Motores turbinados pelas fábricas duram mais?

Alguns motoristas fogem dos motores turbinados por acharem que a durabilidade deles é menor. Será que é mesmo?

Por BORIS FELDMAN26/06/18 às 21h30

Hoje em dia ainda têm motoristas correndo de carros com motores turbinados. Mas, os motivos são antigos e não correspondem aos motores atuais.

[TRANSCRIÇÃO]

Cada dia aumenta o volume de automóveis equipados com motores turbinados, pelo fenômeno downsizing: a redução da cilindrada para se obter o melhor desempenho, reduzindo consumo e emissões. Entretanto, muitos motoristas reagem a essa tendência alegando que não quer saber de turbo, pois já cansou de ouvir falar que esses motores têm a durabilidade reduzida.

E, eles têm razão, porque até agora a maioria dos automóveis com turbo no motor era coisa de boy, eram turbinas adaptadas em oficinas para aumentar seu desempenho. Então é claro que sua durabilidade era reduzida. Hoje, o motor turbinado pela fábrica ganhou um novo projeto para resistir ao maior esforço exigido pela turbina, sem comprometer a sua durabilidade.

motores turbinados

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

3 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Sergio Roberto Feliciano 27 de junho de 2018

    Se o turbo é original de fábrica, é lógico que é confiável.

  • Vitor 26 de junho de 2018

    Até parece. Tenho um up tsi e ele tem alguns problemas. Pesquise e comprove os diversos problemas desse carro pelos donos!

    • Nuno 27 de junho de 2018

      No edifício onde eu moro tem 3 Up Tsi (um deles é o meu), e 1 Up! aspirado. Nenhum deles deu qualquer problema, todos os proprietários são apaixonados pelos seus Up! . Acho que o comentário do Vitor é “fake”…

Deixe um comentário