Gasolina comum é melhor do que a aditivada?

A gasolina aditivada é melhor para o automóvel... Mas, no Brasil, faltam regras para definir um padrão para o combustível

Por BORIS FELDMAN03/07/18 às 11h40

A fábrica do automóvel, ao elaborar o manual do proprietário, deve informar com que combustível o motorista deve abastecê-lo. Por mais óbvia que seja, esta informação deve estar presente. Em razão dessa obrigatoriedade, surge uma controvérsia no caso do mercado brasileiro. No seu manual, a fábrica recomenda gasolina comum ou aditivada?

A gasolina de octanagem normal disponível nos postos pode ser a comum ou a aditivada. O governo já adiou a obrigatoriedade de toda ela conter aditivos e, por isso, algumas fábricas (Honda, por exemplo) recomendam abastecer com a gasolina comum. Ela é melhor que a aditivada?

Claro que não. Pelo contrário, deve-se abastecer com a aditivada. Ou com a comum e o próprio motorista comprar um frasco de aditivo para jogar no tanque. Entretanto, só quando a ANP, as distribuidoras de combustíveis e as fábricas de aditivos chegarem a um acordo é que a aditivação da nossa gasolina terá um padrão,ou seja, as mesmas características em qualquer posto de qualquer marca.

Atualmente, cada distribuidora coloca o aditivo que bem entende em sua gasolina e, por isso, não existe um padrão. Pode até existir uma rede de postos que tenha uma aditivação que pode prejudicar (ao invés de beneficiar) o motor. Não há controle nem fiscalização destes aditivos.

Boris explica por que razão algumas fábricas indicam o uso da gasolina comum no Brasil, ainda que a aditivada seja melhor para os carros.

Por isso, as fábricas são praticamente forçadas a recomendar o uso da comum: como testar a aditivada se existem dezenas de variações entre as marcas e os postos? Elas sabem a importância do aditivo, que ele evita a formação de depósitos carboníferos que acabam prejudicando a combustão e até – em casos extremos – danificando o motor.

Mas, se correr o bicho pega, se ficar o bicho come…

Outra recomendação curiosa (da Nissan, por exemplo) é de não usar gasolina com chumbo, que já não existe há muitos anos no Brasil. Neste caso, é porque seus carros podem ser exportados para países que ainda aditivam a gasolina com chumbo tetra-etila. Ou algum cliente pode viajar com o carro para algum deles. O problema principal do chumbo na gasolina é danificar o catalisador, que contem materiais nobres para – numa reação química – eliminar a nocividade dos gases do escapamento.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

14 Comentários

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  • Carlos vigiano 5 de julho de 2018

    GNV realmente prejudica o motor

  • Claiton 4 de julho de 2018

    No meu celta 09 sempre fica pingando água do escapamento!! Depois de desligar o carro!

  • Herli Silvana 18 de fevereiro de 2018

    Boris, meu carro e um Honda Civic 99 automático, depois que fiz a troca de óleo começou a queimar combustão saindo água e fumaça do escapamento, o que pode ser? Outras vezes coloquei gasolina aditiva e com mais frequência a comum.

    • Boris Feldman 28 de fevereiro de 2018

      Só uma troca de óleo não justifica estes problemas, nem gasolina comum ou aditivada. Deve ter ocorrido outro problema neste motor.

  • Francisco Rondon 5 de janeiro de 2018

    um amigo sempre coloca 1/2 litro de querosene misturado ao álcool sempre que enche o tanque. Segundo ele consegue fazer 10/11 Km/l na cidade numa EcoSport. Este procedimento não causará danos futuros. Caso negativo, seria recomendado para carro a gasolina.

  • Heveraldo Gomes Júnior 30 de dezembro de 2017

    Se eu colocar um pouco de querosene no tanque do carro ajuda na limpeza dos bicos injetores?

    • Boris Feldman 29 de janeiro de 2018

      Não ajuda na limpeza e ainda pode prejudicar o motor.

  • Elias Bezerra 26 de dezembro de 2017

    tenho um gol 1.6 power 2007,ele não tem o filtro de polem (ar condicionado.) como faço para eliminar os gases nocivos ?

    • Boris Feldman 29 de dezembro de 2017

      Não é possível comprar e instalar o filtro?

  • Antonio cesar 21 de dezembro de 2017

    Qual a melhor comum ou aditivada noto no meu uno quando coloco aditivada e consome mas.

    • Boris Feldman 29 de dezembro de 2017

      É só impressão. Deve-se usar a gasolina aditivada, ou a comum e aditivá-la para evitar a formação de depósitos carboníferos no motor.
      Um abraço.

  • Diniz Pereira de Oliveira 21 de dezembro de 2017

    Por favor, quais os ítens necessários e obrigatórios em uma revisão, pergunto porque as concessionárias se aproveitam do momento e ignorância dos proprietários e fazem tudo o que pode e não pode e após emite aquela fabulosa conta, que seria desnessária. Obrigado.

    • Leandro Yoshida 28 de dezembro de 2017

      Cada montadora tem um plano recomendado para as revisões, com itens de troca específicos.
      Para tirar dúvidas, acesse o site da montadora do seu veículo e consulte a tabela do plano de manutenção.

    • Boris Feldman 29 de dezembro de 2017

      Basta conferir a lista de itens a serem verificados emitida pelo fabricante do automóvel para cada revisão.
      Um abraço!

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