Segurança: posição correta para dirigir (e para os ocupantes)

Não adianta ter um carro com diversos equipamentos de segurança de ponta se o motorista e os ocupantes não fizerem a parte deles

Por AutoPapo12/10/18 às 13h00

Não adianta ter um carro com diversos equipamentos de segurança de ponta se o motorista e os ocupantes não fizerem a parte deles. É importante que todos se posicionem corretamente dentro do veículo para que, em caso de acidente, o risco de lesões seja o menor possível.

[TRANSCRIÇÃO]

A posição do motorista no automóvel é óbvia, atrás do volante… E até com várias comodidades: alguns carros mais modernos têm o ajuste profundidade, para baixo e para cima, até regulagem elétrica da posição do encosto,tudo isso! Porém, existem alguns detalhes de segurança que pouca gente sabe. Por exemplo, a distância do motorista para o volante por causa do airbag, que pode se abrir, é de no mínimo 25 centímetros; no caso do passageiro, 40 centímetros. Mas existem várias outras regrinhas de segurança para se acomodar passageiros e bagagens no automóvel.

A regra mais importante é que todos os ocupantes têm que usar cinto de segurança, mesmo os que estão no banco de trás.É importante também, nos carros que oferecem essa opção, regular o encosto de cabeça. Ele não tem a função de descanso, ele tema função de proteger o pescoço em caso de impacto na traseira do automóvel. Ele evita o efeito chicote que pode provocar lesão na coluna.

É importante também não deixar objetos soltos dentro do carro. Uma inocente mochila dessa, no caso de uma colisão, ela pode ser projetada nos ocupantes da frente a um peso dezenas de vezes superior ao dela. Para os que têm crianças pequenas, é importante observar o uso da cadeirinha. Os carros mais novos têm o sistema Isofix de fixação; é fácil achar normalmente eles têm um ícone no banco, que facilita o encaixe da cadeirinha; ela fica presa sem folga incrementando a segurança.

Segurança é incrementada com o Isofix
Local para fixação do sistema Isofix

O passageiro que vai no banco da frente também tem que observar uma postura correta. Não é raro encontrar pessoas com o encosto muito inclinado e com o pé em cima do painel. Esse é um erro grave! Em caso de acidente, se o airbag disparar, você poderá ter lesões graves nas pernas. No caso do encosto reclinável, se houver uma colisão frontal, você pode ser enforcado pelo próprio cinto de segurança. E claro, o motorista também tem que dar uma posição correta para dirigir.

Uma medida simples para saber se você está do jeito correto é colocar os punhos sobre o volante sem esticar o braço todo. É importante também segurar o volante corretamente; isso pode ser muito útil numa manobra para evitar um acidente, você tem que ter total controle do carro.

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário