Turbo de fábrica e turbinado na oficina são iguais?

Está cada vez mais comum encontrar carros fabricados com motor turbo, e isso é totalmente diferente de um carro que foi turbinado depois

Por Boris Feldman29/08/18 às 17h00

Em busca de maior desempenho e menor consumo, as fábricas estão oferecendo, cada vez mais, modelos com motor turbo. Então vale a pena pagar por um carro turbinado na oficina para também ter essas vantagens? Não é bem assim! Boris Feldman fala do assunto.

[TRANSCRIÇÃO]

Durante muitos anos, turbina no motor era coisa de carro de corrida, de boy  que envenenava motor. Mas hoje, as fábricas estão mais e mais adotando turbina. Pra que?

É aquele fenômeno do downsizing, de reduzir a cilindrada para manter a eficiência, ter um bom desempenho, sem aumentar o consumo. Pelo contrário, reduzindo o consumo. Para isso, se coloca, também, a turbina no motor, o motor turbinado.

Mas aí, tem muita gente que tem um automóvel que não tem lá esses desempenhos, e sempre pergunta o seguinte: se a fábrica pode turbinar o motor, eu também não posso? O meu mecânico diz que é só levar o carro lá que em alguns dias ele volta com uma turbina e com quase o dobro da potência.

Posso ou não fazer isso? Posso confiar no mecânico? Não.

Porque o motor feito para turbina é completamente diferente. Por dentro, ele tem um outro projeto. Porque se o motor foi feito para desenvolver 100 cavalos, você põe a turbina, ele passa para 150 cv, 170 cv, às vezes até dobra, é lógico que tem que haver um reforço das peças internas do motor.

Não acha que esse motor 1.0 da Volkswagen, que tem no up!, ele é 1.0 e o outro é 1.0 turbo. Por dentro, é outra história, é outro projeto. Cuidado com o carro turbinado na oficina. Se você fizer isso com o seu motor, ele pode andar uma barbaridade durante algum tempo, mas provavelmente, depois de algum tempo, ele vai para o espaço.

As fábricas estão oferecendo, cada vez mais, modelos com motor turbo. Então vale a pena pagar por um carro turbinado na oficina?

SOBRE

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário