Esse barulhinho metálico pode surgir na caixa de transmissão, assim como nos câmbios automatizados de dupla embreagem
Alguns barulhinhos do automóvel desafiam a engenharia automobilística há tempos. O grilo da caixa de marchas é um desses ruídos. O mais frequente deles é um barulho metálico que surge quando o câmbio está desengatado, ou seja, quando o carro está em ponto morto.
Basta pisar na embreagem, mesmo sem engatar uma marcha, que ele desaparece. Quando se tira o pé da embreagem, o barulhinho aparece de novo.
Você vai à concessionária e a oficina tenta te convencer que aquilo não é nada – e não é nada mesmo. A explicação é que, em algumas caixas de marchas, existem peças livres que giram e batem umas contra as outras quando ela está em ponto morto.
Com a embreagem pressionada, elas se separam e o barulho desaparece. Nem todos os carros apresentam este ruído, pois o projeto do câmbio varia de um para o outro.
Então, não é defeito? Não. A caixa sempre vai fazer esse barulhinho e nada mais, não há nenhum inconveniente mecânico, nenhum desgaste. Apesar disso, já houve fábrica que “instruiu” a concessionária a revestir a caixa de marchas com uma manta especial para abafar uma parte do grilo.
É um paliativo que reduzia um pouco o incômodo, mas não resolvia nada.
Outro barulho incômodo é de alguns câmbios automatizados de dupla embreagem, como o DSG dos carros do grupo Volkswagen, como o Passat e o Golf.
Quando o carro está andando devagar e sobre um piso irregular, como um calçamento de pedra, surge um ruído metálico que incomoda, e o motorista chega a imaginar que há algum componente solto, quase caindo.
Entretanto, esse barulho é considerado normal, pois os câmbios de dupla embreagem são muito complexos, a ponto de se poder considerar que tratam-se de duas caixas de marchas acopladas em uma só.
Por isso existem algumas situações em que componentes muito próximos e rodando livremente podem bater uns contra outros e provocar o “barulhinho” que tanto incomoda. Neste caso, não há embreagem a ser pressionada para verificar se esta é realmente a origem do ruído, como no primeiro caso. Porém, também não há risco de problemas mecânicos.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |
O meu Kia picanto está fazer um ruído quando está no P ou no N,mas quando engreno D ou R o ruído desaparece.o que deve ser?estou fraco?
Tenho um Honda Civic 2014 automático 1.8 16v
Faz um barulho de grilo quando está em ponto neutro e no p quando colo no D ou R o barulho some o que poderia ser ? Não escapa marcha não dá tranco não perde força as trocas são bem suaves
Pode ser conversor de torque?
No meu caso , tenho um Logus 96, o barulho só aparece após o motor bem quente, e no ato de retomada de aceleração , aparece em todas as marchas principalmente com barulho ainda mais alto na segunda e terceira . Por favor , como posso resolver, alguém pode me ajudar com opiniões, grato !
No meu Q3 há um ruído parecido com o de rasgo quando o câmbio automático engata a quinta marcha pela primeira vez na viagem.
O meu “nao era nada” está me custando uma caixa nova ?
Tenho uma new Tucson 13 mil km o barulho de grilo de aproximadamente 1 segundo faz toda hora que a marcha é reduzida, exemplo 5º para 4º, 4º para 3º . Chega de ser chato o barulhinho e tipo um choquinho… eu percebo toda hora.
Eu ouço o barulho do câmbio DSG do meu Passat Highline 2017/2018. Começou com uns 3.000 Km. Era ouvido quando passava por um quebra-molas. O carro ficou três dias na concessionária e disseram-me que o ruído vinha do câmbio, mas era normal. Com 8.000 Km, fiz uma viagem de 2.200 Km. pela BR 040 e na volta o barulho aumentou. Ouve-se perfeitamente em baixa velocidade, em qualquer piso. Parece suspensão de ônibus chacoalhando.