Motor turbo: deixo funcionando um pouco antes de desligar?

Algumas dicas do passado, como as relacionadas aos motores turbinados, acabam voltando e confundindo os proprietários de automóveis

motor 2.0 turbo fca
Por Boris Feldman
Publicado em 03/06/2019 às 06h15
Atualizado em 25/11/2019 às 09h54

Está cada vez maior o número de motores turbinados pela própria fábrica. E, por isso, voltou a circular uma dica estapafúrdia de que você não deve desligar o motor turbinado imediatamente quando para o carro, mas deixá-lo funcionando em marcha lenta de 30 a 60 segundos até desligá-lo.

O problema é que essa dica valia no passado quando oficinas turbinavam os motores aspirados e recomendava-se, então, deixá-lo funcionar em marcha lenta pela deficiência de lubrificação ou refrigeração da turbina.

Mas ela perdeu sentido hoje, porque os motores que recebe a turbina na fábrica são projetados com o sistema específico de refrigeração da turbina, para evitar o superaquecimento e possíveis danos mesmo que se desligue imediatamente o motor turbo.

motor turbo
Mini TwinPower Turbo – Foto Mini | Divulgação
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Nara Delgado 24 de novembro de 2019

Gostaria de saber se o motor turbo dentro da cidade e com trânsito lento se é o ideal ?

Avatar
André 4 de junho de 2019

Se estiver andando em ritmo bem civilizado na ha problema em desligar imediatamente, essa recomendação é quando se para logo apos de andar forçando e em altas rotações.

Avatar
Claudinei 3 de junho de 2019

Engraçado essa informação pois tive várias Hilux com turbina de fabrica e no manual tinha essa recomendação de deixar o carro ligado por 30 segundos em marcha lenta antes de desligar.

Avatar
Masao Hata 3 de junho de 2019

Hoje em dia os veículos turbinados modernos tem auto stop, que desliga e liga varias vezes durante o anda para do transito, tornando sem sentido essa pratica antiga de “deixar um tempo lo motor rodando antes de desligar a ignição”.. Essa recomendação da HiLux não vale mais para os modelos atuais.

Avatar
Giovanni 3 de junho de 2019

Mas isso só ocorre quando o carro já está em marcha lenta, portanto, sem grandes temperaturas na turbina por assim dizer.
Adoto aquela velha máxima, seguro morreu de velho, toda vez depois de um uso mais severo eu deixo na garagem uns 20 a 40 segundos ligado na lenta enquanto fecho vidros, desligo rádio e pego objetos.

Avatar
Max 3 de junho de 2019

Verdade, a sw4 98 tinha esse aviso no quebra sol, inclusive. Dizia para, após um uso severo ou prolongado, esperar um pouco em marcha lenta e então desligar. Considero uma prática saudável até para motores modernos, após um esforço acima da média, esperar o motor esfriar um pouco antes de desligar, visto que as temperaturas sobem acima do normal quando exigido, isso vale para os freios, rodar alguns kms depois de um uso extremo para resfriar mais rápido e evitar danos aos discos, para amantes de track day, é chamado de “cool down lap”, ou, volta de resfriamento.

Avatar
Deixe um comentário