Motores muito rodados devem usar um óleo mais viscoso?

Você pode estar usando o óleo errado no seu carro! Boris explica como escolher o óleo certo para veículos com quilometragem alta

Por Boris Feldman19/11/19 às 15h47

É verdade que quando o motor do carro vai ficando mais velho e com alta quilometragem, já chegando próximo ou até acima dos 100 mil quilômetros, é necessário mudar o óleo para um outro mais viscoso e aumentar também a aditivação deste óleo? Nem sempre. Pode-se manter a mesma viscosidade, por exemplo, 5W30 ou 10W40, não importa a quilometragem desde que não haja um excessivo consumo desse óleo.

Desde que ele não exija que se complete o cárter com freqüência cada vez maior. Neste caso, se o motor começa a queimar muito óleo, vale a pena aumentar a viscosidade pra 20W50 ou 25W60. Entretanto, não há essa recomendação de mudar ou aumentar a aditivação do óleo quando o motor atinge elevada quilometragem. Chega uma hora que só mandando retificar.

Motores muito rodados
Foto Shutterstock
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Gabriel Francisco Santos Neto 27 de fevereiro de 2020

    Se vc usa um óleo especificado do fabricante desde a revisão .
    Pelo meu conhecimento não é necessário a troca por um outro óleo mais viscoso .
    A manutenção periódica do motor o faz resistente e duradouro isso é revisão no tempo certo e não deixar
    Passar muita kms.

  • Avatar
    Armando 19 de novembro de 2019

    Se houvesse a necessidade da troca de especificação dependendo da kilometragem o mesmo constaria do manual do proprietário, mas desconheço tal recomendação.

    • Avatar
      Fernando 6 de fevereiro de 2020

      Acho que a idéia e que com óleo mais viscoso não vaze tanto óleo pelos retentores das válvula ou anéis dos pistões.
      Acredito que se houver um desgaste muito grande vai consumir óleo do mesmo jeito.

Avatar
Deixe um comentário