Dicas para tirar mau cheiro do carro

Preparamos um guia com soluções caseiras e comerciais para tirar cheiro de cigarro, vômito, até o insuportável cheiro de peixe ou leite podre

Por AutoPapo02/03/18 às 12h44

Como tirar cheiro de cigarro do carro

Um dos cheiros ruins mais comuns no carro é o do cigarro. O tabaco possui substâncias com cheiro forte como a nicotina e o alcatrão que quando queimadas exalam um fedor que é absorvidas pelo estofamento do carro, principalmente teto e bancos.  Para retirar esse cheiro é recomendável utilizar substâncias que absorvem o odor.  Duas das mais eficazes são o café e o carvão, que podem ser utilizadas improvisando um sache.

Coloque o café ou o carvão em pó em um pano velho e amarre a boca.  Pode usar uma quantidade generosa, de 500 gramas a um quilo.  O pano permitirá que o sache troque os odores com o ambiente mas evitará que o pó do café ou do carvão sujem o carro.

fumar no carro
Como tirar cheiro ruim do carro

Clique aqui e veja em detalhe como tirar cheiro de cigarro do carro

Além do cigarro preparamos dicas para vários outros tipos de mal cheiro:

mulher torce o nariz em reação a fedor como eliminar mau cheiro no carro
Como tirar cheiro ruim do carro

Qual é o nível da nhaca?

Em primeiro lugar, é necessário determinar o índice de mau cheiro ao qual você tem sido exposto, junto com sua pobre família e amigos.

Nível 1 – Murrinha de leve

O aroma na cabine já não é mais aquele cheirinho de carro novo ou ar puro, e quando se entra no veículo pode-se notar um odor suficientemente carregado para passar uma má impressão sobre o seu estilo de vida e maturidade. Apesar disso, ainda é tolerável permanecer no carro durante um breve trajeto. Enquadram-se neste nível o cheiro de cigarro que já se impregnou nos estofados e a “murrinha” insistente que se agarrou aos carpetes depois de um dia de chuva em que você estava distraído.

Nível 2 – O legítimo bodum

Aqui, a catinga passa a incomodar de forma mais intensa, agredindo os sentidos daqueles que se encontram dentro do veículo e também dos que estiverem em um raio de até um metro de distância dele. Permanecer no carro com as janelas fechadas se torna um desafio. O “bodum” surge, também, quando há simultaneidade na ocorrência de “murrinhas” distintas. Isso pode acontecer, por exemplo, se você transportar seu cachorro molhado em cima do banco enquanto fuma um cigarro após dar uma corrida suada de 10 voltas ao redor do quarteirão.

Nível 3 –  Cheiro de carniça

No nível mais intenso de mau cheiro no carro, a “carniça” se torna intolerável. Esta espécie de odor evoca, nos afetados, sentimentos lúgubres e animalescos. Os atingidos podem padecer de reações físicas involuntárias, como contrações musculares, especialmente na região do pescoço, e reflexos de regurgitação. É comum a ocorrência de vômitos, que podem agravar a situação do veículo, o que torna essencialmente impossível permanecer dentro dele. Enquadram-se nesta categoria o odor do peixe que descongelou no porta-malas, leite que azedou sobre os carpetes ou do transporte de animais que morreram há mais de três dias.

Como eliminar o mau cheiro no carro

Removendo umidade

Se a causa do mau cheiro no carro está relacionado à umidade, como no caso do mofo, é preciso tratar, primeiro, deste problema. Para isso, há algumas alternativas:

Giz ou cal

Deixe um pouco de cal ou giz para quadros negros no assoalho do carro. Estes materiais porosos irão absorver a umidade do ambiente.

Sol

Outra forma de eliminar os resquícios de uma chuva ou uma ida mal planejada ao lava-a-jato é expor o veículo à luz do sol com os vidros abertos.

Com a cabine seca, é hora de eliminar os odores:

Nível 1

Odorizador

Os odorizadores são vendidos em postos de combustível e lojas de produtos automotivos. Ao liberarem um aroma na cabine, eles podem disfarçar o mau cheiro, embora não o eliminem. Por isso, não são recomendados para todos os casos. Ainda assim, há diversas opções de fragrâncias, e se você conseguir encontrar uma menos enjoativa, o odorizador pode ser uma solução simples e de baixo custo.

Uma maçã cortada em quatro partes

Uma solução popular para eliminar o mau cheiro no carro faz uso de uma maçã. Recomenda-se cortar a fruta em quatro pedaços e deixá-la dentro da cabine até que seque, o que leva em torno de uma semana. A maçã possui uma propriedade chamada adsorção e é, inclusive, estudada para aplicação no tratamento de químicos poluentes e corantes.

Uma maçã cortada em pedaços absorve os odores da cabiine

Nível 2

Carvão

Pedaços de carvão, como os usados no churrasquinho de domingo, também são recomendados para ambientes fedorentos. Escolha dois tocos grandes e quadrados para não rolarem no assoalho do carro. Deixe-os debaixo dos bancos e prenda uma folha de papel toalha em cima deles para evitar que sujem o veículo. Este método leva mais tempo para surtir efeito.

Melhor ainda que usar o carvão em toco é transformá-lo em pó e usar dentro de um sachê, como explicado acima.

Ionizador de ar

O ionizador de ar é um aparelho elétrico projetado especificamente para limpar o ar de ambientes fechados. Deve-se deixá-lo funcionando dentro do veículo. A revista Quatro Rodas submeteu estes utensílios a um teste laboratorial em 2016 e comprovou que eles funcionam. Os preços variam entre R$ 25 e R$ 130.

Use um pedaço de carvão em baixo do banco durante uma semana
Carvão absorve odores

Nível 3

Limpeza geral

Quando se alcançou o mais alto nível de fedor no carro, o proprietário deve estar disposto a tomar medidas extremas para poder continuar indo ao trabalho de carro. Assim, uma das opções é a limpeza geral. Remova todos os objetos de todos os compartimentos do veículo e limpe-os com um pano úmido. Aspire os carpetes e, quando removíveis, lave-os e aos tapetes de borracha com água e sabão.

Limpando vômito

Quando o mau cheiro no carro é causado por um passageiro – ou até mesmo o próprio motorista – que não conseguiu segurar o almoço, a primeira coisa a ser feita é remover totalmente o vômito do carro. Para isso, utilize folhas de um papel absorvente, como o papel toalha ou papel higiênico. Não utilize um pano úmido e também evite esfregar os resíduos, pois estas medidas irão agravar o mau cheiro, fazendo os rejeitos penetrarem no estofado.

Depois de remover o vômito, passe uma esponja molhada com um pouco de detergente nas superfícies atingidas, mesmo se se tratarem dos bancos do veículo. Em seguida, retire o excesso de água com uma toalha. Então, misture um pouco de vinagre e água em um borrifador e espalhe pelo local afetado. Por fim, deixe o veículo para secar com os vidros abertos e o problema será eliminado.

Vinagre

O vinagre, do tipo que se utiliza em alimentos, tem alta concentração de ácido acético. A substância é utilizada na maioria dos produtos de limpeza porque tem propriedades desengordurantes, desinfetantes e desodorizantes. Por isso, o vinagre é muito recomendado para eliminar o mau cheiro de ambientes. De preferência, utilize o vinagre branco, de álcool, pois não possui corantes. Para aplicá-lo no carro, coloque um ou dois panos encharcados de vinagre em baldes sobre o assoalho do carro e deixe-os lá por um dia.

Esfregação com preparado de vinagre

Outra forma de fazer uso do vinagre para remover odores é em uma solução de vinagre, água, bicarbonato, limão e álcool. Também pode-se incluir amaciante de roupas para aromatizar o ambiente. Esfregue o preparado na área afetada ou, se for necessário, em todo o interior do veículo.

Vinagre + bicarbonato + álcool + limão + amaciante de roupa

Limpeza em lojas especializadas

Se o mau cheiro no carro não for vencido com estas técnicas caseiras, pode-se apelar para um serviço de higienização oferecido por lojas especializadas. A empresa poderá retirar os bancos, tapetes e forrações para fazer uma lavagem completa, eliminando todas as substâncias responsáveis pelo odor que, ao contrário, estariam fora de alcance.

Leia mais: Como limpar o ar-condicionado

Um mau cheiro vindo do ar-condicionado é sinal de que chegou a hora de trocar o filtro. Veja nesta matéria como você mesmo pode fazer esta operação.

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Guilherme 14 de outubro de 2018

    Eu gosto muito de mod
    É muito legal

Deixe um comentário