Motores muito rodados devem usar um óleo mais viscoso?

Você pode estar usando o óleo errado no seu carro! Boris explica como escolher o óleo certo para veículos com quilometragem alta

Por Boris Feldman19/11/19 às 15h47

É verdade que quando o motor do carro vai ficando mais velho e com alta quilometragem, já chegando próximo ou até acima dos 100 mil quilômetros, é necessário mudar o óleo para um outro mais viscoso e aumentar também a aditivação deste óleo? Nem sempre. Pode-se manter a mesma viscosidade, por exemplo, 5W30 ou 10W40, não importa a quilometragem desde que não haja um excessivo consumo desse óleo.

Desde que ele não exija que se complete o cárter com freqüência cada vez maior. Neste caso, se o motor começa a queimar muito óleo, vale a pena aumentar a viscosidade pra 20W50 ou 25W60. Entretanto, não há essa recomendação de mudar ou aumentar a aditivação do óleo quando o motor atinge elevada quilometragem. Chega uma hora que só mandando retificar.

Motores muito rodados
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (2 votos, média: 4,00 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Armando 19 de novembro de 2019

    Se houvesse a necessidade da troca de especificação dependendo da kilometragem o mesmo constaria do manual do proprietário, mas desconheço tal recomendação.

Avatar
Deixe um comentário