Gasolina brasileira já foi ruim, mas hoje é uma das melhores do mundo
A gasolina brasileira, com o passar dos anos, foi melhorada e hoje qualquer carro do mundo pode ser abastecido com ela. Eu explico isso aqui:
A gasolina brasileira, com o passar dos anos, foi melhorada e hoje qualquer carro do mundo pode ser abastecido com ela. Eu explico isso aqui:
Durante muitos anos, até a década de 80, alguns carros europeus exportados para o Brasil tinham que passar por um processo de “tropicalização” para o motor não quebrar quando abastecido com a nossa gasolina. Ela era, de fato, muito ruim, mas, de lá para cá, ganhou muito em qualidade.
O chumbo tetraetila foi substituído pelo etanol: ou seja, ela ficou mais limpa. Aumentou muito a octanagem e qualquer carro do mundo pode ser abastecido com ela sem nenhum problema. E em 2014, o elevado teor de enxofre foi finalmente reduzido de 200 PPM (Partes por milhão) para apenas 50 PPM.
E o que faltava hoje para ela ser incluída entre as melhores do mundo é a exigência de uma densidade mínima. Não falta mais: a Agência Nacional do Petróleo (ANP), através de uma resolução neste mês de janeiro, estabeleceu que a gasolina brasileira, já considerada a mistura de 27% de etanol, tenha no mínimo 715 kg por metro cúbico.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Gente ignorante. Não tem a mínima noção do que é octanagem ( acham que é a “potência” do combustível) e vem falar assim do etanol (que é usado no mundo inteiro).
Em tempo: Boris, até onde sei o limite anterior de enxofre, antes de 2014, era de 1000 ppm. 200 ppm era o valor típico das gasolinas da época. Salvo a Podium, que já nasceu com maior octanagem e 30 ppm.
Sr. Boris, boa noite.
Poderia me mandar o endereço do posto onde o senhor abastece ?
É no Brasil ?
Porque aqui em São Paulo, nem aditivada se salva….
Desculpe, mas desta vêz, seu comentário não foi feliz.
Boris, desta vez você pisou frio na bola, não sei onde você está abastecendo para falar esse tipo de coisa, mas na prática nossa gasolina e terrível, só o fato de ter 27% de etanol já é motivo para ser uma das piores do mundo.
Caro Boris, acompanho seus comentários automotivos, pra lá de úteis, há muitos anos. Confio em seus comentários, nas esse….Tenho muita admiração pela sua capacidade/conhecimento nesta área. Deixando de lado os confetes e serpentinas, gostaria de registrar que já tive três carros que foi necessário a retificação do cabeçote, por conta da má, porque não dizer péssima, qualidade da gasolina. Será verdade que nossa gasolina é ” ….a melhor do mundo?”. Tenho dúvidas quanto a isso.
Antônio,
De fato temos que saber separar o joio do trigo. Eu mesmo já fui vítima de combustível batizado em um posto Shell que eu abastecia fielmente por 6 anos. Ocorre que o preço deste posto era sempre o mais caro do bairro, então do nada abaixo, e assim meu Gol 1.8AP ano 1990 na época ( no ano de 2018) começou a engasgar nas retomas de velocidade. Mudei de posto e o carro voltou a funcionar normalmente.
Mas devemos levar em consideração que densidade mínima vai ser um dos motivos a penalizar o dono do posto que vende gasolina batizada. Desta maneira, de fato a gasolina brasileira pode ser a melhor do mundo, porém ela não é encontrada em 100% dos postos de combustíveis do Brasil.
Assim deviam fazer um ranking de um valor médio de qualidade, não considerando apenas a gasolina boa que sai da Petrobrás. Tipo octanagem média 90, etc.
Agora o povo devia fazer a sua parte, denunciar a ANP posto que batiza combustível. E os parlamentarem deviam fazer lei que desse dezenas de anos de cadeia para dono de posto que batiza combustível. Por fim, combustível barato é sinal de batismo na certa!