Fluidos de freio: posso misturar DOT 3 e DOT 4?

Foi provado que quando se mistura um óleo de pior qualidade com outro melhor, o resultado não é a média e sim um óleo inferior

reservatorio do fluido de freio
Por Boris Feldman
Publicado em 01/06/2018 às 07h30
Atualizado em 14/02/2020 às 15h18

Os fluidos de freio com especificações diferentes não devem ser misturados. Também não é indicado usar o líquido moderno em carros antigos. Entenda melhor o tema ouvindo o áudio a seguir:

[TRANSCRIÇÃO]

O meu carro, diz um ouvinte, tem a especificação para o fluido de freio DOT 3. Ele quer saber se pode misturar com os fluidos de freio mais modernos, como o DOT 4. Negativo, não se pode misturar fluidos de especificações diferentes.

Exatamente o mesmo em relação ao óleo para o motor. Não se mistura um óleo mineral com o outro sintético, mesmo este sendo mais moderno e mais sofisticado.

Em resumo, não se misturam nem fluidos de freio e nem óleos de especificações diferentes. Só mesmo numa emergência e, assim que possível, remova essa mistura e volte o óleo ou fluido especificados.

Saiba que já foi provado que quando se mistura um óleo de pior qualidade com outro melhor o resultado não é a média, mas um óleo pior do que os dois.

fluido de freio
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Fred 30 de agosto de 2024

Tenho um Etios 1.5 com 80000 km e pensei em trocar o óleos de freio. Qual minha surpresa: Na internet vem dizendo que o fluido deve ser DOT-4 Sendo que na tampa do reservatório tem escrito DOT-4

Avatar
Claudio Almeida 5 de agosto de 2024

Tenho.uma viatura de marca toyota hilux que óleo de travões recomendado e o Dot-3, no entanto no mercado local só encontro o Dot-4, possomudar o óleo isso é tirar o Dot-3 e aplicar o Dot-4

Avatar
Francisco Mutondo 8 de janeiro de 2023

Tenho um SUBARU Forester 2003e o fluido de freio especificado é o DOT 3. Mas gostaria de saber se posso substituir pelo DOT 4. Fazer a troca completa, sem mistura.

Avatar
carlos 19 de agosto de 2022

tenho uma l200 outdoor 2010, esses dias precisei completar o oleo de freio, pouca coisa, esse motor usa dot 3 e dot 4
como eu nao sabia qual dot estava no sistema. completei um pouquinho com dot 4. nao vou ter problema .

Avatar
Sergio 14 de fevereiro de 2021

Tenho um GM Tracker 2018 e o fluido de freio especificado é o DOT 3. Mas gostaria de saber se posso substituir pelo DOT 4. Fazer a troca completa, sem mistura.

Avatar
Carlos freire dos santos 20 de junho de 2018

Boa tarde, tenho uma Spin LT 13/14 automatica,133000km,deu um problema no cambio e entrou em estado de emergencia, procurei uma mecanica especializada em cambio automatico, expliquei o problema e fomos dar uma volta , no girar da chave o cambio voltou ao normal , demos uma volta , tudo ok, todas as marchas trocadas com perfeiçao.O mesmo me recomendou , que chegando em casa, desconecta-se os cabos da bateria e conecta- se os dois juntos e aguarda-se algumas horas pois isso faria um reset do cambio,fiz e de fato , no outro dia tudo ok, mas depois de alguns kms o defeito voltou, confusao do cambio , indo ate 4marcha e reduzindo sozinho depois, fui em outro mecanico o qual conectou o scanner e nao foi constatado nenhum defeito pois o procedimento que havia feito apagou a memoria.Por favor , me aconselhe o que fazer, desde ja agradeço.Obrigado.

AutoPapo
Boris Feldman 27 de junho de 2018

Se o carro voltou a apresentar o defeito, ele deve estar registrado na central eletrônica. O computador de uma concessionária é capaz de descobrir o que está ocorrendo.

Avatar
Deixe um comentário