Mercado automotivo brasileiro tem alguns dogmas inexplicáveis

De câmbio automático a picape de maior porte ter que ser movida a diesel: o mercado automotivo brasileiro tem suas peculiaridades

Por Boris Feldman08/11/19 às 08h30

O mercado brasileiro tem algumas características que o diferenciam do de outros países. E às vezes elas obrigam as fábricas a criar modelos especiais para o país.

Um caso histórico foi a preferência, única no mundo, do brasileiro pelo carro duas portas: o de quatro (portas) era abominado inexplicavelmente. Pois nada como um dia depois do outro, e hoje carros compactos de duas portas já começam a sobrar nos estoques.

Caso semelhante foi o câmbio automático: era um verdadeiro tabu, o brasileiro corria dele. Pois neste ano o automático vai vender mais do que o manual.

Sem se esquecer das cores preto e prata, que dominaram o mercado também inexplicavelmente por anos. E a picape de maior porte, que até hoje, nem pode pensar em ter motor a gasolina?

fiat uno sporting mercado brasileiro
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (3 votos, média: 4,33 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Paulo 10 de novembro de 2019

    Os carros automáticos são ótimos para o conforto, quero ver no momento da manutenção se o custo vai compensar o conforto. Quanto ao Diesel, dependendo do carro a gasolina, fica bem mais barato o km rodado. O custo maior da compra compensa por ser mais duráveis.

  • Avatar
    Lucks 9 de novembro de 2019

    Ô Boris… qualquer um sabe que issoae que o Gilberto comentou é verdade… e só li o comentário dele bem depois …acho que você como jornalista fracassou nesta matéria. Ahhh e as picapes são preferidas à diesel por conta do valor da gasolina… ou vc só anda de bicicleta?

  • Avatar
    Gilberto 8 de novembro de 2019

    Como inexplicável? O brasileiro comprava carro duas portas porque era mais barato. Não queria câmbio automático porque era caro e de difícil manutenção. Quanto as cores, são as montadoras que oferecem apenas branco, preto e prata. Não é escolha, o consumidor é obrigado a engolir tudo o que sobra para ele.

    • Avatar
      Lucks 9 de novembro de 2019

      Bem isso mesmo!

Avatar
Deixe um comentário