Os 7 carros com motor turbo mais baratos do Brasil

Carros turbo são tendência, pois permitem redução de consumo sem prejudicar a performance; selecionamos os 7 modelos turbinados mais baratos do país

Por Fernando Miragaya09/07/18 às 16h10
Especial para o AutoPapo

A busca por eficiência e pelo cumprimento de normas de emissões passa por tecnologias como o turbo. Para o consumidor, além da vantagem de ter modelos mais econômicos, tem-se também carros com retomadas mais seguras, graças ao torque forte em baixos giros e em uma faixa de rotação mais ampla. Pena que as opções de carros turbo acessíveis ainda são poucas.

Selecionamos os sete modelos turbinados mais em conta do país.

7° Volkswagen Virtus Comfortline 200 TSI

VW Virtus tem motor 1.0 turbo
VW Virtus Comfortline

Preço: R$ 74.680

Motor: 1.0 12v de 128 / 115 cv

O sedã compartilha a plataforma MQB com o Polo e também a opção do motor TSI, que atua com a caixa automática de seis marchas. O recém-lançado sedã tem, entre os destaques, o amplo porta-malas com 521 litros de capacidade.

6° Peugeot 308 e 408 Business THP

Foto Peugeot | Divulgação

Preço: R$ 69.990

Motor: 1.6 16v de 173 / 166 cv

O hatch e sedã da marca francesa podem passar despercebidos nas vendas, porém, entregam um dos desempenhos mais bacanas e são os médios turbinados mais baratos do Brasil, com espaço, nível de acabamento superior e bons equipamentos de série. O motor é o consagrado THP. Tem torque de 24,5 kgfm a 1.400 rpm e trabalha com a caixa automática de seis marchas.

5° Ford Fiesta SEL Style Ecoboost AT

Ford Fiesta Ecoboost tem motor 1.0 turbo

Preço: R$ 69.790

Motor: 1.0 12v de 125 cv

O hatch da Ford usa um dos 1.0 mais potentes do mercado. O Ecoboost três cilindros só bebe gasolina, tem injeção direta, variação dos comandos de válvulas na admissão e no escape e gera 125 cv e torque de 17,3 kgfm a 1.400 rpm. Peca por usar o problemático câmbio automatizado de dupla embreagem Powershift, alvo de recall na linha.

4° Volkswagen Polo Comfortline 200 TSI

Preço: R$ 67.990

Motor: 1.0 12v de 128 / 115 cv

O TSi aqui é mais potente e gera 20,4 kgfm de torque máximo a 2.000 rpm. Tem comando duplo de válvulas e variação na admissão e no escape, No caso, é a opção de modelo turbo com câmbio automático (de seis marchas) com menor preço no mercado.

3° Hyundai HB20S Comfort Plus

Preço: R$ 57.590

Motor: 1.0 12v de 105 / 98 cv

A versão três-volumes do compacto da Hyundai segue o preço competitivo e usa o mesmo motor do hatch. Acaba por ser o sedã turbo mais em conta do Brasil.

2° Volkswagen Move Up! TSI

Preço: R$ 55.700

Motor: 1.0 12v de 105 / 101 cv

O tricilíndrico tem a mesma potência do rival da Hyundai com etanol, mas usa injeção direta e é mais esperto com gasolina. A caixa manual de cinco marchas ajuda no conjunto divertido, ágil e eficiente. O torque de 16,8 kgfm aparece em 1.500 rpm e essa versão é uma das mais econômicas do país, com médias de 10,0 e 11,5 km/l com álcool e de 14,3 e 16,3 km/l, com gasolina (nota A no Inmetro).

1° Hyundai HB20 Comfort Plus

Hyundai HB20 é o carro turbo mais barato do Brasil

Preço: R$ 51.790

Motor: 1.0 12v de 105 / 98 cv

O motor Kappa três cilindros tem comando duplo de válvulas, variação na admissão e é o turbo mais barato do mercado. O torque de 15 kgfm com etanol já se apresenta nas 1.500 rpm, o que garante ultrapassagens e subidas em ladeiras com disposição. Trabalha com o câmbio manual de seis marchas e, segundo o Inmetro, faz médias de 8,2 e 10,1 km/l com álcool e de 11,6 e 14,3 km/l, com gasolina – nota A na categoria e B, no geral.

14 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • José Borges 11 de julho de 2018

    O turbo encarece muito a fabricação de um veículo? Na Europa, praticamente todos os novos modelos tem motores turbo-alimentados, então imagino que seja a forma mais barata de conseguir maior eficiência e rendimento nos carros. Por que no Brasil o turbo é tão raro?

  • Henry 10 de julho de 2018

    Cadê a foto do Peugeot?
    Parece ser o melhor de todos, sem dúvida.
    Melhor relação custo benefício e ainda é o mais potente.

    • AutoPapo 10 de julho de 2018

      Pedido atendido, Henry!

      Obrigado!

      • Junior 11 de julho de 2018

        Cadê a foto do golf TSI 1.4 ??? parece ser o melhor de todos aqui nesse comparativo

      • Junior 11 de julho de 2018

        GOLF TSI melhor custo beneficio e realmente mais potente desse comparativo com câmbio DSG não tem para ninguém .

    • Junior 11 de julho de 2018

      Amigo o comparativo em questão é sobre 1.0 tricilíndrico turbinado o peugeot é 1,6 thp fora da realidade dos testes inclusive o preço bem mais caro , se fosse para comparar coloque tb o golf 1.4 que é bem superior ao peugeot e anda bem mais

  • Júnior 10 de julho de 2018

    POLO TSI o melhor é está na frente de todos os outros mencionados neste ranking, com potência em torno de 130 cv e 20,4 kgmf

    • Alexandre 10 de julho de 2018

      Kkkk uma geladeira sobre rodas

      • Júnior 11 de julho de 2018

        Geladeira ?? Vc já andou no novo polo ?? Acredito que não para falar tamanha besteira , com certeza não sabe nem o que é um carro turbo , comece respeitando a opinião alheia.

  • Junior 10 de julho de 2018

    O melhor deles todos sem sombra de duvidas é o POLO TSI na versão HIGHLINE , completo de tudo , é espertíssimo com potência em torno de 130 cvs e 20,4 kgfm de torque anda na frente de todos esses outros, a melhor compra de 2018 , CUSTO x BENEFICIO excelente !!!!

  • Pedro 10 de julho de 2018

    Creio que o melhor seja o Peugeot 173 CV, 24,7 kgf de torque e acabamento superior aos demais carros citados, fora os demais recursos não listados como controle de estabilidade, etc

  • LUIZ FELIPE HAIDER 9 de julho de 2018

    Tenho Cross UP é um carro sensacional (é um foguete e econômico) vem com rack de teto, acabamento de para-choque prateado, sensores de luz e chuva e rodas de liga leve de 15 polegadas. O som é excelente e os bancos vem com revestimento em couro. Recomendo fazer um teste.

    • ralfo bolsonaro bueno penteado 10 de julho de 2018

      Estás ganhando comissão ? Deves vender bem. Parabéns.

      • Bdbdb 10 de julho de 2018

        Isso é fato. A VW apesar de ser um lixo em pós vendas tem bons produtos

Deixe um comentário