Motor de carro zero-quilômetro ainda precisa ser amaciado?
Antigamente, os próprios fabricantes recomendavam que o motor fosse pouco exigido até atingir certa quilometragem: atualmente, ainda há essa necessidade?
Antigamente, os próprios fabricantes recomendavam que o motor fosse pouco exigido até atingir certa quilometragem: atualmente, ainda há essa necessidade?
Um leitor do AutoPapo acaba de comprar seu primeiro carro zero-quilômetro. Mas ele ficou sem saber se deve ou não amaciar o motor nos primeiros cinco mil quilômetros, pois recebeu dicas divergentes nesse sentido, o que é fácil de explicar.
Isso porque o pessoal das gerações mais antigas eram instruídos pela própria fábrica para não acelerar muito, não abusar do carro nos primeiros cinco mil quilômetros. Mas essa prática caiu por terra com as evoluções tecnológicas, o que não quer dizer que já se pode pegar um carro zero quilômetro se sair pisando fundo por aí.
Pois o correto é maneirar nos primeiros 500 quilômetros por três motivos: para permitir um bom ajuste entre as partes móveis do motor e também entre os componentes do sistema de freios. E, finalmente, só depois de um primeiro pequeno desgaste é que os pneus terão um bom atrito com o asfalto, garantindo máxima aderência em qualquer situação.
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Melhor seguir o que diz o manual do carro.