Nitrogênio nos pneus: quem fica duro após a calibragem é você
Nitrogênio é indicado para calibrar pneus de carros de competição; em modelos utilizado no dia a dia, só constitui um custo adicional
Nitrogênio é indicado para calibrar pneus de carros de competição; em modelos utilizado no dia a dia, só constitui um custo adicional
Leitor pergunta se vale a pena calibrar os pneus com nitrogênio. Sua dúvida foi ter ouvido que o carro fica mais duro, os pneus fazem o carro pular mais com prejuízo do conforto dos ocupantes.
Vamos por partes: em primeiro lugar, o nitrogênio não faz o carro ficar mais duro, tanto faz calibrar com ele ou com ar normal do posto, se a pressão for de 28 libras, tanto faz se foi usado oxigênio ou nitrogênio. O rodar do carro independente do gás utilizado no pneu, mas da pressão colocada.
VEJA TAMBÉM:
O problema do nitrogênio (já comentei isso aqui) é outro. Ele traz uma série de vantagens, entre elas de não levar umidade para o interior da roda, como o ar que vem dos calibradores normais. Além disso, é muito mais estável e evita variação de pressão quando sobe a temperatura do pneu ao rodar no asfalto.
Ou seja, com o ar comum, quanto mais o pneu se aquece, mais aumenta a pressão. Por isso se recomenda calibrar os pneus quando ainda estão frios, pois aquecidos, a calibragem estará distorcida.
Alguma desvantagem do nitrogênio? Não, exceto seu preço: calibrar com ele tem custo, ao contrário do ar que, geralmente é gratuito nos postos. Ou seja, fosse também grátis, é claro que se deveria calibrar com nitrogênio, que só tem vantagens.
Como tem custo, então só vale a pena calibrar com ele se seu carro for um Fórmula 1 ou outro qualquer de competição. Pois nas pistas é extremamente importante manter uma pressão constante nos pneus para não influenciar seu desgaste e a estabilidade.
No automóvel utilizado no dia a dia, não importa que o aquecimento dos pneus resulte num aumento de duas ou três libras, o que pouco influencia o comportamento do carro e o conforto dos ocupantes.
Resumo da ópera: nitrogênio é indicado para calibrar pneus de carros de competição mas não deixa mais duro o carro utilizado no dia a dia: o problema é deixar (desnecessariamente) mais “duro” o seu dono…
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Acompanho o Boris há décadas, suas orientações me ajudam muito, acompanharei enquanto existir o AutoPapo, mas pela 1a vez discordo do Boris qto ao N2, pq:
1. É muito mais fácil detectar problemas qdo se usa o N2. Como vc pode calibrar 1 x mês, já q não há perdas com a instabilidade da pressão, vc vê cair a calibragem de maneira igual entre os pneus. Qdo cair desigual em algum pneu, vc pode mandar investigar q tem algum problema, válvula ou prego. Isto é o que vejo na prática. Com ar comum, só se o pneu baixar muito é q vc detecta.
2. O pneu dura muito mais, compensa de longe ter q pagar p encher. Os pneus traseiros do meu Clio já têm 80000 km. Claro q agora precisa trocar, mas não estão carecas. Claro tb q faço revisão de suspensão a cada 7000 km.
A única desvantagem q vejo é q são muito poucos lugares q tem o N2, e dependendo de onde vc mora, não ter lugar perto.
Vale sim, calibrar com nitrogênio, a pressão se mantem independente da temoeratura e issi se traduz em menir desgaste di pneu e menor consumo de combustível entre outras vantagens. R$2,00 não vai deixar ninguem mais pobre por calibrar com nitrogenio.
Bom dia. Sou aqui do abc alguém sabe me informar aonde faço a calibragem com nitrogênio
eu sempre calibro com nitrogênio, sinto 2 confortos, o carro fica mais macio e não preciso calibrar toda semana!
se vc está desconfortável é porque não calibra em um lugar de confiança, a oficina que vou cobra apenas a primeira vez, depois, a manutenção é gratuita!
Poderia me passar o nome da Oficina? Estou buscando um de confiança.
O que explica essa “dureza” dos pneus é a malandragem do calibrador em botar 70 litros de gasolina em um tanque para 50 litros, isto é, enfiam mais gás pois quem vai pagar pelo excesso é a vítima e nunca o malandro.
Édison, vou te falar o que aconteceu comigo, acho que ta acontecendo a mesma coisa com vc. Mandei colocar o nitrogênio no meu carro ontem, inclusive antes de fazer o serviço, já tinha visto esta matéria… Então fui na loja (não vou citar o nome…) para executar o serviço, após o término e quando sair da loja, já percebi que o carro ficou mais duro e desconfortável… como o carro é novo e ainda não fiz nenhuma calibragem no posto, então até fiquei pensando que será que o pneu tava com a calibragem baixa… quando cheguei em casa e fiquei com isso na cabeça, teve uma hora comecei a desconfiar a calibragem, então fui até o borracheiro para ver a calibragem, foi um espanto! os 4 pneus tava com pressão super alta! recomendação do fabricante é 33 e meus pneus estavam entre 45 e 47. Que perigo! Na hora do serviço, vi o técnico colocou no 34, pois ele explicou por causa da mangueira… já fiz reclamação junto a loja para saber o motivo do erro… então acho bom vc verificar a pressão novamente! Boa sorte!
Depois descobrir o erro foi o técnico que fez o serviço, em vez de 33 PSI, ele colocou 330 KPA, convertendo 330 KPA para PSI, 330/6,907=47,77 por isso, pressão dos meus pneus estavam entre 47 a 50… ainda bem que descobi no mesmo dia!…
Obs. se cada PSI fosse igual a 10, mesmo que o técnico errando a unidade e aumentou 10 veze o número, não teria problema nenhum, como a conversão é menor que 10, por isso, os pneus ficaram mais duros!
Fica duro sim ! Aliás, fica muito duro !
O pneu dura mais.
O nitrogênio deixa os pneus mais duros, sim! Aliás, muito mais duros!
Édison, não sei de onde você tirou está informação, não faz sentido. Como explicado no texto, o número de libras é que determina se o pneu fica mais duro.
Rapaz, eu uso Nitrogênio nós pneus a três anos. Eles ficam mais macios, mais frios, duram mais, não preciso ficar calibrando direto. É economia de combustível. Pneu duro = excesso de calibragem .
O nitrogênio deixa os pneus mais duros, sim! Aliás, muito mais duros
Aqui em Salvador, pago quatorze Reais para esvaziar e encher os quatro pneus. Depois, pago quatro Reais para a calibragem dos quatro pneus.
Sinceramente, isso não deixa ninguém duro. É dinheiro de duas cervejas, rss.
Olá amigo, tbm sou de Salvador, em qual lugar vc calibra os pneus com nitrogênio?
Veio que o amigo, Edson não gosta de ser contrariado. Rsss.