lá na vareta porque o nível de óleo está abaixando.

Fumaça do carro
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (Seja o primeiro a avaliar)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário