É verdade que o GNV pode explodir o carro durante o abastecimento?

Internauta viu na TV um carro com GNV explodindo em um posto de combustível. Isso significa que é perigoso instalar esse kit gás no carro?

Por BORIS FELDMAN06/07/18 às 06h30

O GNV chamou a atenção dos motoristas depois da falta de combustível, ocorrida durante a greve dos caminhoneiros. Mas,será que ele pode explodir o carro?

[TRANSCRIÇÃO]

Com essa recente greve dos caminhoneiros, cresceu muito o interesse dos motoristas pelo gás natural veicular. E, eu recebi muitas questões sobre o GNV. Uma delas é se é verdade a possibilidade do GNV explodir o carro? Questionamento enviado por um internauta, que assistiu na televisão um vídeo mostrando um carro sendo abastecido com gás natural que explodiu, destruindo o carro, o posto e tudo em volta.

E a resposta é sim, é possível uma explosão quando o carro está sendo abastecidos com GNV no posto. Mas, só se o motorista resolveu dá uma de espertinho e fez uma gambiarra. Ou seja, ao invés de instalar o cilindro de GNV no seu carro, ele resolveu usar o botijão de gás de cozinha, que resiste a uma pressão de apenas de 13 libras. Sabe qual é a pressão do GNV? 200 libras! É claro que se usar o botijão de cozinha para receber o GNV, vai explodir tudo mesmo.

o GNV

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

2 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Edilson silva 5 de agosto de 2018

    Convém salientar que o veículo a GNV, passa por inspeção rigorosa do Inmetro anual.
    E o cilindro de GNV a cada 5 anos deve passar por uma inspeção geral.
    Se o motorista seguir essas regras, não haverá tanto problema.
    Não estou dizendo que não explode, e sim q existem maneiras de se proteger.

  • você disse errado o cilindro de gnv e de 200 brag e não 200 lbs neste caso 200 lbs dara uma pressão de 13.3 barg 6 de julho de 2018

    esta errado 200 barg nao e 200 lbs 200 lbs e 13.3 barg

Deixe um comentário