Gasolina brasileira já foi ruim, mas hoje é uma das melhores do mundo

A gasolina brasileira, com o passar dos anos, foi melhorada e hoje qualquer carro do mundo pode ser abastecido com ela. Eu explico isso aqui:

Por Boris Feldman06/02/20 às 08h30

Durante muitos anos, até a década de 80, alguns carros europeus exportados para o Brasil tinham que passar por um processo de “tropicalização” para o motor não quebrar quando abastecido com a nossa gasolina. Ela era, de fato, muito ruim, mas, de lá para cá, ganhou muito em qualidade.

O chumbo tetraetila foi substituído pelo etanol: ou seja, ela ficou mais limpa. Aumentou muito a octanagem e qualquer carro do mundo pode ser abastecido com ela sem nenhum problema. E em 2014, o elevado teor de enxofre foi finalmente reduzido de 200 PPM (Partes por milhão) para apenas 50 PPM.

E o que faltava hoje para ela ser incluída entre as melhores do mundo é a exigência de uma densidade mínima. Não falta mais: a Agência Nacional do Petróleo (ANP), através de uma resolução neste mês de janeiro, estabeleceu que a gasolina brasileira, já considerada a mistura de 27% de etanol, tenha no mínimo 715 kg por metro cúbico.

teste de qualidade de combustivel gasolina adulterada alcool etanol
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Luis Santos 8 de fevereiro de 2020

    Gente ignorante. Não tem a mínima noção do que é octanagem ( acham que é a “potência” do combustível) e vem falar assim do etanol (que é usado no mundo inteiro).

    Em tempo: Boris, até onde sei o limite anterior de enxofre, antes de 2014, era de 1000 ppm. 200 ppm era o valor típico das gasolinas da época. Salvo a Podium, que já nasceu com maior octanagem e 30 ppm.

  • Avatar
    Mauro 7 de fevereiro de 2020

    Sr. Boris, boa noite.
    Poderia me mandar o endereço do posto onde o senhor abastece ?
    É no Brasil ?
    Porque aqui em São Paulo, nem aditivada se salva….
    Desculpe, mas desta vêz, seu comentário não foi feliz.

  • Avatar
    George 6 de fevereiro de 2020

    Boris, desta vez você pisou frio na bola, não sei onde você está abastecendo para falar esse tipo de coisa, mas na prática nossa gasolina e terrível, só o fato de ter 27% de etanol já é motivo para ser uma das piores do mundo.

  • Avatar
    Antonio Rangel 6 de fevereiro de 2020

    Caro Boris, acompanho seus comentários automotivos, pra lá de úteis, há muitos anos. Confio em seus comentários, nas esse….Tenho muita admiração pela sua capacidade/conhecimento nesta área. Deixando de lado os confetes e serpentinas, gostaria de registrar que já tive três carros que foi necessário a retificação do cabeçote, por conta da má, porque não dizer péssima, qualidade da gasolina. Será verdade que nossa gasolina é ” ….a melhor do mundo?”. Tenho dúvidas quanto a isso.

    • Avatar
      Mister Gasosa 6 de fevereiro de 2020

      Antônio,
      De fato temos que saber separar o joio do trigo. Eu mesmo já fui vítima de combustível batizado em um posto Shell que eu abastecia fielmente por 6 anos. Ocorre que o preço deste posto era sempre o mais caro do bairro, então do nada abaixo, e assim meu Gol 1.8AP ano 1990 na época ( no ano de 2018) começou a engasgar nas retomas de velocidade. Mudei de posto e o carro voltou a funcionar normalmente.
      Mas devemos levar em consideração que densidade mínima vai ser um dos motivos a penalizar o dono do posto que vende gasolina batizada. Desta maneira, de fato a gasolina brasileira pode ser a melhor do mundo, porém ela não é encontrada em 100% dos postos de combustíveis do Brasil.
      Assim deviam fazer um ranking de um valor médio de qualidade, não considerando apenas a gasolina boa que sai da Petrobrás. Tipo octanagem média 90, etc.
      Agora o povo devia fazer a sua parte, denunciar a ANP posto que batiza combustível. E os parlamentarem deviam fazer lei que desse dezenas de anos de cadeia para dono de posto que batiza combustível. Por fim, combustível barato é sinal de batismo na certa!

Avatar
Deixe um comentário