Como tirar mau cheiro do carro: confira esses macetes essenciais

Maçã, carvão e vinagre são ótimos para eliminar odores; veja como usá-los e para quais tipos de cheiros ruins eles são eficazes

mulher sentindo cheiro cheiro ruim
De ruim já basta o trânsito, vamos te ajudar a tirar cheiros ruins de seu carro (Foto: Shutterstock)
Por AutoPapo
Publicado em 02/03/2018 às 12h44
Atualizado em 09/03/2022 às 18h21

Você sabia que ao longo de sua vida o brasileiro passa cerca de 4 anos e 11 meses dentro de um carro? Tanto como motorista quanto como passageiro. Por isso é importante tronar o interior um ambiente agradável, pois diversos motivos podem causar mau cheiro no carro.

Odores ruins podem ser provenientes das atitudes de quem está dentro do carro, como fumar ou entornar comida. O mau cheiro pode vir também de infiltrações no veículo ou de sujeira no sistema de ventilação. Confira como se livrar desses cheiros com as dicas a seguir.

VEJA TAMBÉM:

Como tirar cheiro de cigarro do carro

Um dos cheiros ruins mais comuns no carro é o do cigarro. O tabaco possui substâncias com cheiro forte como a nicotina e o alcatrão que quando queimadas exalam um fedor que é absorvidas pelo estofamento do carro, principalmente teto e bancos.  Para retirar esse cheiro é recomendável utilizar substâncias que absorvem o odor.  Duas das mais eficazes são o café e o carvão, que podem ser utilizadas improvisando um sache.

Coloque o café ou o carvão em pó em um pano velho e amarre a boca.  Pode usar uma quantidade generosa, de 500 gramas a um quilo.  O pano permitirá que o sache troque os odores com o ambiente mas evitará que o pó do café ou do carvão sujem o carro.

fumar no carro Clique aqui e veja em detalhe como tirar cheiro de cigarro do carro

Além do cigarro preparamos dicas para vários outros tipos de mal cheiro:

Qual é o nível da nhaca?

Em primeiro lugar, é necessário determinar o índice de mau cheiro ao qual você tem sido exposto, junto com sua pobre família e amigos.

Nível 1 – Murrinha de leve

O aroma na cabine já não é mais aquele cheirinho de carro novo ou ar puro, e quando se entra no veículo pode-se notar um odor suficientemente carregado para passar uma má impressão sobre o seu estilo de vida e maturidade. Apesar disso, ainda é tolerável permanecer no carro durante um breve trajeto. Enquadram-se neste nível o cheiro de cigarro que já se impregnou nos estofados e a “murrinha” insistente que se agarrou aos carpetes depois de um dia de chuva em que você estava distraído.

Nível 2 – O legítimo bodum

Aqui, a catinga passa a incomodar de forma mais intensa, agredindo os sentidos daqueles que se encontram dentro do veículo e também dos que estiverem em um raio de até um metro de distância dele. Permanecer no carro com as janelas fechadas se torna um desafio. O “bodum” surge, também, quando há simultaneidade na ocorrência de “murrinhas” distintas. Isso pode acontecer, por exemplo, se você transportar seu cachorro molhado em cima do banco enquanto fuma um cigarro após dar uma corrida suada de 10 voltas ao redor do quarteirão.

Nível 3 –  Cheiro de carniça

No nível mais intenso de mau cheiro no carro, a “carniça” se torna intolerável. Esta espécie de odor evoca, nos afetados, sentimentos lúgubres e animalescos. Os atingidos podem padecer de reações físicas involuntárias, como contrações musculares, especialmente na região do pescoço, e reflexos de regurgitação. É comum a ocorrência de vômitos, que podem agravar a situação do veículo, o que torna essencialmente impossível permanecer dentro dele. Enquadram-se nesta categoria o odor do peixe que descongelou no porta-malas, leite que azedou sobre os carpetes ou do transporte de animais que morreram há mais de três dias.

Como eliminar o mau cheiro no carro

Removendo umidade

Se a causa do mau cheiro no carro está relacionado à umidade, como no caso do mofo, é preciso tratar, primeiro, deste problema. Para isso, há algumas alternativas:

Giz ou cal

Deixe um pouco de cal ou giz para quadros negros no assoalho do carro. Estes materiais porosos irão absorver a umidade do ambiente.

Sol

Outra forma de eliminar os resquícios de uma chuva ou uma ida mal planejada ao lava-a-jato é expor o veículo à luz do sol com os vidros abertos.

Com a cabine seca, é hora de eliminar os odores:

Nível 1

Odorizador

Os odorizadores são vendidos em postos de combustível e lojas de produtos automotivos. Ao liberarem um aroma na cabine, eles podem disfarçar o mau cheiro, embora não o eliminem. Por isso, não são recomendados para todos os casos. Ainda assim, há diversas opções de fragrâncias, e se você conseguir encontrar uma menos enjoativa, o odorizador pode ser uma solução simples e de baixo custo.

Uma maçã cortada em quatro partes

Uma maçã cortada em pedaços absorve os odores da cabine
Uma maçã cortada em pedaços absorve os odores da cabine

Uma solução popular para eliminar o mau cheiro no carro faz uso de uma maçã. Recomenda-se cortar a fruta em quatro pedaços e deixá-la dentro da cabine até que seque, o que leva em torno de uma semana. A maçã possui uma propriedade chamada adsorção e é, inclusive, estudada para aplicação no tratamento de químicos poluentes e corantes.

Nível 2

Carvão

Pedaços de carvão, como os usados no churrasquinho de domingo, também são recomendados para ambientes fedorentos. Escolha dois tocos grandes e quadrados para não rolarem no assoalho do carro. Deixe-os debaixo dos bancos e prenda uma folha de papel toalha em cima deles para evitar que sujem o veículo. Este método leva mais tempo para surtir efeito.

Melhor ainda que usar o carvão em toco é transformá-lo em pó e usar dentro de um sachê, como explicado acima.

Ionizador de ar

O ionizador de ar é um aparelho elétrico projetado especificamente para limpar o ar de ambientes fechados. Deve-se deixá-lo funcionando dentro do veículo. A revista Quatro Rodas submeteu estes utensílios a um teste laboratorial em 2016 e comprovou que eles funcionam. Os preços variam entre R$ 25 e R$ 130.

Use um pedaço de carvão em baixo do banco durante uma semana
Use um pedaço de carvão em baixo do banco durante uma semana

Nível 3

Limpeza geral

Quando se alcançou o mais alto nível de fedor no carro, o proprietário deve estar disposto a tomar medidas extremas para poder continuar indo ao trabalho de carro. Assim, uma das opções é a limpeza geral. Remova todos os objetos de todos os compartimentos do veículo e limpe-os com um pano úmido. Aspire os carpetes e, quando removíveis, lave-os e aos tapetes de borracha com água e sabão.

Limpando vômito

Quando o mau cheiro no carro é causado por um passageiro – ou até mesmo o próprio motorista – que não conseguiu segurar o almoço, a primeira coisa a ser feita é remover totalmente o vômito do carro. Para isso, utilize folhas de um papel absorvente, como o papel toalha ou papel higiênico. Não utilize um pano úmido e também evite esfregar os resíduos, pois estas medidas irão agravar o mau cheiro, fazendo os rejeitos penetrarem no estofado.

Depois de remover o vômito, passe uma esponja molhada com um pouco de detergente nas superfícies atingidas, mesmo se se tratarem dos bancos do veículo. Em seguida, retire o excesso de água com uma toalha. Então, misture um pouco de vinagre e água em um borrifador e espalhe pelo local afetado. Por fim, deixe o veículo para secar com os vidros abertos e o problema será eliminado.

Vinagre

O vinagre, do tipo que se utiliza em alimentos, tem alta concentração de ácido acético. A substância é utilizada na maioria dos produtos de limpeza porque tem propriedades desengordurantes, desinfetantes e desodorizantes. Por isso, o vinagre é muito recomendado para eliminar o mau cheiro de ambientes. De preferência, utilize o vinagre branco, de álcool, pois não possui corantes. Para aplicá-lo no carro, coloque um ou dois panos encharcados de vinagre em baldes sobre o assoalho do carro e deixe-os lá por um dia.

Esfregação com preparado de vinagre

Outra forma de fazer uso do vinagre para remover odores é em uma solução de vinagre, água, bicarbonato, limão e álcool. Também pode-se incluir amaciante de roupas para aromatizar o ambiente. Esfregue o preparado na área afetada ou, se for necessário, em todo o interior do veículo.

Vinagre + bicarbonato + álcool + limão + amaciante de roupa
Vinagre + bicarbonato + álcool + limão + amaciante de roupa

Limpeza em lojas especializadas

Se o mau cheiro no carro não for vencido com estas técnicas caseiras, pode-se apelar para um serviço de higienização oferecido por lojas especializadas. A empresa poderá retirar os bancos, tapetes e forrações para fazer uma lavagem completa, eliminando todas as substâncias responsáveis pelo odor que, ao contrário, estariam fora de alcance.

Como deixar o carro com cheiro de novo

Além de se livrar do mau cheiro no carro, o motorista também pode ter interesse em recuperar a fragrância que encontrava na cabine quando seu veículo era novo. Claro que voltar a sentir o mesmo cheiro não é possível, afinal, depois que ele vai embora, não há como reavivá-lo.

odorizador, ou "cheirinho", de pinheiro no retrovisor de um carro
Os famosos “cheirinhos” ajudam a manter um odor agradável na cabine

O cheiro de carro novo é uma combinação de odores que emanam dos materiais utilizados na cabine, como os plásticos e vinis do acabamento, além de alguns dos estofamentos ou a borracha dos tapetes.

Depois que envelhecem um pouco, estes materiais deixam de emanar o mesmo cheiro. Contudo, para quem realmente quer deixar o carro com cheiro de novo, há algumas alternativas.

Depois de uma higienização completa, como a que detalhamos acima, o veículo estará livre de cheiros fortes. Nessas condições, vai ser mais fácil perceber outras fragrâncias dentro da cabine. Assim, o motorista pode escolher um aromatizador com “cheiro de carro novo”, um produto específico para a tarefa que pode ser encontrado em lojas especializadas e postos de gasolina.

Eles podem vir dentro de potes, outros tipos de frascos, ou na forma de penduricalhos, como os bem conhecidos pinheirinhos. Também é possível fazer uso de fragrâncias em spray, ou deixar uma vela aromática (apagada, claro) escondida debaixo de um dos assentos.

Leia mais: Como limpar o ar-condicionado

Um mau cheiro vindo do ar-condicionado é sinal de que chegou a hora de trocar o filtro. Veja nesta matéria como você mesmo pode fazer esta operação.

Também tem problemas com sujeira?

Conheça também nosso guia completo de higienização automotiva que ensina, com detalhes, a melhor forma de lavar seu carro.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Wagner Alexandre da Silva 1 de julho de 2021

Como tirar o cheiro do tapete de borracha

Avatar
Vera Silva 7 de outubro de 2019

Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

Avatar
Elisângela cristina da Silva 23 de abril de 2019

Eu tó perdida c meu carro, derramei leite, azedou o porta malas. Joguei água escorreu p debaixo dos bancos.lavei em casa, mandei p o lava jato, nada, tá horrível, não sai o odor, vou tentar o carvão ??

Avatar
Wladimir 23 de março de 2023

Elisângela , tente o seguinte: Limpe tudo e depois coloque duas maças cortadas ao meio por uns 3 dias . Isso ajudará a eliminar o cheiro

Avatar
jorge luis coelho 3 de março de 2019

No meu caso eu comprei carne no açougue e escorreu sangue no carpete do porta-malas, é o carro ficou fechado no sol, pronto a receita para o fedor! o cheiro que fica é o de carne podre mesmo.

Para resolver usei desinfetante puro – sem água – e resolveu instantaneamente. Pegue um desinfetante tipo pinho sol, porém, com outro cheiro, para que o seu carro não fique com cheiro de banheiro e borrife com aqueles borrifadores de cabeleireiro mesmo, manja? Escove com escova de roupa e deixa secar, pronto! Sai o cheiro na hora e não danifica o carpete.

Valeu!

Avatar
Elis 13 de janeiro de 2021

No meu aconteceu a mesma coisa,escorreu sangue da carne no assoalho e não sai o cheiro por nada. Mas essa dica foi ótima Jorge,muito obrigado.

Avatar
César Carlos 30 de outubro de 2018

Muito bom seu artigo,gostei de mais. Parabéns!

Avatar
Guilherme 14 de outubro de 2018

Eu gosto muito de mod
É muito legal

Avatar
Deixe um comentário