Manual recomenda gasolina sem chumbo e com 95 octanas

Ouvinte está preocupado porque o manual do automóvel dele recomenda gasolina sem chumbo e com 95 octanas. E, o problema é onde encontrar essa gasolina?

Por BORIS FELDMAN15/06/18 às 21h30

Imagine a situação: você compra um automóvel e, ao ler o manual, descobre a recomendação de se abastecer com gasolina sem chumbo e com 95 octanas. Pois, foi isso que aconteceu com um ouvinte.

[TRANSCRIÇÃO]

Ouvinte diz que o manual do seu automóvel, ele não disse qual, recomenda usar gasolina com 95 octanas e sem chumbo. E, ele se diz perdido por não saber como encontrar essa gasolina. A primeira impressão é de que não faz nenhum sentido colocar isso no manual, pois em primeiro lugar, nenhuma gasolina no Brasil, há muitos anos, usa o chumbo tetraetila. E, em segundo lugar, não adianta falar aqui em octanas, pois as bombas dos nossos postos não indicam a octanagem, como nos países civilizados. Mas, devido à mistura com o etanol, toda a nossa gasolina tem uma boa octanagem e pode ser utilizada em qualquer automóvel.

E aí vem a pergunta: pra quê recomendar no manual o uso de gasolina sem chumbo e com tantas octanas? Simples, se o carro for exportado, ainda existem países que oferece as duas gasolinas, com e sem chumbo e com a octanagem indicada na bomba.

gasolina sem chumbo

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Marcílio 16 de junho de 2018

    Quais países aqui na América do Sul ainda usam chumbo no combustível? Viajo bastante pela América do Sul e a recomendação que me passaram foi usar a pior gasolina oferecida por conta da falta de etanol na mistura.

Deixe um comentário