DT Clean: gasolina aditivada da Ipiranga

Você sabe se as gasolinas aditivadas, premium e podium ajudam a melhorar o desempenho do seu carro de verdade?

Por Boris Feldman22/03/18 às 17h04

A DT Clean, gasolina aditivada da rede Ipiranga, cumpre o que promete. Limpa o motor e, em consequência disso, melhora sua performance. Mas não vá achando que toda propaganda é assim! As gasolinas com maior octanagem, por exemplo, só aumentam o desempenho de alguns automóveis.

[TRANSCRIÇÃO]

Marcas de gasolina vêm tentando cativar clientes com propaganda enganosa que diz, em geral, que abastecendo com aquela gasolina o motor vai ganhar performance, aumentar a potência. Mas não é bem assim!

Se a gasolina tem maior octanagem, caso da Premium e da Podium, ela pode aumentar a potência e o desempenho de alguns motores, não todos.

Gasolina aditivada limpa o motor e melhora sua performance. A Ipiranga promete exatamente isso quando anuncia sua gasolina DT Clean. Mas, atenção, não caia no conto da gasolina que aumenta potência de motor.

A única que vem anunciando corretamente as vantagens da gasolina aditivada é a empresa Ipiranga. Com a sua DT Clean, ela promete que limpa o motor. Todas as outras gasolinas com os aditivos detergentes e dispersantes fazem o mesmo. A Ipiranga está certa: ela diz que deixa o motor mais limpo e que, por isso, ele vai funcionar melhor.

Está parecendo até propaganda para a marca, mas não é. O áudio é apenas reconhecimento a uma empresa que anuncia corretamente os seu produto. Aliás, quer mais informações? Pergunta lá no posto Ipiranga…

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
6 Comentários
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  • ELCIO PAULO DE SIQUEIRA 6 de maio de 2018

    TENHO UM SANDERO RS 2.0 2017, COLOQUEI ESSA GASOLINA ADITIVADA DO POSTO IPIRANGA, DT CLEAN, O SANDERO VIROU UM JATO TÁ ANDANDO MUITO E GASTANDO MENOS, MUITO TOP, DAQUI PRA FRENTE SÓ POSTO IPIRANGA.

  • Rubisney 6 de maio de 2018

    Nenhuma gasolina vai “limpar”o motor,simplesmente porquê a gasolina só fica na parte do cilindro sempre acima do pistão.Ela jamais irá passar pra parte debaixo do pistão,pois pra isso existe os anéis para impedir a gasolina de descer abaixo dos pistões e impedir o óleo de subir.A gasolina não chega no motor portanto não tem como “limpar” o motor.Ja pensou se a gasilina se misturasse com o óleo do cárter para limpar o motor?

    • Luis 29 de dezembro de 2018

      Esse modo de se referir é para os leigos, pois numa propaganda curta não dá pra ficar explicando que a gasolina mantém o sistema de injeção limpa

    • Renan Toledo 5 de janeiro de 2019

      Boa tarde amigo! Não sei qual tua formação, mas mas tua teoria não se aplica na prática. Um exemplo, carros movidos a GNV não carbonizam o motor, fazendo com que ele permaneça com óleo sempre limpo e este combustível não se mistura com o óleo como você mesmo citou em seu comentário. Se você usar só etanol em seu carro, nunca por gasolina vai acontecer a mesma coisa, o motor não vai carbonizar e consequentemente aumentar sua vida util. Em 2004 eu tinha uma pálio weekend que coloquei gnv e na época o álcool era barato então eu usava só gnv e etanol, vendi ela com 380.000km em 2009, com o motor completamente limpo, óleo transpatente como novo. Acredito que essa seja a proposta da Ipiranga, um combustível que não carbonize o motor, então com o tempo seu motor vai descarbonizando promovendo uma limpeza, mas pra saber só testando…Estou fazendo o teste no Voyage zero km que comprei este ano…Só uso DTClean e Gnv…daqui a um ano saberemos se é realidade ou mais uma propaganda enganosa.

  • Mario 10 de dezembro de 2018

    Eu tenho um Classic VHCE 2011, troquei de alcool para a gasolina DT Clean em posto que eu sou cliente há mais de 10 anos e que se bandeirou Ipiranga na greve dos caminhoneiros de maio deste ano, antes de ser bandeirado eu colocava no posto, geralmente era gasolina aditivada da ALE e BR, fazia a troca de combustível e rodava os 70 km para ir a minha casa e não falhava o carro no dia seguinte de manhã, aliás nem falhava, fiz o mesmo, coloquei 47 litros de DT Clean e rodei um total 240km, sendo 200km de estrada e 7 com 18,6 litros, dando media de inferior a 14 km/l, diferente do das outras, depois enchi o tanque de DT Clean para fazer media, depois mais 8 litros, e com dificuldade de pegar o carro, só pegava com o acelerador até o fundo na quarta ou quinta vez, por fim coloquei 7,5 litros de v power,a partida agora ao pisar no acelerador pega de primeira e foi rodado 27 km depois disso sem o ponteiro do marcador de combustível, o que acha?

  • frederico dom bosco moni 12 de dezembro de 2018

    Tenho um Santana 1.8 ano 98 com 225.000 km e de vez em quando eu usava aditivada e agora passei a usar com constância. Isto pode gerar algum tipo de problema no motor?????????????????

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