Até quanto tempo pode durar uma bateria?

Algumas baterias duram dois, três anos, outras acabam mais rápido. Mas, será que há um prazo de duração mínimo ou máximo?

Por BORIS FELDMAN05/07/18 às 23h30

Existem diversos fatores que influenciam o tempo que uma bateria automotiva pode durar. Algumas vão bem além dos prazos estimados pelas fabricantes.

[TRANSCRIÇÃO]

Tem algumas perguntas complicadas e, uma delas, foi o que fez um nosso ouvinte dizendo que a bateria do carro dele já está lá há quatro anos e se chegou a hora de trocá-la. Isso, porque ele ouviu dizer que o prazo médio de duração da bateria é de dois anos. E, a resposta é negativo. Se ela está funcionando normalmente não há por que substituí-la.

O prazo médio de duração das baterias é da ordem de 2 a 3 anos. Mas, muitas delas atingem os 4, 5 anos sem problemas. Tudo depende dos cuidados que se toma, da quantidade de equipamentos que ela tem que acionar e da sua própria qualidade. Aliás, é por isso que ao se comprar uma nova bateria, você encontra diversas marcas, com preços os mais variados e até o prazo de garantia, que pode variar de um ano a um ano e meio, dois anos… E, é exatamente por aí que se percebe como pode variar a durabilidade de uma bateria.

bateria automotiva

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

8 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Márcio Lemos 12 de dezembro de 2018

    Tenho um GOL G6 2014, veio com uma MOURA e essa durou exatamente 54 meses ou seja 4 anos e meio, vindo a zerar exatamente no dia de hoje. Já tive bateria de várias marcas mas nunca passaram de 02 anos, pretendo continuar apostando na marca e ver se minha sorte continua.

  • Núbia 3 de dezembro de 2018

    tenho um corsa sedam e quando comprei a bateria era moura durou mais de 4 agora estou com uma cargo que não durou nem 2 anos aff acho que bateria é sorte

  • LUCIO REINALDO SANCHES 30 de agosto de 2018

    Claro que uma boa manutenção e uso adequado é muito importante, mas, o que faz uma bateria ser durável são as placas internas que separam os vasos, quanto maior a espessura dessas placas maior a durabilidade, essas placas normalmente são de chumbo e devido o ácido das baterias faz com que essas placas vão se corroendo que acaba furando interligando os polos fazendo que a bateria entra em curto! Ai nada a fazer mais!!!

  • Alex costa 7 de julho de 2018

    Já tive vários carros já comprei várias bateria acho que vai muito do carro não da marca ou valor. Já tive bateria de 350 reais que durou um ano e bateria de 100 reais que durou 3 anos

  • André Cruz 7 de julho de 2018

    Tive uma Moura que durou quatro anos. O carro era modelo básico, mas durou muito.

  • Douglas 6 de julho de 2018

    Mentir é feio!

  • Marco Paulo 6 de julho de 2018

    No meu carro, um Celta 1.4, elas duram em média 6 anos e meio. Eu só troco quando acabam.

    • JORG CERQUEIRA 5 de outubro de 2018

      Tenho um prisma 1.0 , a primeira bateria substitui com 4 anos, apenas por preventiva, a segunda bateria já tem 5 anos em perfeitas condições.

Deixe um comentário