Latin NCAP faz testes de segurança, mas é preciso ter pé atrás

O Latin NCAP avalia a segurança dos carros, mas há de se observar algumas distorções nos testes feitos pela entidade uruguaia

ford ranger teste latin ncap
Por Boris Feldman
Publicado em 18/10/2019 às 06h15

O Latin NCAP é uma entidade uruguaia que testa automóveis comercializados no Brasil, para avaliar o nível de proteção aos ocupantes no caso de acidentes.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Não resta dúvida que estas avaliações elevaram o nível de segurança dos nossos automóveis. Porém, há que se ter um pé atrás com as estrelas que o Latin NCAP classifica nossos carros, devido a uma série de distorções nos resultados, como por exemplo: um carro que já foi avaliado com quatro estrelas, entre as cinco possíveis em um teste, e, três anos depois, o mesmo carro ganhou apenas duas, porque a entidade mudou os critérios de avaliação.

Outra distorção grave foi a avaliação da picape Ford Ranger, que tomou bomba, pois ela não tinha os dois airbags frontais. Mas era um modelo vendido na Colômbia, e o Latin NCAP se esqueceu de que, lá, os dois airbags não são obrigatórios como no Brasil.

ford ranger teste latin ncap

Foto Latin NCAP | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Mauricio 1 de novembro de 2019

No caso da Ranger, bem feito para Ford, quer dizer que segurança só quando a lei obriga??? Vergonha, Ford! E a avaliação tem que ir ficando cada vez mais rigorosa mesmo, conforme evoluem as tecnologias… Enquanto isso, no Brasil, carros como os caríssimos Honda WR-V e City seguem sem controle de estabilidade. Parabéns a GM, que após o fiasco do Onix antigo, apresentou finalmente um produto decente…

Avatar
Carlos M 19 de outubro de 2019

Tendenciosa ou não, eles contribuem para a melhria da segurança dos carros

Avatar
ANTONIO SIDNEY DE SOUZA 19 de outubro de 2019

Depois do teste do VW Up, realizado em dezembro/13 com um modelo do mesmo ano, seguido pelo verdadeiro “alarde publicitário” da VW com as cinco estrelas obtidas, sendo que o referido modelo, começou a ser produzido na América Latina (Brasil) somente em fevereiro/14; considerei o teste simplesmente “tendencioso” visando marketing para a montadora, já que o modelo não seria importado. É obvio que o modelo testado foi um europeu.

Avatar
Deixe um comentário