Motor turbinado aumenta o consumo de óleo lubrificante?

É verdade que o motor turbinado aumenta o consumo do óleo lubrificante? Essa é a dúvida de muitos motoristas que tem um carro com motor downsizing

Por BORIS FELDMAN12/10/18 às 19h30

Mesmo reduzindo o consumo e as emissões, o motor turbinado aumenta o consumo de óleo lubrificante. Entenda o porquê:

[TRANSCRIÇÃO]

Essa tendência de reduzir a cilindrada dos motores, chamada downsizing, para se manter o desempenho reduzindo o consumo e as emissões, a turbina está sendo cada vez mais aplicada nos motores. E motorista que jamais imaginou ter um automóvel com motor turbinado, está às voltas com ele. E surgem algumas dúvidas como a do consumo de óleo. É verdade que o motor turbinado aumenta ligeiramente o consumo do óleo lubrificante? Sim, e por dois motivos.

Primeiro: O turbo aumenta muito a pressão dentro do cilindro, o que pode interferir na vedação do óleo. Isso pode provocar um ligeiro aumento do seu consumo. Em segundo lugar, este óleo vai lubrificar também a turbina. E esta atinge temperaturas violentas de centenas de graus centígrados. O que pode também provocar um consumo um pouco maior do óleo. Então, não se assuste se baixar um pouquinho mais na vareta.

Motor turbinado

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário