O que significa o 200 do Polo? É a nova nomenclatura dos carros

Boris Feldman explica como os nomes dos carros mudaram para acompanhar a tecnologia - e combater um preconceito do consumidor

200 tsi
Por Boris Feldman
Publicado em 12/11/2017 às 16h31
Atualizado em 09/01/2020 às 16h35

Boris explica por que mudou a nomenclatura, como o 200 do Polo. Antes, o consumidor escolhia seu carro muito baseado no tamanho do número gravado na tampa do porta-malas. Quanto maior, mais potente: 1.0, 1.4, 1.6, até os idolatrados 1.8 e 2.0, e daí pra frente.

Mas, hoje, a coisa mudou. A tecnologia avançou e as fabricantes de carro fazem motores com três cilindros, compactos, que aguentam uma enorme pressão e, mesmo com litragens mais baixas, entregam mais potência e torque que os de antigamente.

Contudo, o consumidor ainda não estava acostumado, o que criou a necessidade de se reinventar a nomenclatura dos carros. Se, por um lado, os novos nomes, como o 200 do Polo, resolveu um problema – por outro, criou certa confusão.

Boris Feldman explica o que querem dizer esses novos números, e desmistifica as centenas que começaram a aparecer nas traseiras dos veículos.

200 do Polo foi para combater preconceito

Já se foi a época em que aqueles carros populares, com motor 1.0, ou um litro, andavam se arrastando por aí com potências de 60, 70 cv e olhe lá.

Mas tantas foram as inovações tecnológicas que a cilindrada 1.0 não quer dizer mais nada, pois os novos motores um litro consomem muito menos e têm potências superiores a 100 cv.

O novo Volkswagen Polo, por exemplo, chega a 128 cv. No entanto, se percebeu uma reação do consumidor, se perguntando, “eu vou pagar R$ 60, 70 mil em um carro com um motorzinho um litro?”. Por isso surgiu o 200 do Polo.

200 tsi
O 200 do Polo é referência ao torque máximo

O que fez a Volkswagen? No lançamento do Polo, a fabricante mudou a identificação na tampa traseira. Nada de 1.0, 1.3 ou 1.5. O Polo com o motor 1.0 é identificado como 200 TSI, referente ao bom torque do motor de 200 Nm.

Então, o Polo 1.0 TSI eu não quero, mas 200 TSI, aí sim, vale a pena.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
GM Gerson 24 de setembro de 2019

POLO com logo 200TSI que na verdade são (1000cc) É enganação do consumidor kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Avatar
Deixe um comentário