Sonda Lambda: concessionária sugeriu a limpeza dela?
A limpeza da sonda lambda estava entre os itens dos serviços que seriam prestados durante uma revisão na oficina. É preciso limpá-la?
A limpeza da sonda lambda estava entre os itens dos serviços que seriam prestados durante uma revisão na oficina. É preciso limpá-la?
A limpeza da sonda lambda estava entre os itens dos serviços que seriam prestados durante uma revisão na oficina. Mas, pra que serve a sonda lambda e é preciso limpá-la vez ou outra?
[TRANSCRIÇÃO]
Existem várias operações insinuadas ou empurradas, a tal da empurroterapia, que são totalmente desnecessárias. Uma delas é a limpeza de bico injetor que, como eu já falei diversas vezes, só se limpa o bico injetor quando ele está sujo, quando o motor estiver funcionando irregularmente. Se a oficina oferecer a limpeza preventiva do bico injetor, você pode correr porque é picaretagem. Até porque um problema no funcionamento do motor nem sempre é o bico injetor, a causa pode ser outra.
Mas, tem algumas sugestões de oficinas que são um verdadeiro caso de polícia e, um deles, é a limpeza da sonda lambda. Eu já vi esse item em um orçamento de uma concessionária Volkswagen. Ora, a sonda lambda fica no escapamento e informar a central eletrônica se a combustão está dentro dos parâmetros normais, a quantidade relativa de combustível e a do ar estão corretas. Entretanto, essa sonda é blindada, não existe a menor possibilidade de uma limpeza, pois é impossível abri-la. Só se a oficina estiver cobrando pra passar um paninho por fora dela. De modo que se você levar o seu automóvel para uma revisão e vier no orçamento a limpeza de sonda lambda a minha recomendação é que você chame a polícia.
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Cheguei perguntar para quatro mecânicos (com cursos técnicos nas melhores escolas) e só um disse que era preciso limpar a sonda lambda. O que fazer então? Não existe nada no manual do proprietário e a gente fica à deriva quanto ao limpar ou não o sensor, portanto, acho que as montadoras teriam que ser transparentes quanto a este quesito. Não acham? Alguem está nos enganando.
Na minha opinião com relação a limpeza de bico, as vezes o carro não apresenta de forma perceptível, que os bicos estão desequalizados (sem injetar de uma forma uniforme) e só removendo eles e testando, acho que o bicos devem ser retirados do carro e testados na máquina, LÓGICO, que não a cada a 10.000km, mas a cada 50.000km talvez seria bom dar uma verificada… só que pra verificar é praticamente o mesmo tempo e custo (equipamentos, mão de obra e peça) que efetuar uma limpeza … então se vende como limpeza, até mesmo para trocar o pré filtro, que é um “mini” filtro que fica dentro do bico e que as vezes quando a gente faz limpeza, essa peneira já está toda danificada…
Minha moto estava com falhas desligando sozinha tipo ao parar tom Apenas 10 mil km menos de um ano levei na garantia concessionária desmontaram inteira a moto e sabe oq era uma simples limpeza na sonda
Olá!!!
A limpeza na realidade não é da sonda em si, mas do seu habitáculo, orifícios que entopem com carvões e sólidos que saem na combustão. Faço isso periodicamente 10000km e já troco filtros de gasolina , ar.Tambem limpo ou troco o tal do antichamas que ninguém fala mas pôde detonar o motor(respiro do óleo para a TBI)
Espero ter ajudado! Abraços 17♡???
Olá!!!
A limpeza na realidade não é da sonda em si, mas do seu habitáculo, orifícios que entopem com carvões e sólidos que saem na combustão. Faço isso periodicamente 10000km e já troco filtros de gasolina , ar.Tambem limpo ou troco o tal do antichamas que ninguém fala mas pôde detonar o motor(respiro do óleo para a TBI)
Espero ter ajudado! Abraços 17♡???
AGORA FIQUEI SEM SABER… LIMPAR A SONDA LAMBADA COM VINAGRE OU NAO LIMPAR.. ELA É BLINDADA E O VINAGRE PENETRA NA PARTE INTERNA? ALGUEM DARIA UMA PALAVRA FINAL?
Realmente se deve limpa ou não eu não sei. Só que se a sonda fosse blindada, não conseguiria analisar os gases externos a ela (internos no escapamento), logo tem que possuir de alguma forma de contato entre os gases do escape e o sensor, o que em tese permite a limpeza desde local.
Vamos lá pra aprender,,,
Pegue 6 limões e exprema num copo., Depois filtrar o suco com um pano limpo, deixando só o líquido, pegue
Sua sonda lambda e mergulhe por 12 horas,após tira ela do copo aspira um ar peneumatico nela ,(vai no posto de gasolina que tem compressor) e após passe um pano limpo vai ficar zerada por dentro,ela vai mandar a leitura para o módulo 100% legal,vc verá s diferença,
Aí BRODER, aprendeu!!!!
Quem não se comunica no fim de estrumbica
Infelizmente vocês estão enganados nesse quesito. A sonda lambda pode e deve ser limpa sim. Ao abastecer em postos picaretas pode haver acúmulo de sujeiras de combustível ruim na sonda lambda. Isso faz com que ela não reconheça o combustível e informe à central valores errados. Portanto, a retirada da sonda e uma limpeza com vinagre branco pode descontaminar a sonda e está voltar a funcionar como nova. Pois apesar do sensor ser interno, ao deixar de molho no vinagre, este penetra nos mesmos lugares que o gás do escapamento penetearia.
Fica a dica aí.