Limpeza da sonda Lambda na concessionária

Por BORIS FELDMAN22/05/18 às 19h30

A limpeza da sonda lambda estava entre os itens dos serviços que seriam prestados durante uma revisão na oficina. Mas, pra que serve a sonda lambda e é preciso limpá-la vez ou outra?

[TRANSCRIÇÃO]

Existem várias operações insinuadas ou empurradas, a tal da empurroterapia, que são totalmente desnecessárias. Uma delas é a limpeza de bico injetor que, como eu já falei diversas vezes, só se limpa o bico injetor quando ele está sujo, quando o motor estiver funcionando irregularmente. Se a oficina oferecer a limpeza preventiva do bico injetor, você pode correr porque é picaretagem. Até porque um problema no funcionamento do motor nem sempre é o bico injetor, a causa pode ser outra.

Mas, tem algumas sugestões de oficinas que são um verdadeiro caso de polícia e, um deles, é a limpeza da sonda lambda. Eu já vi esse item em um orçamento de uma concessionária Volkswagen. Ora, a sonda lambda fica no escapamento e informar a central eletrônica se a combustão está dentro dos parâmetros normais, a quantidade relativa de combustível e a do ar estão corretas. Entretanto, essa sonda lambda é blindada, não existe a menor possibilidade de uma limpeza, pois é impossível abri-la. Só se a oficina estiver cobrando pra passar um paninho por fora dela. De modo que se você levar o seu automóvel para uma revisão e vier no orçamento a limpeza de sonda lambda a minha recomendação é que você chame a polícia.

A limpeza da sonda lambda

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

6 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Mike 6 de setembro de 2018

    Olá!!!
    A limpeza na realidade não é da sonda em si, mas do seu habitáculo, orifícios que entopem com carvões e sólidos que saem na combustão. Faço isso periodicamente 10000km e já troco filtros de gasolina , ar.Tambem limpo ou troco o tal do antichamas que ninguém fala mas pôde detonar o motor(respiro do óleo para a TBI)
    Espero ter ajudado! Abraços 17♡🇧🇷🎼

  • MiKi 6 de setembro de 2018

    Olá!!!
    A limpeza na realidade não é da sonda em si, mas do seu habitáculo, orifícios que entopem com carvões e sólidos que saem na combustão. Faço isso periodicamente 10000km e já troco filtros de gasolina , ar.Tambem limpo ou troco o tal do antichamas que ninguém fala mas pôde detonar o motor(respiro do óleo para a TBI)
    Espero ter ajudado! Abraços 17♡🇧🇷🎼

  • CLAUDIO leite 24 de junho de 2018

    AGORA FIQUEI SEM SABER… LIMPAR A SONDA LAMBADA COM VINAGRE OU NAO LIMPAR.. ELA É BLINDADA E O VINAGRE PENETRA NA PARTE INTERNA? ALGUEM DARIA UMA PALAVRA FINAL?

    • Eduardo 2 de julho de 2018

      Realmente se deve limpa ou não eu não sei. Só que se a sonda fosse blindada, não conseguiria analisar os gases externos a ela (internos no escapamento), logo tem que possuir de alguma forma de contato entre os gases do escape e o sensor, o que em tese permite a limpeza desde local.

    • Broder, fiz uma limpeza na sonda lambda do meu New Civic 2016,ficou espetacular 30 de setembro de 2018

      Vamos lá pra aprender,,,
      Pegue 6 limões e exprema num copo., Depois filtrar o suco com um pano limpo, deixando só o líquido, pegue
      Sua sonda lambda e mergulhe por 12 horas,após tira ela do copo aspira um ar peneumatico nela ,(vai no posto de gasolina que tem compressor) e após passe um pano limpo vai ficar zerada por dentro,ela vai mandar a leitura para o módulo 100% legal,vc verá s diferença,
      Aí BRODER, aprendeu!!!!
      Quem não se comunica no fim de estrumbica

  • Luiz 9 de junho de 2018

    Infelizmente vocês estão enganados nesse quesito. A sonda lambda pode e deve ser limpa sim. Ao abastecer em postos picaretas pode haver acúmulo de sujeiras de combustível ruim na sonda lambda. Isso faz com que ela não reconheça o combustível e informe à central valores errados. Portanto, a retirada da sonda e uma limpeza com vinagre branco pode descontaminar a sonda e está voltar a funcionar como nova. Pois apesar do sensor ser interno, ao deixar de molho no vinagre, este penetra nos mesmos lugares que o gás do escapamento penetearia.
    Fica a dica aí.

Deixe um comentário