Reparador de pneu salva o motorista da troca e garante segurança

Tubinho funciona como um spray: basta encaixar a mangueirinha que sai do seu bico na válvula do pneu que ele o infla e obstrui o furo

Por Boris Feldman31/05/18 às 16h54

Muitos motoristas nem imaginam que existe um tubinho chamado reparador instantâneo de pneu – que às vezes recebe outros nomes comerciais. Ele é encontrado em postos, casas de peças e concessionárias. É utilizado na eventualidade de um pneu se esvaziar por ter furado.

O reparador de pneu funciona como um spray. Basta encaixar a mangueirinha que sai do seu bico na válvula do pneu que ele o infla em algumas libras, o suficiente para o carro rodar alguns quilômetros até o posto mais próximo para que seja, então, calibrado corretamente.

Além de inflar o componente com gás, o reparador de pneu obstrui o furo injetando simultaneamente um líquido viscoso que vai direto ao ponto, puxado exatamente pelo vazamento de ar.

Vale lembrar: não é uma solução definitiva! O carro tem que ser levado ao borracheiro para o reparo profissional.

O reparador de pneu funciona como um spray. O produto infla o componente e obstrui o furo, garantindo alguns quilômetros até o borracheiro.

Vantagens do reparador de pneu

É um excelente quebra galho que vale muito mais do que os R$ 40 ou R$ 50 que se paga por ele.  Em primeiro lugar, pela praticidade.

Nada de acionar macaco para substituir o pneu furado pelo sobressalente. Numa viagem, o estepe provavelmente está debaixo de muita bagagem – ou, em alguns carros, sob a carroceria, exigindo um considerável contorcionismo para ter acesso a ele.

E o motorista ainda sai com as mãos imundas, pois quase nenhum se lembra de levar um par de luvas plásticas no porta-luvas.

E pneu segue a Lei de Murphy: só dá problema com o carro na estrada, com a família a bordo e cheio de bagagem no porta-malas. Além disso, não escolhe horário para murchar. Pode ser de dia ou de noite. Sob um sol escaldante ou chuva torrencial.

Em segundo lugar, o reparador de pneu significa também mais segurança. Encostar o carro numa estrada erma, principalmente à noite, não é nada recomendável…

Imagem Fabiano Azevedo | AutoPapo

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Ricardo buchalla 13 de maio de 2019

    Usei o reparador de pneu na moto,,, furo insignificante,, posso ficar tranquilo…ou tenho que levar a um borracheiro ?

  • Avatar
    Ridlav 31 de janeiro de 2019

    Caramba!!!! … Tinha que responder aqui aos questionamentos, para todo mundo ficar sabendo … Ora bolas!!!! …

    • Avatar
      rob 8 de fevereiro de 2019

      Exato!

  • Avatar
    Herculano Martins 28 de fevereiro de 2018

    Boris, usando o reparador de pneus ele não veda o orifício da válvula do pneu ?

    • Felipe Boutros
      Felipe Boutros 28 de fevereiro de 2018

      Herculano. Digite, por favor, sua dúvida no Boris Responde, no link: https://autopapo.com.br/blog-do-boris/.
      Responderemos no seu e-mail.
      Obrigado!

    • Felipe Boutros
      Felipe Boutros 28 de fevereiro de 2018

      Olá, Herculano. Digite, por favor, sua dúvida no Boris Responde, no link: https://autopapo.com.br/blog-do-boris/.
      Responderemos no seu e-mail.
      Obrigado!

      • Avatar
        Ridlav 31 de janeiro de 2019

        Caramba!!!! … Tinha que responder à pergunta do colega aqui, para todo mundo ficar sabendo!!! … Ora bolas!!! …

    • Avatar
      JULIANO 2 de novembro de 2019

      Ja usei só veda o furo pois é puxado por uma pressão do ar que está saindo pelo furo

Avatar
Deixe um comentário