Motor Firefly 1.3 da Fiat terá versões turbo em breve

O motor 1.3 Firefly do Uno está sendo desenvolvido pelos italianos para chegar ao Brasil sobrealimentado, em três faixas de potência

Por BORIS FELDMAN27/11/18 às 06h15

Motor Firefly 1.3 da Fiat irá receber uma “turbinada” em breve e terá suas versões ampliadas com uma nova cavalaria.

[TRANSCRIÇÃO]

Estão lembrados que os primeiros automóveis turbinados produzidos no Brasil foram os Fiat Uno e Tempra? Numa época em que ao contrário de hoje, a turbina não era pra conciliar desempenho com eficiência, era só para aumentar a cavalaria. Pois, curiosamente, várias das nossas fábricas lançaram nos últimos anos modelos compactos com motores turbinados.

E a Fiat por enquanto, ‘nem abanou o rabo’ para essa tecnologia. Mas não foi difícil descobrir que os italianos estão naquela de ‘ri melhor quem ri por último’. E este novo motor 1.3 Firefly lançado no Uno, está sendo desenvolvido para vir turbinado. E, entre 2019 e 2020 ele virá com três versões: 150, 180 e 230 cavalos de potência. Isso, para se lançar versões esportivas e substituir os atuais motores 1.8 e 2 litros das linhas Fiat e Jeep.

Novos motores turbo da Fiat

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Valdir Espinheira do Carmo 27 de novembro de 2018

    O que é “piloto automático adaptativo”.
    Independente do motor ou do carro. Quero apenas saber o principio de funcionamento ?

    Seu Site é excelente (não leio mais revistas, apenas consulto suas informações.
    Um abraço. Valdir.

Deixe um comentário